Páginas

domingo, 14 de outubro de 2012

Corrida do Sporting 2012 - Entre o céu e a desilusão...

Fosse eu um atleta profissional e de alta competição e estaria agora desiludido comigo mesmo, por ter deixado fugir um objectivo por escassos 35 segundos. Mas não é esse o caso. Sou apenas um corredor ocasional pelo que o dia de hoje não pode ser considerado de outra forma que não seja espectacular.
A Corrida do Sporting 2012 estava há muito no calendário. Em 2011, na primeira edição, não conseguia correr ainda 10 quilómetros de uma forma confortável o que, aliado a factores pessoais, fizeram com que não marcasse presença no evento leonino. Desta vez não podia faltar.
A preparação, e os objectivos, foram evoluíndo aos poucos. No início pensava em correr abaixo dos 55 minutos, mas a poucas semanas da prova já colocava a fasquia nos 52 minutos. Faltava definir o objectivo final: baixar dos 50 minutos. Era uma meta ambiciosa, é verdade, mas os treinos andavam a correr-me bem e não me parecia utópico pensar em fazer um tempo na casa dos 49 minutos. Para começar há que falar da organização. Não estive em muitas provas, mas desta só posso dizer maravilhas. Desde o site com toda a informação disponível, até à entrega de dorsais, criação de blocos de partida, divididos por tempos, abastecimentos e distribuição dos brindes no final tudo foi feito de forma impecável. O ex-libris foi, é claro, a meta colocada dentro do Estádio José de Alvalade.
A corrida não começou da melhor forma. Mais de cinco mil pessoas juntos, por muitos blocos de partida criados, dá sempre em grande confusão, pelo que até chegar ao antigo bingo do Sporting foi alco complicado estabelecer um ritmo. Passei o Km1 com 5'40'', demasiado lento para quem tinha de fazer abaixo dos 5min/km, um atraso que seria decisivo para o desfecho abaixo do objectivo.
A partir do antigo bingo as coisas correram melhor. Já sozinho - o Pedro perdi-o logo após a partida e o Joel ficou para trás após o Km1 - encontrei o meu ritmo e fui controlando o tempo de forma a manter-me dentro do objectivo. Ao Km3 o Pedro alcançou-me, trocámos dois dedos de conversa e ele lá foi. E foi mesmo... Ainda o tentei acompanhar, mas em menos de 500 metros perdi-o de vista. Na verdade também não queria forçar muito para não rebentar e consegui passar o Km5 abaixo dos 25 minutos, com uma "janela" de cerca de 30 segundos que teria de gerir até ao final. A chuva, que tinha chegado por volta do Km4, tornava o piso um pouco escorregadio, mas também ajudava a manter o corpo fresco. Felizmente foram apenas alguns chuviscos...
Com o Estádio já à vista tentei aumentar o ritmo, mas não consegui. Percebi que tinha de gerir aquele tempo de folga que trazia. Sabia que ia ser à justa... Já no fosso ouvi o miCoach anunciar que tinha chegado ao Km10, com um tempo de 49m45s, mas ainda faltavam 200 metros!! O tempo final foi de 50m34s, o que deixa uma ligeira sensação de desilusão pois esteve ali tão perto.
Na análise posterior, com ajuda do GPS, concluí que a prova teve mesmo 10,2 kms, pelo que aquele tempo aos 10 kms estava correcto... Mas o que interessa é o que está na classificação, por isso nada há a fazer.Mas foi um grande resultado, claro. Em janeiro, na prova Luzia Dias, no Lumiar, tinha feito 59 minutos e agora quase atingi os 49 minutos. Quase 10 minutos em menos de um ano é uma evolução fantástica e só me dá motivação para continuar a treinar.
 
 

A adrenalina da competição volta daqui por duas semanas, na Serra da Arrábida, em BTT!
 

1 comentário:

  1. Vocês correram no fosso????? Epá... muito mau... looool

    Tirando esse pequeno grande pormenor, foi uma boa prova sim senhor! Parabéns! :)

    ResponderEliminar