Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

Agora sou padrinho....

Depois de muita conversa, e como sei que o Cromo deste grupo não resiste a novos desafios (lol), lá convenci o Rui a participar na minha 3ª prova de atletismo - GP do Olival de Basto.
Esta prova era de uma distância bem mais simpática do que as minhas duas primeiras provas: 5 Km. Como se tratou de introduzir o Rui ao mundo do atletismo, considerei esta uma excepção ao que escrevi no meu último post: combinei acompanhar alguém do príncipio ao fim da corrida.
Chegámos +/- cedo ao local da corrida e lá fomos nós levantar os dorsais junto do local de partida. Achei curioso o facto de haver muito poucos atletas individuais, estando inscritos um número superior de atletas pertencentes a clubes/colectividades. Como disse o Rui, desde logo se conseguiu distinguir os "cromos" dos "outsiders", nós incluído. A diferença começa logo na preparação da corrida. Havia pessoal a correr que nem uns doidos para aquecerem, durante largos minutos. Nós limitámo-nos a uns alongamentozitos e de andar um bocado. É o chamado reconhecimento do terreno antes da prova...
Quando se deu a partida, lá arrancámos a grande velocidade. Notava-se o entusiasmo inicial do Rui, pelo que tive que lhe dizer para abrandar para depois não estoirar a meio da prova. Encontrámos o nosso ritmo e lá fomos nós fazer as 2 voltas de 2,5 Kms cada.
No ínicio da primeira volta, vimos 80% dos atletas a desaparecerem rapidamente à nossa frente, ao ponto de no final da volta quando estávamos a cerca de 300 metros da linha de partida ouvimos o speaker a anunciar que já estavam a chegar os primeiros atletas para completar a prova. Olhámos um para o outro e até um velhote se virou para nós e disse "não podemos deixar que nos apanhem...". Hilariante!
Lá conseguimos evitar que nos dessem uma volta de avanço, e conseguimos acabar a prova na mesma volta do vencedor.... por muito pouco.
Na segunda volta, notei que o Rui já estava a acusar algum cansaço, se bem que com ele nunca tenho a certeza se é cansaço ou se é mesmo dele. Pareceu-me que ele ia conseguir atingir o objectivo de correr sem parar e eu comecei a ter um objectivo secundário à medida que a corrida se foi desenrolando: apanhar o velhote que nos desafiou no final da 1ª volta e acabar primeiro que ele. Ainda disse isso ao Rui, mas ele disse que só queria acabar sempre a correr. Foi então que nos metros finais da prova eu disse ao Rui que ia atrás do velhote, e lá fui. Sprintei como nunca o tinha feito, e senti-me muito bem. Objectivo superado!
Lembro-me de, enquanto estava a tirar o chip do sapato, o senhor ficou a olhar para mim com uma expressão um bocado estranha, do género "o que raio foi aquilo? picou-te uma abelha, ou quê???"
Foi para mim um bom treino, uma vez que não tinha traçado nenhum objectivo especial, senão acompanhar o Rui na sua estreia. No entanto, confesso que é angustiante ver na classificação final que TODOS os atletas veteranos > 65 anos (à excepção do velhote que ultrapassei no final) acabaram primeiro que nós... Incluindo uma velhota que parecia possessa durante a corrida! :)
E foi assim que me tornei padrinho...
Saldo positivo.

1 comentário:

  1. Voltas a chamar-me Cromo outra vez e levas com um stick de hóquei na careca!!

    ResponderEliminar