Páginas

terça-feira, 23 de julho de 2013

Carlos Sá: uma pessoal normal que corre muito, mesmo muito!


 
Nascido na Freguesia de Vilar do Monte no concelho de Barcelos, Carlos Sá iniciou a sua prática desportiva aos 12 anos, na modalidade de atletismo. Iniciou-se no Núcleo Desportivo da Silva, clube que chegou a ocupar o pódio dos campeonatos Nacionais de atletismo. Correu como federado da região de Braga e participou em diversos campeonatos de pista e corta-mato.
Começou a trabalhar numa empresa têxtil aos 13 anos. Trabalhava, corria e estudava à noite.
Na juventude, além do trabalho começou a sair com amigos, a “beber copos” e a fumar, a fumar muito. Chegou a fumar dois maços por dia. O desporto, como se percebe facilmente, nessa altura ficou para trás.
Passado algum tempo conheceu a mulher que é a sua esposa, voltou a assentar e voltou a praticar desporto. Nesta altura havia o problema do tabaco, que praticamente não o deixava respirar. Mas esse vício ficou mais tarde arrumado quando começou a ver o filho a imitar os seus gestos de fumador. Aí viu que tinha de acabar com isso. Entretanto, entrou no montanhismo e no alpinismo.
Aos 33 anos (há seis atrás) ficou desempregado e teve de procurar alternativas para a sua vida. Em 6 anos perdeu 30 kgs (chegou a pesar 96 kgs), ganhou novos hábitos e tornou-se ultramaratonista profissional.

Carlos Sá fez a sua primeira ultramaratona em 2008: 45 kms no Ultra Trail da Geira. Nunca mais parou.

Actualmente treina 2 vezes por dia, nos 7 dias da semana. Em média faz 200 kms por semana!
Na semana passada, ganhou a Ultramatona Badwater, nos Estados Unidos, considerada a prova mais dura do mundo. Estamos a falar de uma prova com mais de 200 kms (mais concretamente 217kms), com um desnível superior a cinco mil metros e temperaturas a rondar os 50 graus centígrados. Concluiu a prova com o tempo de 24h38m16s.

Carlos Sá, uma pessoa normal que soube utilizar as dificuldades e obstáculos da vida como trampolim e motivação para alterar os seus hábitos e alcançar novas conquistas, com muito trabalho e dedicação. “Quando trabalhamos com muita paixão as coisas boas acabam sempre por acontecer".

Veja aqui uma reportagem recente da SIC:
http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2013/07/22/sic-acompanha-um-treino-de-carlos-sa-vencedor-da-corrida-badwater

2 comentários: