Páginas

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Grande Prémio do Atlântico

(Se tiverem alguma emergência, NÃO chamem o 112)

Eu adoro a Costa da Caparica. Adoro! É um cruzamento entre Portugal e o mar, entre o pinhal, as arribas de argila, praias de areia sem fim e um mar Atlântico que não é domado, nem subserviente, mete respeito mesmo no pico do Verão.

É onde se consegue num só local encontrar varias subculturas, desde pescadores e vendedoras de peixe à antiga portuguesa, emigrantes brasileiros, pimba portugueses, a classe média alta da margem sul (alérgicas a tanta vermelhidão) e a herança africana. Aliás foi na Costa que passei as melhores noitadas Afro-Latinas...

Para esta corrida não tinha grandes objectivos, tenho vindo a recuperar lentamente de uma lesão, ou melhor da lesão já recuperei mas ainda não tenho o andamento que tinha antes da Meia Maratona dos Descobrimentos. Punha-se a dúvida, ritmo de passeio ou tentava puxar pelo  melhor de mim? Ganhou o espírito olímpico.

Com uma alteração do percurso de ultima hora,  afinal a corrida era suposto passar pelo paredão da costa durante vários kms, algo impossível uma vez que o mar andava a fazer incursões violentas, não sabia o que encontrar.

Encontrei-me com o Ricardo, o outro membro do team que participou,  e lá fomos juntos na galhofa até à margem sul.

Resolvi fazer uma corrida calma nos primeiros kms e  ir acelerando aos poucos. Importa aqui fazer um paragrafo sobre a importância das Lebres na motivação das corridas. Pois que eu e o Ricardo, no 1º km fomos atrás uma lebre que demonstrou excelentes qualidades de liderança, vestindo apenas um top. inclusivamente interrompemos inadvertidamente outro colega corredor, que se encontrava a fotografar a referida Lebre por trás.

Bom, e assim foi, até ao km 6º fui a 5:15-5:20, à medida que os cruzamentos iam passando, ia vendo vários GNR's a guardar a prova e lembrei-me de um antigo professor de salsa e kizomba, que agora corre de vez em quando para aquela zona... Abração.

Do km 7º para o 8º passei para os 5:08 - 5:05, tendo barafustado com os masoquistas que metem placas no meio da avenida a dizer "Hoje, Cozido à Portuguesa!". Os últimos kms abaixo dos 5:00 ao km. Resultado final 52:32 (versão Garmin). E parabéns ao Ricardo que bateu o record pessoal dele.


(mais uma tshirt técnica ou mais uma mopa para a swifter)

No final, convívio com o pessoal da CGD, da organização deram-me água (bem bom), uma medalha e uma mopa para a swifter (sim, eu não visto aquilo). Afinal a corrida era organizada pelo Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica... Pese embora sem grande história, gostei muito! Para o ano há mais.

P.S. No final, uma nova sensação. Virilhas assadas... vou ter de estender a aplicação de vaselina a novas zonas corporais :)

9 comentários:

  1. Se escreveste este texto significa que não foste arrastado por nenhuma onda gigante... E isso é bom sinal!!
    Ontem fiquei assustada com as imagens do mar a galgar o paredão de Cascais.
    Ainda bem que gostaste. E o Ricardo, para bater o record, também deve ter gostado de certeza.
    A t-shirt tem aquela cor eléctrica mas é gira!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Levei a tanga para ir à água e afinal não houve natação. Por isso é que fiquei assado

    ResponderEliminar
  3. A minha já foi recambiada para outras paragens. Terá com certeza melhor uso do que eu daria. :)

    ResponderEliminar
  4. Só me apraz dizer que a t-shirt é bem gira!!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Já dada a quem a aprecia, senão dava-te. Aquela cor fere-me a sensibilidade ocular

      Eliminar
  5. Em mês de regresso às corridas não sabes mesmo correr de forma moderada, não é assim pá? LOL
    Boas corridas!

    ResponderEliminar