Páginas

domingo, 5 de junho de 2011

Ainda não foi desta...

Quase dois meses depois da minha primeira experiência no atletismo, estava bastante entusiasmado com a perspectiva de participar noutra prova. Hoje participei na Corrida do Oriente, e estava bastante confiante para superar a minha primeira prestação nos 10 Kms. Mais uma vez, combinei com o meu cunhado fazer a prova com ele, do príncipio ao fim.
A prova contava outra vez com um mar de gente a participar, desde velhotes a meninos e meninas. Começou com +/- 10 minutos de atraso, o que tornou desconfortável o ínicio da corrida, dado o calor e o sol forte que sentia na minha careca (apesar do chapéu).
Os meus objectivos eram parecidos com os da primeira corrida:
1º - Acabar a corrida;
2º - Acabar a corrida sem parar;
3º - Acabar em menos de 01:00:00;
Tudo correu muito bem nos primeiros 2 Kms. Bom ritmo, estava confortável e sentia-me muito bem fisicamente. Mas de repente olhei para o lado e notei que o meu parceiro estava já ofegante. Lembro-me de pensar "Atão??? Já?". Mas não disse nada para não o desmotivar.
Ao quilómetro 3, o Paulo perguntou-me "Estás bem?", ao que respondi "Óptimo, e tu?". Ele disse que não estava muito bem e tentou aguentar o mais que pôde.
Ao quilómetro 4 parámos de correr: objectivo n.º 2 falhado...
Foi uma corrida com um percurso pouco acidentado, pelo que eu tinha uma expectativa elevada quanto ao tempo que iria conseguir fazer. No entanto, como tinha combinado fazer a corrida em conjunto com o Paulo, parei quando ele pediu para parar: 4 vezes. Confesso que fiquei muito surpreso com a prestação dele, até porque 1 mês e meio antes ele estava melhor que eu na Corrida do SLB. No final ele disse que tinha ganho 5 Kgs entretanto, e que não tinha treinado para esta prova...
A corrida não teve muita história, tendo em conta que o terreno era regular e sem vento. Resumiu-se ao facto de termos começado bem, termos parado 4 vezes para o Paulo recuperar, termos acabado com o meu pior registo aos 10 Kms (01:09:45) e de eu ter ficado algo frustado com o tempo realizado, por me sentir bem sendo esta a prova ideal para estabelecer o meu recorde pessoal e cumprir todos os objectivos que tinha delineado para mim.
Cheguei ao fim com a convicção de que correria mais 10 Kms...
É muito melhor correr acompanhado, especialmente de alguém que tenha um ritmo ligeiramente superior ao meu, mas nesta corrida aprendi que não vale a pena esperar ou fazer outros esperarem se se perder uma boa oportunidade de ultrapassar os nossos limites. Só excepcionalmente voltarei a acompanhar alguém do príncipio ao fim de uma corrida, quando os ritmos de cada um forem totalmente diferentes.
Houve tempo ainda para um episódio engraçado: quando estávamos a passar em frente do pavilhão atlântico, reparámos num atleta que vinha a correr a alta velocidade (pelos meus padrões) em sentido contrário. Achei aquilo curioso e disse ao Paulo "olha, aquele já acabou e voltou para trás para gozar com a malta". O meu cunhado, em sofrimento, respondeu "C@§£€o!!". :) Mas, não satisfeito, após o quilómetro 9 o artista gozão passou por nós novamente a grande velocidade, desta vez no sentido correcto da corrida. O Paulo, indignado, soltou alto um "olha-me este grandessíssimo c@§£€o!!!"... LOL
Para a próxima há mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário