Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

S.Silvestre de Lisboa

O ano passado inscrevi-me mas como estava adoentado fiquei em casa. Este ano a corrida São Silvestre de Lisboa não escapou J
O Rui e o Ricardo, já em preparativos para o Réveillon, decidiram não participar na corrida. O Pedro participou mas nem o vi. Falei com ele pelo telefone hora e meia antes da corrida mas não o encontrei por lá. Cheguei em cima da hora ao local da partida, 15 minutos antes. Foi chegar à estação de metro dos restauradores e encaminhar-me logo para a partida dos sub60 minutos.
Prova com lotação esgotada, aproximadamente 7000 inscritos. Estava muita gente à partida mas efectivamente a existência de blocos de partida ajuda muito!
Para esta corrida não ia com grandes expectativas pois não me sentia em grande forma física e a ementa do almoço não tinha incluído massas. Como o povo diz: “Peixinho não puxa carroças”! De qualquer modo 2 pacotinhos de açúcar antes da prova ajudam qualquer coisa para ir abastecido com a gasolina necessária J.
O início, apesar de haver muita gente, foi relativamente tranquilo, estrada larga que permitia ao pessoal que queria apertar logo no começo fazer algumas ultrapassagens.
Comecei a corrida a um bom ritmo e a acelerar para testar o andamento para a prova. Como nos primeiros quilómetros estava ainda muita gente aglomerada nem vi as placas a assinalar as passagens do 1ºkm e do 2ºkm…ou então ia muito depressa JSinceramente acho que foi mesmo pelo facto de haver muita gente J
A placa do 3ºkm já vi, 15m15s depois de ter passado pela linha de partida! O tempo (média de 5m05s por km) veio confirmar a sensação que tinha, que ia em bom ritmo.
Durante o 4ºkm comecei a sentir as “pernas algo pesadas” passando pela placa do 4ºkm em 20m40s. Efectivamente a passada tinha abrandado o que se confirmou ao passar o 5ºkm em 26minutos. Mesmo com a diminuição do ritmo 26 minutos aos 5kms era uma boa marca. Pelo meio deu ainda para apreciar o Terreiro do Paço e as belas esplanadas que lá existem e ainda me cruzei com a jornalista da SIC que ia a correr e a fazer a reportagem que no dia seguinte passou no jornal da noite (passei também pela mota onde ia o cameraman a filmar).
A seguir vieram as maiores dificuldades, com algum cansaço e com as pernas um pouco pesadas havia que subir dos Restauradores até ao Saldanha. Não fazia ideia que a Avenida da Liberdade era tão comprida…parecia que nunca mais chegava ao Marquês de Pombal e o 6ºkm foi mesmo o mais lento (6m20s), passando o 6ºkm em 32m20s. De qualquer modo não me sentia excessivamente cansado, sentia que era um momento menos bom e que poderia mais à frente voltar a correr mais depressa. O km seguinte foi também difícil mas mesmo assim um pouco melhor, subir do Marquês até ao Saldanha também não é fácil. A placa do 7km apareceu um bocado antes do Saldanha e passei por lá com 38m15s de prova. Tinha melhorado face ao km anterior o que era um bom indicador.
Finalmente cheguei ao Saldanha…ufa! Já tinha subido o que havia para subir J, faltava então aproximadamente 2,5kms até ao final da prova e seria a descer. Era altura de relaxar um pouco os músculos e acelerar para ver a resposta que o corpo dava. Devo ter realizado uns 500metros em descompressão mas a correr em bom ritmo.
Em plena Fontes Pereira de Melo foi incrível notar a diferença de ritmo entre subir e descer esta avenida. Sentia que já faltava pouco que agora era só meter a velocidade mais alta.
Passei pelo Marquês de Pombal e depois iniciei a Avenida da Liberdade a acelerar a valer. Pouco depois chegava a placa do 9ºkm (a placa do 8ºkm nem a vi) aos 49 minutos. Aqui sentia-me bem e embalado para fazer o último quilómetro da prova a todo o gás! Foi sempre a abrir e com vontade de fazê-lo em pouco mais de 4 minutos. Sem exageros a velocidade a descer deve ter sido o dobro da velocidade a subir.
A meta chegou com o tempo de 53m25s e o último quilómetro da prova em 4m25s. Fazer um quilómetro em 4m25s depois de ter corrido 9kms antes foi excelente (mesmo que tenha sido a descer).
Fiz os primeiros 3kms muito bons, os kms 4 e 5 razoáveis, os kms 6, 7 e metade do oitavo em dificuldades, metade do oitavo em descompressão, o km 9 muito bom e o km 10 excelente.
Gostei da prova, bom ambiente, belo percurso (mesmo com as subidas).
Feliz 2013 para todos!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário