Páginas

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Corrida 1º de Maio 2015

Escrevo a crónica com algum atraso mas não quis deixar de “postar” o meu relato da prova de corrida do 1ºde Maio.
Nos últimos meses tenho colocado por aqui pouquíssimos “posts”, seja por falta de matéria desportiva com algum interesse, seja por falta de vontade de escrever. De qualquer modo e mais importante, a amizade que une a malta que edita o blog vai-se cultivando e em termos de conteúdos, o blog tem sido bem alimentado pelos caríssimos colegas, com textos interessantes J.
Por opção minha tenho participado menos em provas, sendo que vou fazendo algum exercício físico com regularidade semanal e umas corridas ocasionalmente.
Participei na corrida que percorre anualmente algumas das avenidas mais emblemáticas de Lisboa, neste dia feriado (pelo menos este ainda é feriado), com início e final no estádio também denominado de 1º de Maio. Na minha perspetiva trata-se de um percurso citadino bastante interessante e uma oportunidade para dar uma bela volta pela cidade de Lisboa. O facto de a prova ter 15kms também foi apelativo pois não há muitas provas desta distância. Também outros fatores ajudaram à decisão de participar: prova não muito longe de casa, inicio e final no mesmo local e valor de inscrição mais económico (face à média praticada).
Do pessoal conhecido encontrei o Fernando e no final da prova a Sofia. “Troquei uns bitaites” com o Fernando, falámos dos objetivos para a prova e coloquei a fasquia em baixar da 1h20m. Como melhor marca tinha 1h23m, feita 2 anos antes e parecia-me razoável e realista apontar para 5m por km, com uma margem de mais 5m. Tinha a ideia de que poderia fazer um tempo próximo da 1h15m (5m por km).
Resumindo a prova, corri de forma confortável até aos 9kms, com uma média de tempo por km um pouco abaixo dos 5m. Depois apareceu a subida da Av. Almirante Reis e aí naturalmente diminuí um pouco o ritmo (tendo sido útil a margem de 1m que tinha ganho antes) para chegar aos 12kms com 1 h de prova.
Como me sentia bem resolvi estabelecer como novo objetivo baixar a 1h15m, mas sabia que tinha de acelerar ou pelo menos não abrandar.
Como fiz os 2 últimos kms a aumentar o ritmo cheguei ao estádio com 1h13m e depois de um sprint terminei a prova com 1h13m57s.
Bela experiência!

Sem comentários:

Enviar um comentário