Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

Querido diário...

Hoje foi a minha primeira experiência.
Fartei-me de suar e queimei mais calorias do que em qualquer outro exercício físico que tenha feito anteriormente. Demorei 2h:12m:29s a dar-lhe sem parar, e fiquei feliz com a minha prestação... Foi tão intenso que no final até fiquei tonto e tive que repôr rapidamente os nível de açucar no meu organismo. Acho que não desiludi os meus parceiros e devo dizer que eles se portaram muito bem também. Só tenho pena de me ter esquecido do meu gel e dos pensos para pôr nos meus mamilos, mas tenho a agradecer a um deles por se ter lembrado de mim...
Foi uma experiência a repetir, garantidamente.

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Agora que chorei de tanto rir, vamos ao que interessa:

Hoje foi a minha estreia na meia maratona. Como já disse, demorei 2h:12m:29s e atingi todos os objetivos a que me tinha proposto:
- Terminar a prova; CHECK
- Não parar durante os 21,1 Kms; CHECK
- Acabar com um tempo inferior a 2h:15m; CHECK
Isto tudo depois de uma noite muito mal passada, em que tive apenas 3h de sono para descansar antes da prova. Cortesia do meu puto mais novo (ossos do ofício!)...

O dia começou às 8h quando o Joel e o Rui me foram buscar a casa, para estar às 8h:15m no parque das nações. Por ignorância acabámos por combinar com uns amigos um ponto de encontro a 2 Kms do ponto de partida dos autocarros que levavam a malta para a Ponte Vasco da Gama. Foi um bom aquecimento, não foi Rui? :)

Às 10h lá fomos nós no autocarro, que ainda teve que dar a volta em Alcochete, e chegámos mesmo a tempo de ainda fazer uma mijinha num urinol fantástico instalado em plena Ponte Vasco da Gama. Um minuto depois de me ter aliviado, já era tempo de começar a prova!

Os primeiros quilómetros foram de alguma confusão, mas correram bastante bem. Eu, o Joel, o Torrinha e o Eduardo mantivémos o mesmo ritmo, enquanto o Rui e o outro amigo do Torrinha mantiveram-se uns 100 metros à nossa frente. Devo dizer que havia muitos fotografos associados ao evento e eu fiz questão de ser "apanhado" sempre que podia. Até cheguei ao Centro Vasco da Gama a combinar com o Torrinha coreografias a utilizar no paparazzi seguinte. A melhor foi a simulação do festejo do Messi depois de marcar um golo... :)
E a corrida lá continuou, sempre no mesmo ritmo até chegarmos ao 14º Km. Nesta altura já o Eduardo tinha ficado para trás, o Torrinha tinha aumentado bastante o ritmo e foi embora, e o Rui acompanhado do outro parceiro de corrida já estava com um bom avanço. Apenas o Joel manteve o mesmo ritmo que eu. Antes do 15º Km eu sentia-me bastante bem e até disse ao Joel: "vamos apanhá-los?", mas o não ter tido gel, nem banana (e estava a contar com ambos, pois faziam parte da oferta da organização), e a subida na ponte de Xabregas mostraram-me que não iria conseguir melhor do que o ritmo que inicialmente tinha estipulado. No abastecimento seguinte disse ao Joel que ia manter o ritmo e ele tentou seguir sozinho mais rapidamente. Mais ou menos no 18º Km ultrapassei o Joel, que entretanto tinha parado de correr. No entanto, foi nesta altura que surgiram os meus problemas. Pela primeira vez na minha vida senti verdadeiras dificuldades em correr e devo dizer que no final fiquei extremamente feliz com a minha resistência mental ao que passei nos últimos 3 Kms.
A 500 mts do final o Joel apanhou-me e cortámos a meta juntos. Mal passei o pórtico, quase quase que caí para o lado. Senti mesmo muitas dificuldades e muito maus foram os 10 minutos a seguir a ter terminado a prova. Só reposição imediata de líquidos e sólidos, oferta da organização, e as dicas do Joel me permitiram recuperar razoavelmente bem e suportar os 2 Kms de regresso ao carro...

Pontos positivos:
- Cumprimento dos meus objetivos;
- Ambiente e prova excelentes;
- Boa companhia;
- A minha resistência mental às dificuldades que tive;

Ponto negativo:
- A falta do gel e da banana. A organização não podia deixar esgotar algo tão importante...

Nota final para o outro pessoal:
- O Rui esteve muito bem, a demonstrar que está no pleno da sua forma;
- O Joel esteve também muito bem, tendo em conta que não corria há algum tempo e conseguiu fazer uma meia maratona sem qualquer treino prévio;
- O Torrinha esteve no seu nível, e só não fez melhor tempo porque andou a acompanhar o Eduardo e andava para trás e para a frente por causa dele, até que ele ficou definitivamente para trás;
- O Eduardo esteve bem e acabou a sua primeira meia maratona em 2h:15m;

Conclusão: a repetir. Muitas vezes. Sem qualquer dúvida!

Sem comentários:

Enviar um comentário