Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

Corrida da Arvore - Mais um pódio


Estava uma manhã linda... mas o que é uma manhã linda? Para alguém que goste de sol será uma manhã com sol, para quem goste de nevoeiro será uma manhã de nevoeiro.  No meu caso as minhas manhãs preferidas são frescas e com sol. Era manhã e o Sol estacionou em Monsanto  de mão dada com a frescura! Uma alvorada perfeita para uma perfeita corrida.

 Se Grândola e Costa da Caparica foram as anfitriãs que receberam as minhas pseudo-proezas de velocidade, esta semana obrigou-me a fazer um ultra trail de grau 4 para as minhas emoções e para as minhas pernas. Estava preparado para o sobe e desce da corrida da árvore.

Esta corrida faz-me sempre sentir bem, independentemente do resultado final. Estamos em Monsanto, uma floresta mediterrânica construída pelo homem nos anos 40. Poucos dão valor, mas este monumento que hoje parece que ali está desde sempre foi pensado e plantado há relativamente pouco tempo pelo homem, cujas paredes e tectos foram erguidas ao longo do tempo pela natureza.

Cheguei cedo e confiante à zona da organização à procura dos colegas de trabalho e de equipa que habitualmente se encarregam da distribuição dos dorsais. Tão cedo que ainda não estava lá ninguém. Depois de alguma hesitação inicial, enchi o peito de ar, a cabeça de coragem e dirigi-me à tenda e levantei os cerca de 40 dorsais dos inscritos da CGD para esta prova.

Pese embora a falta de coordenação motora inerente à minha personagem, e depois de ter ido apanhar os dorsais ao chão por diversas vezes, devo confessar que até gostei da experiencia. Não que isso deva dar ideias futuras aos seccionistas eleitos que eventualmente possam ler o blog.

Bom, despachado toda este processo administrativo fiz um pequeno aquecimento com uma colega e piquei-a para que esta se posicionasse junto à partida, uma vez que lhe reconhecia as capacidades para obter uma boa classificação, e admiro muito a personalidade dela e desejava que ela tivesse aqui uma grande alegria.

Depois da largada, por entre aquela colunata sinuosa de sobreiros e azinheiras e debaixo daquele tecto de copas largas, seguiu-se alternância entre subidas e descidas, rampas e rampinhas que devido ao entusiasmo inicial levaram a que os primeiros 5 kms fossem feitos em 24:06.

E tal foi a velocidade com que sorvi a primeira parte da corrida que depois do abastecimento começaram as primeiras pontadas de dor de burro. Tive que acalmar a passada para os 5:20 recuperar o fôlego, mesmo sendo ultrapassado por atletas que vinham a fazer esta parte da prova comigo. Até que algures no km 7º vejo o Albano parado na bicicleta a puxar por mim, e por outros colegas.

Foi o impulso que eu precisava para gradualmente apanhar alguns colegas nomeadamente pelo João Cabrita e pela Sílvia, com quem subi a rampa que dava acesso ao 9º km, mais conhecido por "A PAREDE". Trata-se de uma rampa ingreme de quase mil metros de extensão, durante a qual diversos corredores pararam de correr para andar a passo.

PORÉM, graças ao maravilhoso (completamente HORRIVEL) treino de rampas que eu tive  a meio desta semana, consegui não só superar  rampa, mas também, numa atitude quase suicida, acelerar durante o processo. Daí à meta foram os 150 metros que habitualmente as organizações têm acrescido às provas com o único intento de me lixar os tempos finais, senão tinha conseguido ficar abaixo dos 50 mins. Tempo final 50:30.

No final tive uma alegria pelo facto de a colega que piquei na partida ter ficado no 3º lugar das veteranas 1. E pasme-se fui ao pódio receber o 3º prémio de Veteranas (sim veteranAS) 2.

Dizem as más línguas 
.ue, tal como os penetras nos casamentos, também eu fico a assistir às entregas dos prémios para ir ao pódio nas sobras, mas com a minha experiencia e de outros seccionistas (não é André Noronha) começo a pensar que estes pequenos momentos, proporcionados pela vontade de estar lá pelos outros, como sendo prémios de companheirismo.

4 comentários:

  1. Excelente marca para esse percurso!
    Eh eh, no pódio (emprestado mas no pódio!)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João, obrigado. Mas o mais importante é apreciar o percurso.
      P.S. Recomendo a experiência no pódio :)

      Eliminar
  2. Muito bom, Zémi.

    Esse percurso é dificil, pelo menos para bons tempos e estando tu, penso eu de que, ainda em recuperação esse tempo e a maneira como acabaste é de facto muito bom e com excelentes perpectivas de futuro.

    Quiça consegues o ...sei lá, 2º lugar de VeteranAS!

    Abraço

    PS: estou a brincar mas o facto de ficares a receberes os prémios também demonstra companheirismo e fair play

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o meu próximo objectivo é esse. 1o lugar veteranas 1. Com trabalho consigo lá chegar. :):):)

      Para os 10 uns estou bom. Agora vai ser trabalhar na longa distância.

      Obrigado

      Eliminar