Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

Meia-Maratona da Ponte Vasco da Gama


A menos de 48 horas da corrida disseram-me que tinham um dorsal para mim! Não sabia se estavam a brincar ou não, mas a minha resposta foi: se houvesse dorsal para mim ia correr a Meia Maratona. Confirmada a existência de dorsal lá ficou programada a participação dos 3 sócios fundadores do Team JRR-Desporto na Meia-Maratona da Ponte Vasco da Gama! A acompanhar ia também o Pedro (um pró da corrida que vai ser reforço do Team para a próxima grande aventura: a maratona por estafetas) e dois amigos dele.
Sem dúvida que a minha participação na Meia-Maratona seria um misto de aventura e maluquice, pois há mais de um mês que não fazia qualquer treino ou corrida. Além disso os meus treinos costumam ser de aproximadamente 5 kms (“apenas” um bocadinho menos do que 21kms…).
Os objectivos à partida eram simplesmente participar, divertir-me e concluir a prova. Sinceramente o tempo pouco importava, o convívio seria o mais importante! E começou logo perto das 8h da manhã com a saída de Odivelas, passar pela casa dos colegas do Team para os ir buscar e juntos irmos até ao Parque das Nações. O ponto de encontro da malta (com o Pedro e amigos) ficava a quase 2 kms do local onde apanhávamos o autocarro para a ponte, pelo que fizemos logo ali boa parte do aquecimento. O tempo antes da prova foi bem passado, com o pessoal cheio de boa disposição e com muita de vontade de superar os 21 kms e tal da Meia Maratona.
De todas as provas que participei esta foi a que à partida estava mais descontraído e ao mesmo tempo entusiasmado pela primeira vez participar numa meia-maratona e numa prova desta dimensão (20000 atletas).
Chegámos ao local da partida perto da hora em que a corrida se iniciou e lá partimos nós para a aventura.
Apesar de muita gente à partida, como a via era bem larga o início foi tranquilo, em ritmo calmo, com os primeiros 3 kms a serem percorridos em 18 minutos e qualquer coisa. Pouco depois o Rui apressou-se um bocado na companhia de um dos amigos do Pedro. Por volta do km 5 o meu joelho esquerdo começou a queixar-se e foi se queixando até ao fim da prova mas isso não me demoveu de continuar a corrida e concluir a prova.
Passei o km 10 em 1h01m na companhia do Ricardo e do Pedro. Nesta fase sentia-me bem e satisfeito por estar a participar no evento. Pouco depois o Pedro acelerou e lá foi ver se apanhava o Rui.
Depois do km 13 era a vez do tornozelo direito se queixar, já era muito tempo a correr sem parar… (olhei para o relógio e marcava 1h22m) mas segui em frente num ritmo razoável.
Perto do km 15 resolvi começar a andar em vez de correr. Andar durante uns 100 ou 200 metros serviu para suavizar as dores pois o movimento e impacto ao caminhar eram diferentes e com isso senti-me melhor. Entretanto bebi um powerade e passado um bocado resolvi correr e até acelerar e fiz os 2 kms seguintes em bom ritmo, chegando mesmo a ultrapassar o Ricardo.
Estava a ir bem mas perto do km 17 já eram os 2 tornezelos a se queixarem a valer e voltei a sentir necessidade de caminhar mais um bocado. Entretanto o Ricardo apanhou-me e incentivou-me a correr e seguir no ritmo (já faltava pouco…).
Por volta do km 19 abrandei um pouco e andei alguns metros, mas após este momento de recuperação voltei a correr com o incentivo da meta estar “praticamente à vista”. Nos últimos metros voltei a apanhar o Ricardo e concluímos a prova juntos.
Percorri a distância da meia-maratona em 2h12m29s. Bem bom :)
Os meus objectivos foram alcançados e o convívio foi excelente!
O Rui fez uma prova fantástica, com um tempo de pouco mais de 2 horas. Está um verdadeiro atleta!
O Ricardo esteve muitíssimo bem, sobretudo pelo facto de ter dormido poucas horas antes da prova.
O Pedro esteve bem. Com uma primeira metade mais rápida fazia menos de 2 horas.
O meu obrigado aos colegas de aventura, pois possibilitaram a experiência e contribuíram para que esta fosse muito boa!
Correr 21 kms foi duro, mas valeu a pena pelo convívio e pela experiência de superar dificuldades e concluir a prova!

Sem comentários:

Enviar um comentário