Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

Um ano de evolução em GP Olival Basto 2012

Foi há um ano que fiz a minha primeira prova de atletismo, os 5 kms do GP do Olival de Basto, não muito longe de casa. Por curiosidade antes da edição deste ano vim aqui ao blog para ver o report de 2011 e comprovei o que me lembrava. Que tinha sido uma prova de sofrimento para mim.
Mas um ano passou e fiz muitos quilómetros nestes 363 dias que passaram. Tenho treinado muito a corrida, com especial incidência para os últimos 4/5 meses, em que tenho feito treinos bisemanais a rondar os nove quilómetros. Ainda assim tinha uma expectativa tranquila sobre a prova. Se em 2011 tinha feito 29m39s, para este ano esperava algo entre os 26m30s e os 28m. A minha estimativa estava baseada nos treinos, em que passo os cinco quilómetros algures nesse intervalo. Achei que aspirar a algo a rondar os 25 minutos era sonhar alto até porque nunca, em todos os treinos, consegui correr na casa dos 4min/km. A realidade veio surpreender-me.


Se em 2011 participei com o Ricardo, este ano quem me acompanhou foi o Joel. Era a estreia para ele na prova e, mais uma vez, dizia estar mal preparado por falta de treino. Pois, claro... Combinámos logo que cada um faria a sua prova, pois amigo não empata amigo, e eu calculava que o meu ritmo seria mais lento que o dele. E assim foi. Logo após a partida ele foi ganhando uns metros de avanço e à passagem do 1º km já só o via ao longe. Mas o meu ritmo era bom. Muito bom aliás. 4'50min/km e logo na parte mais difícil, que inclui uma subida. Decidi não embandeirar em arco, pois a pedalada do 1º km é sempre maior que o que vem a seguir. Mas sentia-me bem e consegui manter o ritmo. Passei o 2º km com 4'45min/km e comecei a ficar entusiasmado. Entretanto à passagem dos 2500 metros apanhei o Joel. Perguntei-lhe se ele tinha abrandado, ele confirmou, mas a verdade é que eu também tinha vindo a puxar bastante. Ele depois disse-me que ao ritmo que eu tinha chegado ao pé dele, chegou a pensar que eu o ia ultrapassar e me ia embora. Mas apanhei uma subida e tive de abrandar um pouco no topo para recuperar. Ele voltou a ganhar uns metros e assim se manteve até ao fim. Mas eu sentia-me bem e continuei a puxar. Por incrível que parece os meus tempos foram sempre melhorando. Passei o 3º km com 4'44min/km e o 4º com 4'37min/km. Quase a chegar ao fim o objectivo já era baixar dos 25 minutos e continuei a puxar. Voltei a aproximar-me bastante do Joel com os meus 1000 metros mais rápidos da prova, a 4'35min/km. Não o apanhei, mas fiquei apenas a 4 segundos dele, com 23min35s. Fantástico.

Mais fantástico se torna comparando a prova de 2012 com a de 2011. Tirei mais de 6 minutos ao meu tempo! Passei de rondar os 6 min/km para estar confortável nos 4 min/km. Além disso baixei o BPM médio de 186 para 173, prova que todo o treino está a resultar. A ver como corre em 2013!

Sem comentários:

Enviar um comentário