Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Corrida do Atlantico - Record agridoce

A luz solar teimava por rasgar por entre as persianas dos meus olhos, estraçalhando os sonhos que passivamente decorriam no meu interior, como que a dizer para sair para o mundo e torna-los realidade (já é a segunda vez que faço introduções com o acordar).
Mi: Bom dia Zé, são 8:15 da manhã e temos corrida daqui a pouco. Queres levantar esse rabo preguiçoso da cama?
Zé: (bocejo) Bom dia para ti também Mi. (espreguiça) Dormiste bem?
Mi: Dormi pois. Afinal não é todos os dias que se vem passar a noite num hotel na localidade onde se vai efetuar uma prova, para evitar toda aquele stress logístico de acordar cedo, preparar o pequeno almoço e enfrentar para o frio gelado do mundo de calções e tshirt.
Zé: Na mesa do pequeno almoço, vejo 4 variedades de pão, bolos caseiros, croissants, folhados recheados de doce, fiambres de porco e aves, queijos, manteiga, doces, uma variedade de fruta, sumo de maçã, sumo tropical (?), sumo de laranja, leite, chá e café. Esqueci-me de referir alguma coisa? ah bolas de Berlim! :) e o que é que eu vou comer? nham nham... e o que é que eu posso comer? hmmm...
Mi: Isto é um blog de culinária? Vês pessoas com chapéu de chef no cabeçalho da página?
Zé: (Glup) Se calhar fico-me por dois pãezitos com fiambre de aves e um sumo de laranja tenho uma prova a seguir (suspiro)...
Mi: Zé larga essa bola com creme! Volta a pôr no tabuleiro! Isso... Larga! LARGA! Muito bem. Menino bonito.
Zé: Mas apetece-me... Chegado ao largo onde fica o Núcleo Zbordinguista (desculpem não consigo evitar) da Costa da Caparica, onde por acaso encontro o Rodrigo e a Rita dos Surf Runners. Corrida puxa corrida, conversa puxa conversa,  e rapidamente desagua em galhofa. Pouco depois o Fernando Carvalhão com quem tinha combinado fazer a prova.
Depois de aquecer os abdominais a rir, resolvi que era tempo de aquecer as pernas e depois de um curto aquecimento deu-se a partida.
Mi: Muita gente empacotada numa rua muito estreita...
Zé: Sim, no inicio da prova gera-se a confusão, os slaloms iniciais, passo após passo, ruela após ruela consigo fazer o 1º km em 4:57. O objetivo era fazer até ao 9º km abaixo dos 5 min/km e a partir daí logo se via.
Mi: Mas os 2ºs e 3ºs kms foram a 4:49 e 4:48... alguém anda a treinar e a perder peso. Sim senhor.
Zé: o problema foi o 5º km, correr no paredão, a pisar a areia como se fossem cascas de ovos, a lutar contra o vento torna-se um pesadelo...
Mi: Vá lá para de resmungar, até eu já vou à tua frente. Olha ali aquela rapariga à frente com umas calças de licra em padrão tigresa, adoro estas modas. Vamos apanhá-la?
Zé: Está bem, anda lá.
Pouco depois...
Zé: Já a apanhámos. Espera... ela não está a usar roupa interior, ou está? Deve estar, não acredito que... bom.
Mi: Olha, há ali outra à frente. Vamos apanha-la.
Zé: E com isto fiz o km mais difícil em 4:59, abaixo dos 5 mins/kms. Mais um objetivo cumprido. Ganho confiança e vou até ao km 9º sempre abaixo 
dos 5.
Zé: Cheio de confiança de que iria ficar abaixo dos 49 minutos aos 10 kms, quando vejo a  marca do 9º km acelero a passada até aos 4:20 por km.
Mi: e aos 48:21 o teu relógio começa a apitar por todos os lados, a declamar ao mundo que acabaste de bater o record dos 10 kms, qual Fernando Mamede, mas a verdade é que CONTINUAS A CORRER COMO UM LOUCO E NÃO VÊS A META EM LADO NENHUM.
Zé: Desesperado começo a sprintar que para ver se o tempo final ainda é um record, e 250 metros à frente finalmente corto a meta 49:16 segundos depois de ter começado e 10 segundos abaixo do record anterior.
Sabor amargo e doce no final. De qualquer forma, grandes treinos dão nisto: missão cumprida.

2 comentários:

  1. Mi, o que é que tens contra as bolas com creme?
    E. Zé, tens de fazer a prova nas tangentes, para acertares ao km. (Depois também corres o risco de ficar por defeito).
    :)
    Parabéns, Zémi! Andas feito um atleta, grande recuperação. :)

    ResponderEliminar
  2. Mi: Ele depois engorda. Só pode comer metades...
    Zé: Ai Mi tu também... Tenho de fazer das curvas rectas!
    Obrigado... agora é treinar as distancias maiores e rampas ;)

    ResponderEliminar