Páginas

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Estive em Navacerrada e encontrei uma prova de Trail


No final de Junho estive uns dias em Espanha e num Sábado à noite fui jantar à localidade de Navacerrada (fica na zona de montanha perto de Madrid). Quando estávamos a chegar à localidade reparámos que estavam muitos carros estacionados, muita gente, algum evento estava a acontecer na localidade.
Depois de estacionar o carro, fomos até ao centro da localidade. Vi que existia uma meta mas não percebi logo de que prova se tratava. Vi que havia 2 placards electrónicos, sendo que um deles marcava 21 horas e tal e o outro treze horas e tal. Na altura pensei um deles diz as horas no momento (sem me lembrar que ainda eram 8 e tal da noite) e o outro o tempo de prova. Depois aproximei-me da envolvente da meta e após algumas questões percebi que se tratava de uma prova de Trail.
Mais tarde percebi que o placard que dizia 13 horas e qualquer coisa dizia respeito à prova de 60 kms e o tal das 21 horas era relativo à prova de “apenas” 110 kms, ou seja, a partida para esta prova tinha acontecido às 23h do dia anterior! Que loucura!
A prova tratava-se do Grand Trail Peñalara, uma das principais provas do género em Espanha.
 
Jantei na praça principal de Navacerrada com vista para a meta e para os últimos metros da prova. Foi um jantar divertido e ao mesmo tempo foi bonito assistir à chegada de atletas à meta, depois de muitos quilómetros percorridos. Claro que notava-se o cansaço dos atletas mas ao mesmo também havia satisfação pelo objectivo alcançado! A chegada dos atletas era também acompanhada por (alguns) merecidos aplausos, sobretudo quando chegavam grupos de atletas!
Na minha perspectiva, é bonito participar em grupo em provas de trail. É o ultrapassar de dificuldades em conjunto, o dar e receber palavras de incentivo, é o partilhar da experiência J!
Apenas participei em uma prova de trail e gostei da experiência. Passamos por locais que não conhecemos e que habitualmente de outra forma não passamos por lá e normalmente o cenário é bastante bonito.
Por acaso, fui pela 1ªvez a Navacerrada no dia em que havia a prova de Trail.
Fiquei com vontade de, um dia, participar no Trial de Peñalara de 60kms. No trail de 60 kms a partida já acontece de dia e depois serão umas quantas horas a caminhar/correr! E gostava de participar com o pessoal do Team (JRR e amigos)!
Quando será pouco importa, apenas importará estar em plenas condições para percorrer 60 kms em montanha. Acredito que é possível… daqui por alguns anos J

4 comentários:

  1. Olá Joel, é preciso ter muita pedalada para percorrer 60kms com uns ténis calçados... E um bom bocado de loucura também!! :) "Nunca dizer nunca" mas é uma aventura que exige muita preparação!

    ResponderEliminar
  2. Olá Joel, para iniciar este tipo de distâncias aconselho vivamente o Ultra Trail da Geira Romana no Gerês. Lindíssima a zona, percurso corrivel em 90%, ambiente fantástico e em conta. Participei este ano e adorei. Não é fácil, pq afinal são 53km de distância, mas não é de dureza extrema como outras provas que existem por aí (tipo Arga, Freita, etc). Não é por acaso, que muitos dos nossos Ultra atletas regressam todos os anos à Geira para participar.
    Abraço e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Obrigado pela sugestão. Deve ser bonito correr no cenário do Gerês!
      Ainda sou novato nos trails. Apenas participei em um trail e de 20 kms :). Quando estiver mais confortável nas provas de vinte e tal quilometros começo a acrescentar mais uns quantos :)
      Abraço

      Eliminar