Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Uma aventura em Sesimbra! Trail de Sesimbra 2013!


7 da matina e estava a sair de casa para me encontrar com o pessoal do Team e irmos para o Trail de Sesimbra, para participar na prova de 20 kms. Eu, o Ricardo e o Pedro alinhámos neste desafio. Desta vez o Rui resolveu não participar e aproveitou para ir pedalar por outros caminhos.
Havia muita curiosidade para esta prova. Era o nosso primeiro Trail e pouco sabíamos do que íamos encontrar e sobretudo pouco sabíamos acerca das reais dificuldades. Vi um vídeo da prova do ano anterior que dava para ter uma ideia das dificuldades mas que também reforçou a curiosidade para a prova.
Mas nada como participar para ter a experiência! E agora digo que só fazendo a prova é que se percebe a dureza da mesma. Mas ao mesmo tempo o cenário tem uma beleza extraordinária!
Chegámos a Sesimbra e à nossa espera estava um tempo espectacular. Ainda se sentia um friozinho matinal mas adivinhava-se um dia de céu limpo e sol a brilhar.

Para esta prova os meus objectivos eram simplesmente passar pela experiência de participar num trail, disfrutar do cenário e ultrapassar as dificuldades do percurso. Não havia um objectivo definido para o tempo, tendo estimado que deveria fazer a prova em mais ou menos 3 horas.
Na partida o ambiente era bem agradável, descontraído, a música estava presente e havia por lá um instrutor de fitness a orientar um aquecimento e a saltar “feito maluco”!
Às 9h lá partimos nós para a grande aventura! A partida realizou-se junto à praia da califórnia (num dos extremos da vila de Sesimbra). Desta vez não havia “maranhal” de gente, embora ainda houvesse muitos aventureiros dispostos a percorrerem os trilhos, vales e montes que iriam aparecer! É de recordar que duas horas antes tinham partido aqueles que se atreveram a percorrer 50 kms de Trail.
Depois de aproximadamente 2 kms a correr na estrada marginal em plena vila, a seguir ao porto de abrigo, entrámos em piso de terra batida e a acompanhar uma subida para “aquecer os motores”. Foi 1 km a correr com alguma caminhada pelo meio. Nesta fase o Pedro apressou-se, imprimiu outra velocidade e ganhou alguma distância.
Pouco depois chegou o primeiro abastecimento. Um golito de água e seguimos viagem.
A seguir entrámos nos trilhos, quer dizer entrámos literalmente no mato, com arbustos de um lado e outro. Andámos em terreno mais ou mais plano uns metros mas depois é que a coisa se complicou. Além de andarmos em trilhos estreitos o terreno era a descer e com bastantes pedras. Coisa para se fazer devagarinho. Avistámos uma bela praia no vale(até deu vontade de ir até lá e dar um mergulho no mar) e em frente avistámos o que se iria seguir, uma subida do mais ingreme que se possa imaginar, uma autêntica parede e com muitos metros. No final da descida encontrámos um bonito riacho que ia em direcção à praia (belo local) e dirigirmo-nos para o trilho onde se iniciou a subida.
Subimos, subimos, resvalamos, continuamos a subir…subimos mais um bocado…
Ufa…Quando isto termina?!... Vamos lá, já faltou mais…Um passo de cada vez… Respira fundo… Já sinto a pulsação na cabeça… Só quero chegar lá acima…
Estes foram alguns dos pensamentos e sensações que surgiram durante o mais difícil segmento de prova que alguma vez realizei! Superar este obstáculo foi uma vitória! Além da inclinação ser bastante acentuada, o piso não era “pera doce”! Cheguei bem cansado ao topo do monte! De qualquer modo, senti uma bela sensação ao superar o obstáculo J
Depois de ultrapassada a “montanha “ e de ter recuperado algum folego seguimos caminho. Os quilómetros seguintes foram realizados a correr e a caminhar, pois o terreno era naturalmente irregular, em que era importante estarmos com muita atenção. Pelo meio ingeri umas barritas de cereais, para dar alguma energia extra. Além disso, os colegas do Team arranjaram-um um gel maravilha que ingeri por volta do 8ºkm.
Nesta fase queria que aparecesse um reabastecimento que nunca mais chegava (já tinha passado muito tempo desde o último reabastecimento)… até que pouco depois do km 9 lá apareceu o toldo, confesso que até corri para lá chegar J. Lá bebi bebida energética, comi uns amendoins e umas passas e tivemos oportunidade de assistir à passagem do 1ºclassificado do trial dos 50kms (o homem já tinha 39 kms nas pernas e aparentava estar bastante fresco! Como era possível?). Enquanto que o homem deve ter demorado 30 segundos no abastecimento, nós ficamos por lá 2 ou 3 minutos a confraternizar. Só lá faltava uns couratos e umas minis!!!
Nesta altura já estávamos em direcção a Sesimbra embora faltasse um pouco mais de 10 kms, mas havia a sensação que quase metade já estava feito J
Perto do km 12 entrámos numa mega pedreira. A serra naquela parte está toda esventrada, um impacto ambiental brutal!
Passando à frente, depois de sairmos da pedreira chegava outro reabastecimento e mais uns golos de bebida energetica. Estávamos por volta do km 13,5, já não faltava tudo J
Estavamos a caminho do Castelo de Sesimbra. O percurso apresentou-se matreiro pois era irregular e coloquei o pé esquerdo mal em duas ocasiões que me fizeram abrandar um pouco o ritmo e ir mais nas calmas. De qualquer modo, não me magoei e isso foi o mais importante. Pelo meio tivemos o único engano de percurso que foi ligeiro e rapidamente voltámos ao caminho certo.
Depois de uma parte mais a descer tivemos a subida para o castelo. Subida ingreme mas como o piso era em estrada de alcatrão fez-se relativamente bem.
No castelo havia o último reabastecimento e esperava-nos umas belas tostinhas com um doce que era uma maravilha.
Depois foi a descida para Sesimbra, em que era essencial estar com bastante atenção. Percurso em plena mata onde imediatamente antes de chegar à vila passámos por um local estreito em que tivemos de nos agarrar a uma rede de metal para ser mais seguro.
Na minha perspectiva, a atenção é o factor mais importante numa prova de trial.
Chegados à vila de Sesimbra junto ao posto da GNR, faltava aproximadamente 1 km para a meta e tínhamos que percorrer novamente parte da marginal desde o Hotel do Mar até ao ponto de partida junto à praia da Califórnia. Lá seguimos nós, em clima de volta de honra, pela marginal junto ao muro da praia, passando pela fortaleza, com o sentimento de missão cumprida. A meta era já ali e com algumas palavras de incentivo de outros atletas chegámos à meta após 3h10m de prova.
Foi uma grande aventura! Foi bom ter a companhia durante a prova do amigo Ricardo! Foi bom ter participado na prova com o amigo Pedro!
Prova bem organizada, o caminho a seguir estava bem sinalizado (deve ter dado uma grande trabalheira sinalizar o caminho todo com fitas!) e os reabastecimentos estavam bem servidos. A única correcção que faria na logística seria colocar o 2º reabastecimento dos 20 kms um pouco mais cedo (pois demora-se muito tempo a percorrer entre o km3 e o km9). Aproveito para dizer que o pessoal que idealizou a prova são “uns gandas malucos”! O percurso é muito duro! Mas a beleza é extraordinária J
Um dos meus objectivos desportivos para este ano foi alcançado com a participação no Trail.
Fiquei muito satisfeito com a experiência!
Destaque ainda para o facto de a seguir à prova termos realizado um belo convívio familiar entre Amigos. Viva a amizade J!
 

5 comentários:

  1. Belo relato da prova Joel e parabéns pela estreia nos trilhos.
    Abraço e boas corridas.

    ps- Em 2 ou 3 sítios tens escrito "trial" em vez de "trail". ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tiago pela tua visita e comentário no blog
      Aproveito para te agradecer as fotos que enviaste. A 1ºfoto deste post foste tu que a tiraste pouco antes de chegarmos à meta :)
      A história de escrever trial em vez de trail já deu pano para mangas em conversas entre os elementos do Team... LOL... e parece que voltei a escrever... Obrigado pela correcção :)
      Boas corridas!
      Abraço

      Eliminar
    2. TRAIL Joel, T-R-A-I-L!!! A não ser que queiras ir de mota ou de bicicleta... Mas duvido que conseguisses fazer aquela subida! lol

      Eliminar
    3. Em algumas partes uma moto 4 tinha dado jeito. Na subida é que tinha de ser mesmo a pé! LOL
      Só escrevi 2 vezes trial em vez de trail! Bem bom :) LOL

      Eliminar
  2. Gostei muito da descrição. Parabéns aos dois!!! Pela prova que dito assim parece outra coisa.

    ResponderEliminar