Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A Corrida do Sporting - Nadar no estádio de Alvalade





 
Crónica que nada tem a ver com o título nem com nada

Naquele domingo acordei cedo, tomei um bom pequeno almoço, equipei-me e meti-me no carro para o Estádio de Alvalade, afinal era o dia da corrida do Sporting e não sabia como conseguiria estacionar.

Chovia como Deus a dava... a água escorria do céus como se tivessem aberto as portas da barragem de Castelo de Bode. Naquele dia, correr ou nadar, nadar ou correr era indiferente, exatamente a mesma coisa. Enfim, percebem a ideia.

Flashback

Por causa da pubalgia que me afligia os abdominais inferiores (púbis, pode-se escrever púbis neste blogue?) e os adutores, andei a fazer hidroterapia durante três meses numa clinica do estádio de Alvalade, três vezes por semana.

Esta experiencia é muito muito dura de suportar para um benfiquista, todavia... porém... contudo... mas... tudo feito em nome da recuperação da lesão e do bom estado físico. Afinal de contas mergulhar numa piscina a 33ºC ao final do dia é no mínimo relaxante.

Pausa para publicidade

E mais do que isso, a hidroterapia é quase como um regresso ao ventre materno. Para além do relaxamento, promove o alivio da dor, a resistência ao movimento incrementa a força muscular, aumenta a capacidade-vascular e respiratória (experimentem correr numa piscina), e melhora a postura.

Momento Zen

Neste período de recuperação, tive que efetuar uma introspeção às razões que levaram à lesão, nomeadamente ao excesso de esforço. No fundo, corria demasiadas vezes por semana, foram muitos kms não compensados pelo reforço muscular do core, nomeadamente dos músculos abdominais.

Desta forma, decidi que nos meus planos de treino semanais para além de introduzir com carácter obrigatório treino de reforço muscular, reduziria a carga de corrida, mas em compensação por uma menor carga de treino cardio, introduziria outro exercício cardio sem impacto nas pernas: a natação.

Consequência

E nesse sentido, foi em Setembro comecei a frequentar as aulas de natação... no Sporting. Isto é de loucos, passei a frequentar o estádio de Alvalade não três mas quatro... quatro vezes por semana! Não andava bom da cabeça. Devia ser da ausência de corrida.
 
(as minhas primeiras braçadas)

Pausa para publicidade nº2

Afinal de contas a natação melhora o sistema respiratório, fortalece os músculos e as articulações e aumenta a autoestima. Quer dizer sobe todas menos a minha, porque a primeira vez que mergulhei na piscina, começou a entrar água pelos óculos, passados 50 metros perdi o controlo da respiração e quando cheguei ao fim, queixei-me ao professor que respondeu: "Ah pois os óculos estão ao contrário" a partir daí a aula correu muito melhor.

Regresso ao presente

De qualquer forma, era domingo 12 de Outubro, eu estava no Estádio de Alvalade, chovia como Deus a dava e nadar ou correr era a mesma coisa... resolvi ir nadar.

(eu em grande estilo)
 
Por alguma razão que eu desconheço, acabo as aulas de natação sempre com uma sensação de leveza, mas com caibras nos gémeos. Espero que, à medida que desenvolva a técnica, estas parem, mas a verdade era que me doiam os musculos. Algo que tenho de corrigir.

No fim da aula, e mesmo com o gémeos presos, entrei no estádio e subi as bancadas para ver a corrida, só que a corrida tinha corrido dali para fora. Cheguei depois da partida. Enfim, mas nem tudo estava perdido, encontrei uma colega com os filhos, que partilhando o mesmo sorriso, tinham ido ver o pai correr.

Chovia até debaixo da cobertura do estádio de Alvalade, quando eu conversava com duas pessoas da minha idade mental (4 e 6 anos), ou melhor eles falavam os dois ao mesmo tempo e eu tentava ouvir os dois, sobre videos onde eu aparecia a dançar salsa no grande auditório da Culturgest (sai uma posta de pescada), quando um deles, aborrecido, diz que quer ir jogar playstation comigo. Bora!

 
(hmmm há qualquer coisa de errado nesta imagem)
 
E lá fomos para a loja verde jogar Sporting versus Sporting durante meia hora. Como grande benfiquista que sou, consegui não marcar nenhum golo pelo rival e no entanto, entre risos e jogadas perdidas... foi o melhor do dia.

P.S. O objectivo desta crónica era dizer que comecei a treinar natação.

8 comentários:

  1. :D :D :D
    Soltei umas boas gargalhadas!!! A parte dos óculos ao contrário é típico Zémi!!!
    Para quem começou a nadar em Setembro, estas TUAS fotos mostram uma técnica perfeita! Deve ser da piscina de ALVALADE!!
    Também espero que HÁ medida que desenvolvas a técnica, as cãibras passem. ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Não percebo porque é que a técnica perfeita não pode ser do próprio e tem de ser da piscina :)

    Também não percebo a dica do "HÁ medida".

    De qualquer forma obrigado :):):)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. LOOOOL

    Espetáculo à moda Zémi!

    Só escusavas de conspurcar o blog com a foto inicial... tss tss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, tens razão. É para chamar mais à atenção dos sportinguistas

      Eliminar
  4. É o MELHOR sítio do mundo para recuperares, não podias ter feito escolha mais perfeita! Ah, pronto, e a natação também faz bem. ;)
    Boas braçadas!
    PS. Não vejo o que há de errado na última foto, são os óculos que estão ao contrário?.... :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :):):)

      Denoto aqui alguma parcialidade?

      Obrigado...

      P.S. Nada de especial. Deu-me para usar bikini :D

      Eliminar
  5. Finalmente algum juizo!
    Continuação de melhoras, e sempre pensei que fato de banho era melhor que bikini para a natação mas...cada um sabe se si!

    Abraço ( podia acabar com saudações sportinguistas...podia...)

    ResponderEliminar