Páginas

domingo, 19 de janeiro de 2014

Estreia abençoada pela chuva

Hoje foi dia de voltar a dar ao pedal e de estrear, finalmente, a bicicleta de estrada. Com uma semana de chuva - em particular no sábado - os prognósticos não eram os melhores, mas já tinha decidido que ia pedalar fosse como fosse. Só um tempestade de granizo me faria ficar em casa.

Ao toque do despertador a primeira coisa que fiz foi olhar pela janela. Chão molhado, sinal de muita chuva durante a noite, mas o céu limpo q.b. Nada de granizo, portanto estavam reunidas as condições mínimas para sair para a estrada. Porém, meia hora mais tarde, já com pequeno-almoço tomado e três camadas de roupa para me proteger do frio e, eventualmente, da chuva, estava pronto. E assim que abri o portão da garagem... voilá: chuva! Ora bolas..."Que se lixe, vou na mesma", pensei. E ainda bem. A chuva abençoou esta estreia, mas passados 10 minutos já tinha parado de chover e depressa me juntei à metralhada em Loures para partirmos em direção à Arruda dos Vinhos. Ainda apanharíamos mais chuva durante a volta, mas foi o vento forte - a espaços - que mais incomodou.

As primeiras sensações da bicicleta nova foram estranhas. A posição do corpo é diferente, os braços e as mãos também, mas são os aspectos técnicos que mais se estranham. O sistema de mudanças no BTT é mais simples que nas bicicletas de estrada e dos travões nem se fala. Como alguém me disse hoje, na bicicleta de BTT trava-se, na de ciclismo abranda-se...

Mas se a rolar já se nota bem a beleza desta bicicleta, é a subir que ela mostra todo o seu esplendor. Fiz hoje subidas como nunca tinha feito, quer em termos de velocidade, quer em termos de esforço. É uma combinação sublime. Já a descer, a adaptação faz-se mais devagar, ainda para mais com chão molhado. Sempre com cuidado, lá fui testando os limites da bicicleta, dos travões, alternando as mãos pelas várias posições no guiador. Estava a desfrutar ao máximo da experiência quando, de repente... um furo! Bolas, logo na estreia! Bem... toca de estrear de imediato a técnica de reparar o pneu em dia de estreia. Desmonta pneu, tira câmara, procura foco do furo, coloca câmara nova, monta pneu e toca de dar à bomba. 10 minutos depois estava de volta à estrada em direcção a casa, onde cheguei com 72 kms nas pernas, sentido de dever cumprido e vontade, muita vontade, de voltar!


3 comentários:

  1. Bom treino!!! Felicidades com a nova bicla :)

    P.S. Já era tempo de alguém tirar o post anterior da abertura do blog.

    ResponderEliminar
  2. Estreia a sério, com chuva, velocidade, esforço e furo!
    Pelo menos já sabes que o kit troca pneus funciona. Havia de ser comigo...

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo treino e pela bicicleta nova.

    Que possam partilhar juntos muitos kms de estrada.

    Abraço.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar