Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Onde será a seguir? :)

É isso mesmo. Depois de me ter estreado a correr no estrangeiro, mais precisamente em Paris, eis que surgiu na semana passada a oportunidade de repetir a experiência. Onde? Barcelona!

Ambas as viagens foram por motivos profissionais, mas claro está, para onde vou os meus ténis vão também! E se em Paris não tive muito tempo livre, e tive que madrugar para "marcar o ponto", desta vez estava à vontade, já que iria aproveitar para ficar até domingo... No entanto, acabei por apenas fazer um treino ainda durante a semana, e de uma forma inesperada.

Mas a viagem teve também o seu lado menos positivo. Perdi 2 treinos longos que estavam planeados, mas como compreenderão, não é todos os dias que se vai a Barcelona (eu pelo menos...), e como tal aproveitei ao máximo o tempo disponível para conhecer a cidade. Fue muy bueno!

Tinha planeados 21 Km na 4ª feira e 34 Km no Domingo. Corri 10 Km na 4ª feira e fiquei-me por ali.

Resumindo:

3ª: Viagem de ida e 1º reconhecimento do terreno :)
4ª: Trabalho e treino noturno
5ª: Trabalho
6ª: Laurear a pevide
Sáb: Vadiagem
Dom: Últimos cartuchos e viagem de regresso

Quanto à parte do trabalho, acho que ninguém estará interessado em ler nada...
Quanto à parte do turismo, passo à frente para não causar inveja a ninguém! Mas... fue muy bueno!
Quanto ao treino, digo que foi inesperado não tanto pela companhia, mas pelo resultado. Fui correr com o chefe. O chefe tem 55 anos. Apesar do chefe ir ao ginásio 2 a 3 vezes por semana, não esperava que o chefe fizesse 10 Km. Nem 5. Nem 3.

Ainda em Lisboa, desafiei-o a levar os ténis para aqui o "padrinho" (alcunha que me foi dada pelo Zémi.... história para outro dia) desencaminhar mais um para o mau, péssimo, vício da corrida... E não é que levou? E não é que ele é que disse depois de um dia de trabalho: "vamos correr?" Obviamente que a minha resposta foi positiva! Nem vale a pena falar de ritmos nem de tempos. Foi apenas um treino em que alguém começou a correr na rua, que por acaso era em Barcelona. Mas várias coisas foram fixes nesta corrida:
- Ver alguém a começar a correr;
- Ver alguém a superar-se a si próprio e ficar com aquele brilho nos olhos com que todos ficamos depois de um treino assim;
- Correr em Barcelona!
- Correr à noite em Barcelona!
- Ver que, literalmente, dezenas de pessoas estavam a correr às 11h da noite em vários pontos da cidade;

Eis o percurso:


Durante a corrida fui estabelecendo objetivos, "cenouras", e incentivando o chefe. Esperava correr 15 mins., mas depois do Km 3, vi que chegaríamos ao Km 5. Aí, ainda disse: "olhe que ainda temos que voltar para trás...". Resposta: "Vamos subir a Rambla!".

Foi +/- 1,5 Km de subida ininterrupta que curiosamente foram o segmento mais rápido da corrida. A volta, a descer, serviu para perceber que a vontade dele em continuar era forte, pelo que continuei a controlar o ritmo com o meu Polar e com o Endomondo a perguntar-me até onde ele iria aguentar. Devo dizer que o espírito de sacrifício era obviamente o de um corredor... Nunca lhe disse nem o tempo, nem o ritmo, nem a distância que íamos fazendo... Nem ele queria ouvir. Só disse: "Diga-me só quando chegarmos ao objetivo". Objetivo que eu ia traçando: 3 Km, 30 mins, 5 Kms, 7,5 Kms, 8 Kms... depois pensei "quem faz 8 faz 10!!" e então disse-lhe: "Só faltam uns 10 mins! Não vamos parar agora, não é?".

Passado 5 mins, disse "Só faltam 8 mins de corrida! Bora lá!" eheheh

Mais 5 mins, e disse "Faltam uns 500 metros! Já falta pouco!" Faltava 1 Km!

6 mins e meio depois disse-lhe: "Quer ouvir o que o GPS diz?"...

Passados 30 segs "Ten Kilometers in 1 hour 10 minutes and..." e parei de correr. O chefe só ouviu o tempo, e não percebeu a distância e depois de parar perguntou quanto tinha sido. Eu levantei as 2 mãos e estiquei os dedos: 10!
A reação dele é o que de facto a corrida tem de mais espetacular! Ficou espantado e muito contente com o treino. Fez questão de me acompanhar no meu treino e resistiu 1h:10m. E ele esperava correr uns 15 mins...

Obviamente que foi a um ritmo lento de 7 mins/Km, mas foi muito fixe.

Quanto ao resto da viagem.... Fue muy bueno! :) Só fiquei com um pequeno amargo de boca. Não é que perdi isto:

"35A CURSA SOLIDÀRIA DE LA MERCÈ

La cursa està oberta a tots els ciutadans i ciutadanes majors de 14 anys. Els menors de 16 anys d'edat hauran d'anar acompanyats d'un adult. 

Recorregut (10 Km): Sortida: av. de la Reina Maria Cristina, pl. d'Espanya, av. del Paral·lel, c. Calabria, Gran Via de les Corts Catalanes, pg. de Sant Joan, pg. de Lluís Companys, c. Buenaventura Muñoz, c. Roger de Flor, pg. de Pujades, pg. de Lluís Companys calçada central (Arc de Triomf), rda. de Sant Pere, rda. Universitat, pl. de la Universitat, rda. de Sant Antoni, c. de Sepúlveda, c. de Viladomat, av. del Paral·lel. pl. d'Espanya, av. de la Reina M. Cristina.

La recollida de dorsal i xip es realitzarà a la Fira d´Atenció al Corredor/a:
Els dies 13 de setembre, d´12 a 21h, i el 14 de setembre, de 9 a 20h, al Pavelló d´Itàlia-Palau Z6 a Montjuïc (pl. de Carles Buïgas)."

Quando estava a sair do hotel, no domingo, dou de caras com este cenário:





15 mil atletas. E eu podia ter sido um deles... tss tss



PS: Isto estava muito bom:


Mas com o que andei/corri por lá, o estrago foi só de 300 gr! Nada mau...

7 comentários:

  1. visca visca Catalunya!

    Então? Graxinha ao chefe? olha que ele é seguidor do blog... brincadeirinha.

    Grande treino

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Richard, já percebi que já deste a volta a mais um corredor promissor! Quanto não vale ter um "padrinho"! E dizias tu que "no te fuiste de passeo", pois, pois ... :)
    A corrida em Barcelona fica para outra vez. Pode ser que um dia consigamos combinar e vamos todos fazer uma prova lá!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Estou com inbeja! (da paella não, que não gosto) :P Adoro Barcelona. Quando lá estive ainda não corria, e já pensei muitas vezes como seria agradável correr por Barceloneta e depois ir por aí acima e seguir o roteiro de Gaudí.
    Isso é que é determinação, incentivar um chefe a correr! :)
    Boas internacionalizações! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchas Gracias! :)

      Não corri na Barceloneta (o que seria de facto muito bom), mas olha que subir a Rambla também tem o que se lhe diga... Não tanto pela dificuldade da subida, mas sim pela gincana de avecs, bifes, tugas e afins!

      Eliminar