Páginas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

2ª Corrida D. Dinis - Tardou, mas aqui vai o post...

Ora bem... Já estive para escrever sobre esta corrida várias vezes, mas nunca se proporcionou. Falta de vontade, falta de tempo, falta de inspiração... tudo serviu. Tive que levar com o Cromo para finalmente escrever a crónica.

Aqui vai:

No quente dia 30 de junho de 2013 a Xistarca decidiu fazer uma corrida de 10 Km, cuja primeira edição tinha sido no último trimestre de 2012 (julgo eu), num dos dias mais quentes do ano, com início às 10h30m. Será que era assim tão imprevisível que o calor pudesse vir a chatear? Será que a PSP estaria a xonar até mais tarde e só podia fazer o policiamento a partir dessa hora? Será que a Sra. Presidenta da Câmara não autorizou que a prova se fizesse mais cedo? Será que o pessoal da Xistarca queimou o piston? Não faço ideia. Tal como não sei o que passou na cabeça daquela gente para fazer o pessoal correr com aquele calor... Adiante.

Às 10h já estava na posse do meu dorsal, e esperava pelo meu cunhado junto da malta dos SSCGD. Quando ele apareceu, tirámos umas fotos com o resto da malta e fomos umas quantas vezes molhar a careca e os chapéus junto de um repuxo que estava por perto. Ás 10:33 soou o "tiro" de partida.

A corrida em si não teve muita história. O percurso era tramado por ser bem acidentado (nunca tinha corrida em Odivelas - em casa - num percurso tão acidentado), mas o problema foi sempre outro: o calor.

Os 2 abastecimentos foram feitos com água... quente... que serviu mais para molhar o pessoal do que propriamente para hidratação. Até ao 8º/9º Km, fiz a corrida juntamente com o meu cunhado, mas quando veio a subida da Abreu Lopes, deparei-me com uma situação que me fez pensar e tomar uma decisão diferente. Apareceu à minha frente um colega dos SSCGD, que eu não conhecia, que começou a andar no início da subida. Como o meu cunhado estava mais fresco que eu, e sobe muito melhor do que eu, decidi deixá-lo seguir e acompanhar o colega que, claramente, estava a atravessar muitas dificuldades. Comecei a andar com ele para saber como estava e ele disse-me que estava de rastos. Para além dos 2 abastecimentos, tinha tido um familiar a dar-lhe mais água, mas nem assim... Foi para ele um daqueles dias em que não dava mais.

Andámos uns 300 metros naquela subida, e quando o terreno começou a ficar mais plano comecei a puxar por ele. Lá recomeçámos a correr, devagar, mas com companhia é mais fácil e lá fomos nós a caminho da meta...

Não sei se foi por orgulho, se foi por ter recuperado com a paragem, ou se foi apenas por ter companhia, mas os últimos metros foram num sprint desenfreado, o que me fez pensar que num dia normal eu não teria hipótese de acompanhar o meu colega... Mas lá acabámos a prova em esforço, e no fim ele agradeceu a companhia.

De facto ter alguém a puxar por nós faz toda a diferença. Mas nesta prova deu para perceber os danos que o sol e o calor podem fazer.

Tendo em conta a irregularidade do clima este ano, até tremo ao pensar que a Maratona em outubro começa às 10h...

2 comentários:

  1. Também nunca percebi estes horários na época do Verão... E é verdade que o calor é mesmo muito desgastante (e água quente não alivia nada nem tira a sede!). Mas está feito, ainda por cima "em casa", parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está feito, mas foi uma experiência reveladora... Fiquei mesmo receoso com os efeitos do calor, se acontecer o mesmo lá para outubro!

      Vai estar bom tempo para correr!
      Vai estar bom tempo para correr!
      Vai estar bom tempo para correr!
      Vai estar bom tempo para correr!
      Vai estar bom tempo para correr!
      Vai estar bom tempo para correr!
      ...

      Eliminar