Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

Quase quase no ponto...

Quem me conhece sabe que gosto sempre de dar o meu máximo. Não entro em competição com os outros, mas comigo a história é outra. Não gosto de fazer as coisas pela metade, não gosto de dar apenas 50 ou 60%. Basicamente, não gosto de estar em baixo de forma.
E é assim que tenho sentido desde há uns largos meses. Tudo começou em maio de 2014, quando completei boa parte dos objectivos desportivos para 2014. Tinha feito um Triatlo Olímpico, isto depois de meses de treinos, contenção alimentar, etc, etc. E depois de atingir essa meta entrei em modo de descontração. Em junho ainda fiz mais um triatlo, em Oeiras, mas por essa altura o nível de treinos já não era o ideal. O corpo estava a pedir descanso e eu dei-lhe. Em julho, mês de férias, pouco ou nada fiz e quando regressei, no final desse mês, estava claramento em baixo de forma. Tinha 2/3 quilos a mais, as pernas não queriam correr e a vontade era pouca. Mas tinha uma Maratona no horizonte e forcei-me a treinar. Durante o mês de Agosto a coisa já estava melhor. Os treinos longos de corrida e o retomar da rotina desportiva estavam quase a colocar-me no ponto, até que no final desse mês apareceu a lesão no joelho que me acompanharia até ao final de 2014. Setembro já foi um mês cauteloso, para não agravar a lesão que "explodiu" a 4 de Outubro, na Maratona de Lisboa. Dois meses de baixa foi a receita para curar a coisa e só em Dezembro voltei à actividade. Claro que estava completamente fora de forma, pelo que o último mês do ano serviu para a recuperar. E quando estava a chegar lá, adoeci. Em Janeiro estive duas semanas - não seguidas - fora de actividade graças a uma gripe - primeiro - e a uma sinusite maxilar - depois. E parecendo que não, mais uma vez a evolução que vinha a fazer foi-se. Mas em Fevereiro a coisa mudou. Não houve percalços e os treinos correram muito bem.
Daí que tenha sorrido no final do treino de ontem quando olhei para o relógio e vi a média de 4:56 min/km, num percurso de 10,7 kms. Não parece - nem é - nada de especial, mas olhando para os registos de treinos e provas, desde maio de 2014 que não corria 10kms abaixo dos 5min/km e, por essa altura, estava num grande pico de forma.


E a coisa melhora quando três dias antes tinha feito isto.

Fazer 81 kms em 4h12m não parece nada de louvar, mas para os meus padrões foi muito bom. Ainda para mais tendo em conta o percurso que fiz, com subidas a chegar aos 20% de inclinação.

Resumindo, ainda não estou no ponto de forma desejado, nem perto disso, mas sinto-me a caminho. E isso já é muito bom


1 comentário: