Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Funcionar por objectivos...

Nunca encontrei uma explicação para isto, mas sou uma pessoa que lida melhor com objectivos bem definidos. Sempre lidei com pessoas que tremiam perante a aproximação dos deadlines, eu não. Gostava de ver o tempo a apertar e lido bem com a pressão dos prazos. Era assim na vida estudantil, em que deixava muitas vezes os trabalhos para a última da hora para depois ser mais produtivo em 1 ou 2 dias do que tinha sido em duas semanas ou um mês, e sou-o agora também na minha profissão, em que o "faz para agora!" resulta melhor em mim do que o "vai fazendo que depois logo se vê".
Assim não é de estranhar que também o seja no desporto. Não é por uma questão de competição - já foi, em tempos, mas agora não se trata de ganhar a ninguém que não a mim próprio -, mas por uma questão de motivação. Gosto de ter os objectivos em agenda, saber que estou a preparar-me para algo de acontece no dia X do mês Y.
Não tenho muitos objectivos para os primeiros seis meses de 2013, mas tenho alguns. A meia-maratona é um deles. Já há algum tempo que tinha estabelecendo, na minha cabeça, que o próximo ano seria a altura de experimentar a prova dos 21 kms, mas quis o acaso e o Pedro que esse objectivo fosse cumprido ainda em 2012. Mas agora quero que seja como deve ser, com inscrição, dorsal, t-shirt, etc e tal, tudo certinho. E que esteja a pensar nisso durante algum tempo, que sinta aquela ansiedade do calendário a avançar e ir, aos poucos, estabelecendo os objectivos desportivos a cumprir nessa prova.
O outro grande objectivo para o início de 2013 é a iniciação ao Duatlo, a junção entre a corrida e a bicicleta. Mas preciso de uma data! Já sei qual é o evento - Duatlo do Jamor -, mas preciso de saber o dia exacto para estabelecer o tal prazo. Até que essa data apareça todos os treinos que faça, para essa prova, são uma espécie de "vou fazendo e depois logo se vê."
E isso, comigo, não resulta...

2 comentários:

  1. Como te disse no FB, comigo também é sim. Definir metas e treinar para isso.
    No meu blog criei mesmo uma "checklist" de objetivos que vou atualizando sempre que um deles é atingido.
    Até Maio de 2013 tenho para já 2 grandes objectivos:
    - Fazer a minha 1ª 1/2 Maratona e TEM DE SER na da Ponte 25 de Abril.
    - Participar na corrida do 25 de Abril.
    Depois há mais algumas provas pelo meio mas sem a importância que estas irão ter para mim.

    Abraço e continuação de bons treinos.

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo.
    Estes são os objectivos grandes, aqueles que nos fazem treinar e sofrer.
    Depois é claro que também há outras provas pelo meio, mas que servem mais para treinar e medir o nível de preparação.

    ResponderEliminar