Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Finalmente!!!

Hoje foi dia de corrida. Foi o 13º GP do Atlântico organizado pela lagartagem da Costa da Caparica. :) Foram 10 Km para tentar bater o meu recorde pessoal na distância, e ultrapassar a marca psicológica de 1 hora, e à boa maneira do "Juego de la Oca" posso dizer: "Prueba Superada!".
Hoje sem a companhia da Lebre Atómica e do Cromo, lá fui eu... Levantei-me +/- cedo, e comi cereais para dar alguma força para a prova. Não sei se é o correcto ou não, mas senti-me bem durante o percurso. Demorei 20 mins a chegar à Costa da Caparica e logo percebi que ia estar muita gente a correr hoje: Éramos mais de 1400 pessoas, segundo a Xistarca. Levantei o dorsal e coloquei-o, mas desta vez havia uma novidade: o chip era diferente das outras corridas. Era uma tira em plástico que se enfiava nos atacadores dos ténis. Coisa fina à la visconde de alvalade, com certeza... lol
Decidi aquecer durante 0s 15 minutos que faltavam até ao ínicio da prova, o que na minha opinião foi decisivo para o resultado final. Quando faltavam 2 minutos, lá fui eu para a linha de partida, ou melhor, lá fui eu para a cauda do pelotão. Às 10h soou o tiro de partida. Devo ter demorado uns 2 minutos a andar até cruzar a linha de partida, pois éramos muitos metidos numa rua estreita.
Passando à análise da corrida:
Consegui desde o príncipio até ao fim estabelecer o mesmo ritmo, o que foi bastante positivo. Houve reabastecimento após o 5º Km, altura em que experimentei pela primeira vez o gel do "cromos". :) Como não me ajeitei logo com tomar aquilo juntamente com água e correr ao mesmo tempo, tive mesmo de parar. Foi esse o motivo da minha única paragem na corrida, e pelo mau tempo conseguido no 5º Km. Tirando isso, foi uma prova bastante regular, controlada e divertida. Não tinha grandes subidas, mas sim algumas subidas leves e prolongadas, e nem foi um percurso ventoso (o que considero ser dos meus maiores obstáculos). Mas as maiores dificuldades surgiram nos quilómetros junto à praia, e por dois motivos: a humidade, pela proximidade do mar (e que, naturalmente, eu já esperava) e a areia. Confesso que não estava à espera deste último obstáculo que pontualmente foi surgindo e tornando a corrida mais esforçada. Tirando estes dois pontos, e como mostra o gráfico da imagem, foi uma corrida bastante regular, tendo inclusivamente o meu melhor quilómetro surgido perto do final.
Como pontos positivos, destaco o controlo que consegui ter na minha passada, o tempo muito agradável, e claro o cumprimento dos objectivos que tinha traçado para esta corrida!!
Pontos negativos.... não houve!! :)
Quando é a próxima?

PS1: Continuo a ver velhotes a passarem por mim como lebres... lol
PS2: Confesso que não vi grande benefício no gel... A experimentar novamente.

3 comentários:

  1. O gel é energético, serve para dar energia quando não a tens. Ou seja, só o deverás tomar se tiveres cansaço, dores musculares ou batimento cardíaco elevado, tudo sinais de falta de açúcar. Ai sim o gel faz efeito.
    Pelo que percebi a prova correu-te bem e não deves ter tido qualquer destes sintomas, assim é natural que não tenhas "sentido" o efeito do gel.
    O gel não é para ingerir sempre. É só quando é preciso. É por isso que 5 pacotes de gel, para mim, duram o dobro das "saídas".

    ResponderEliminar
  2. É capaz de ter sido isso. Eu tomei o gel aos 5 Km mais por decisão pré-definida do que por necessidade.

    ResponderEliminar
  3. Os cereais devem ter feito efeito :)
    Era só uma questão de timing para fazeres menos de uma hora :). Nos treinos já fazias, logo mais dia menos dia fazias numa prova.
    Falta no post o tempo realizado, mas já fui espreitar no separador dos resultados. Muito bem :)

    ResponderEliminar