Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Meia Maratona 2013 - 21 kms e mais qualquer coisa



Depois de alguns desencontros, encontrei-me com o pessoal no tabuleiro da Ponte Vasco da Gama. Do “clube” fui eu, a Sofia e o Zé e fomos acompanhados de mais alguns amigos.

Entretanto alguns ainda tiveram de satisfazer necessidades fisiológicas em plena ponte (acontece a qualquer um) e depois fomos para a partida.

Ainda tínhamos de andar bastante. Passámos os participantes da mini-maratona e logo a seguir deu-se a partida. Um “mar de gente” começa a correr uns metros atrás de nós. Literalmente começámos a correr 1 km antes de chegar à partida da meia-maratona.

A dada altura, por minha opção, para não me cansar demasiado (íamos a subir) fui numa passada mais lenta até ao ponto de partida e fiquei para trás dos colegas. Ou seja, na partida, no km 0 estava "sozinho" e por minha conta. E lá se iniciava a aventura de fazer 21kms "sozinho". Não fiquei a lamentar o facto, primeiro porque foram as circunstâncias que assim o determinaram e depois foi minha opção ir mais devagar até à partida (ou ia sozinho ou desgastava-me e ia acompanhado).

Há uns meses atrás não me imaginava a correr 21 kms sozinho. Ou precisava de me sentir “amparado” por alguém ou precisava de sentir que estava a “amparar” alguém. Mais de 20 kms sozinho era coisa que não me passava pela cabeça fazer. Estava perante um novo desafio J.

Passei o km 0 mais de 5 minutos depois do “tiro de partida” (uns 30 segundos depois da malta) mas o que contava mesmo era o tempo real a partir dali.

Passei o km 2 em menos de 11minutos o que indiciava um início relativamente rápido, o que é normal dado que vamos “uns atrás dos outros” e vai tudo “fresquinho” J. Mantive o ritmo até aos 5kms pois passei com 27m30s. Passou pela minha cabeça que poderia fazer um tempo perto das 2h05m no final.

Os 10kms apareceram depois de 59 minutos e sentia-me relativamente bem. Nesta fase achava que poderia fazer menos de 2h10m.

Mas depois houve uma quebra física que fez com que diminuísse o ritmo e passar a fazer cada km acima dos 6 minutos. Parece-me que o calor também ajudou a que o cansaço aparecesse mais em força. De qualquer modo continuei a correr, mas mais devagar e com a ideia de acelerar mais para o fim da corrida.

Os kms foram passando, em ritmo relativamente estável, mas sempre acima dos 6 minutos por km.



Entretanto os primeiros classificados da maratona passaram (um a um) a grande velocidade. Ainda tentei “apanhar boleia” (talvez durante 2 segundos ou menos) mas não foi possível. Se houvesse radar ali por perto talvez levassem uma multa!

Cheguei à meta com o tempo de 2h12m20s. Tempo que classifico de razoável, face aos poucos treinos realizados. Melhorei o tempo do ano passado em… 9 segundos. Pode ser que para o ano consiga fazer a meia-maratona em menos de 2 horas J. Sem ser uma prioridade, com treinos regulares semanais é possível.



Mas como digo várias vezes, mais importante do que o resultado é aquilo que se retira da experiência. Mais importante do que a meta é o caminho. Gostei do caminho percorrido (não estou a falar da paisagem). Gostei da minha atitude durante os 21kms (em 2horas e tal de prova). Acho que estive bem J

Quanto à organização da prova, parece-me que estiveram bem, bastantes abastecimentos e tudo bem organizado.

Em relação aos colegas da meia, uma palavra de incentivo para o Zé, para utilizar a experiência adquirida nesta prova para fazer melhor e disfrutar mais na próxima meia-maratona e também deixo um incentivo para a Sofia, que fez esta prova quase em ritmo de treino (para ela) e que acredito que no próximo ano vai fazer um grande resultado numa meia-maratona.

Para o Ricardo, para o Rui e para o Pedro: caros amigos, enfrentaram e propuseram-se a uma grande aventura, treinaram e trabalharam muito para conseguir percorrer uma maratona (42kms!!! Só de pensar nisso fico cansado) e disfrutar do momento. Prova superada! Os meus parabéns!!!

9 comentários:

  1. Parabéns Joel! Quem faz 2h12 faz menos de 2h, basta treinar! :)
    Boas corridas

    ResponderEliminar
  2. Olá Joel! Para o próximo ano, espero que estejamos lá todos novamente! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o ano conto voltar a correr a meia-maratona, e em menos de 2 horas :)

      Eliminar
  3. Olá Joel! Para o próximo ano, espero que estejamos lá todos novamente! ;)

    ResponderEliminar
  4. 2015 está já aí para os 42!!! Olha que eu cobro-te a promessa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 2015 estamos lá para a Maratona de Lisboa :) Já comecei a treinar hoje :)

      Eliminar