Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Corrida D.Dinis 10kms - Odivelas (report by Joel)


Nova corrida em Odivelas e o pessoal do clube JRR lá se inscreveu. O Ricardo à última da hora não pôde participar mas lá fui e o Rui correr a prova de 10 kms. O Rui ia se estrear nas provas de 10 kms e eu ia fazer a minha segunda prova nesta distância. Somos uns “novatos” nestas andanças.
Chegados ao local da prova vimos bastante gente, mais do que na anterior prova de Odivelas (Légua) e lá fomos nós buscar os dorsais e os chips. Depois do equipamento completo lá fomos para o local da partida.
Como tinha visto o trajecto da prova apontei como objectivo inicial os 55 minutos. A prova tinha muitas subidas, pouco terreno plano e isso trazia maior grau de dificuldade. Parte do percurso da prova era na urbanização onde moro e daí saber que havia algumas subidas difíceis para ultrapassar. Além disso todo o percurso não era “pêra doce”.
A corrida iniciou-se com um ritmo inicial elevado, o que é normal pois nesta fase o pessoal estica-se um bocado. Depois o pessoal olha para o relógio e vê que a corrida vai um bocadinho acelerada para quem ainda vai correr mais uns quantos quilómetros. Pelo menos é que aquilo que tenho visto acontecer nas provas em que tenho participado.
Ao 3ºkm ia com um tempo aproximado de 14m o que significava que ia muito depressa face ao objectivo traçado, mas este ritmo inicial fez com que já estivesse um bocado cansado quando faltava ainda 7 kms cheio de subidas e algumas descidas.
Apesar de abrandar um pouco o ritmo passei aos 5 kms com um tempo de 24m51s, o que se traduz no meu recorde pessoal para esta distância. Ao mesmo tempo percebi que teria necessariamente de fazer a 2ªmetade da prova num ritmo mais lento.
Um bocadito de água para hidratar, lá se seguiram mais 2 kms com terreno pouco plano e passei o km 7 com aproximadamente 35m.Na minha primeira prova de 10kms tinha jogado mais à defesa no meio da prova e depois acelerei nos últimos 2 kms. Aqui tinha de ser mais comedido na fase final pois já estava bastante cansado, o que se nota bem na foto que me tiraram perto do km 8. Nesta fase o objectivo era melhorar a marca pessoal e fazer menos de 52m.
Cada prova é uma prova e nesta fiz os últimos 3 kms num ritmo razoável. Dei tudo o que podia dar e cheguei à meta com um tempo de 51m15s, o que era muito bom face às dificuldades do percurso da prova.
Passados uns minutos vi a chegada à meta do Rui e lá fomos nós para casa satisfeitos por ter participado na prova e satisfeitos com os resultados alcançados.
Praticar atletismo e participar nas provas é algo que gosto muito de fazer e na companhia de amigos ainda se torna melhor.

2 comentários:

  1. Qual companhia? Só mesmo o levantamendo dos dorsais... Depois da partida nunca mais te vi!!

    Eheh

    ResponderEliminar
  2. Treinamos juntos e participamos juntos nas provas :)
    E depois ainda há a partilha das histórias da corrida :)
    Team JRR!!!

    ResponderEliminar