Páginas

domingo, 11 de março de 2012

Corrida das Lezírias

Após ter sido lançado o desafio de correr pela primeira vez 15kms lá fui eu até Vila Franca de Xira. Lá encontrei-me com o Ricardo (colega do clube JRR) e com o Pedro (colega de alguns treinos). Um aliciante da corrida era o percurso, em plena lezíria do Tejo e com duas passagens na ponte de Vila Franca.
Sendo a primeira corrida de 15kms tracei como objectivo razoável de tempo fazer menos de 1h30m (média de 6m por km). Depois com o desenrolar da corrida logo se via se dava para fazer melhor e alcançar umamédia de 5m30s por km e aproximar-me de um tempo na ordem de 1h23m.
Neste dia estava uma temperatura quente, bem acima da média para a época do ano e pouco ou nenhum vento. Após o levantamento do dorsal e após alguns alongamentos e um breve aquecimento lá fomos nós para a partida. Havia muita gente mas como a estrada era relativamente larga dava para o pessoal iniciar a sua corrida nas calmas mas à vontade.
O ritmo inicial foi calmo, passámos no centro da cidade e fomos na direcção da ponte. Mantivemo-nos perto uns dos outros até perto dos 3 kms, aí o Ricardo abrandou um pouco e seguiu no seu ritmo. Nesta fase entrámos no caminho das lezírias, na parte do todo-o-terreno que se iria estender até depois dos 12kms. Numa primeira fase o piso era de terra batida (como era muita gente levantava algum pó) mas lá mais para a frente o piso seria mais complicado (mais ou menos a partir dos 8kms).
Entretanto passámos os 5kms com um tempo aproximado de 27m30s, o que era bastante bom, com uma média de 5m30s por km. Entre os 5kms e os 8kms mantivemos um bom ritmo. Por volta dos 8kms entrámos no piso mais complicado e irregular (havia alguma relva) onde parecia que tinha passado um tractor para abrir caminho e desbastar o que havia por lá.
Por volta dos 9,5 kms percebi que era melhor abrandar um pouco e encontrar um novo ritmo para chegar ao fim de forma relativamente confortável. Aí o Pedro lá seguiu e eu fiquei um pouco para trás. Passei os 10kms com 54m30s, ou seja, no segundo segmento de 5kms tinha sido um pouco mais rápido do que no primeiro segmento.
Nesta fase ia um bocado cansado e sabia que teria de gerir o esforço mas ainda pensei que nos últimos 2 ou 3 kms poderia acelerar um bocadinho. Depois de passar os 10 kms efectivamente abrandei o ritmo pois estava cansado e tinha o desafio de fazer ainda mais 5 kms até à meta. Nos kms 11 e 12 fiz aproximadamente 6m por km e depois disso veio a parcela entre o km 12 e km
13 que se revelou muito complicada, onde se finalizava a parte da lezíria, entrava-se na estrada nacional e havia a subida da ponte. Esta subida embora pareça ligeira depois de muitos kms nas pernas parecia que se estava a subir a serra da Estrela mas lá se fez em ritmo muito lento mas sempre a correr. Passada a ponte lá fui de volta a Vila Franca faltando “apenas” 2 kms, estava em
contagem decrescente.
Na cidade estavam alguns populares a incentivar o pessoal e lá cheguei à meta no parque da cidade com o tempo de 1h26m19s. O desafio dos 15 kms foi superado mas os últimos 5kms foram complicados. Foi positiva a experiência e fiquei a perceber que para provas mais longas (15 ou 20 kms) terei de treinar distâncias mais longas. Foi uma bela experiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário