Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A Maratona... aí está ela!

Estamos a pouco mais de 24 horas da Maratona e o nervoso miudinho já se começa a instalar. É um misto enorme de sensações. Ansiedade pelo tiro de partida, esperança pelos objectivos a cumprir e a alcançar, medo por tudo o que possa acontecer.
Quando me estreei na Maratona, há um ano, tudo o que incluísse chegar ao fim seria uma vitória. Parar, não parar, fazer um tempo melhor ou pior, eram objectivos secundários. Acabei a prova sem parar em 4h22m25s e fiquei feliz da vida. Mas para esta segunda viagem já penso de forma diferente.
Acabar é, claro, o grande objectivo. Esse é o principal e o único absolutamente indespensável. Mas tenho outros. Fazer toda a prova a correr é o segundo e o terceiro é melhorar o meu tempo. O último é quase uma loucura, ou seja... baixar das 4 horas. Este é praticamente impossível, até porque nos treinos que fiz nunca tive média a esse nível e foram treinos com um máximo de 34 kms.
De resto a experiência vai-nos ensinando alguns truques. A maior parte das coisas que repeti em 2013 vou mantê-las no próximo domingo. Roupa leve, mas de qualidade, corpo bem "besuntado" para evitar assaduras, abastecimentos sólidos vão comigo que nunca se sabe se vai haver falhas na organização, principalmente no último terço da prova, em que nos misturamos com o pessoal da Meia-Maratona. No que vou mudar é no calçado. Em 2013 fui com os Asics Cummulus 14, uns ténis fantásticos, mas que são exactamente o meu número. Ou seja, ao fim de 30 kms, com o calor, suor, inchaço dos pés, já os tinha numa lástima, com bolhas e unhas em sangue. Este ano vou correr com os Adidas Supernova Glide 6, dois números acima do que uso habitualmente e espaço de sobra para os dedos. Nos treinos que tenho feito com eles o resultado tem sido bom, nada de bolhas ou unhas em sangue. Se tudo correr bem está eliminado o meu principal factor de sofrimento em 2013.
Mas há outro. No último treino longo que fiz, no final de Agosto, fiquei com uma dor no joelho que não mais me largou. Não é nada de impeditivo de correr - tenho treinado na mesma, embora com algum cuidado para não piorar a coisa - e a dor lá vai aparecendo de vez em quando. Já me mentalizei que terei de fazer boa parte da Maratona com essa dor presente. Veremos quando aparece e até que ponto me influencia.
De resto só quero voltar a divertir-me como no ano passado. Que tudo corra na perfeição, não só comigo, mas também com o resto da malta, o Pedro T, aqui do Team, e ainda outros amigos destas andanças, Filipe, Fernando e Eduardo, estes dois estreantes nestas andanças. Que todos cheguemos ao fim em perfeitas condições. 

Ao resto da malta que vai correr este domingo, em Cascais ou na Ponte, é também isso que vos desejo. Que corra tudo bem e que se divirtam. E pensem numa coisa. Correr é só por um pé à frente do outro. O resto é treta!



PS: Uma palavra especial para o Ricardo e o Zémi que andam a ver isto tudo do lado de fora já há uns bons meses. Era suposto que pelo menos um deles estivesse em Cascais neste domingo, mas não deu. Para o anos lá vos esperamos, com mais força que nunca. Abraço

2 comentários:

  1. Força para todos vocês. Desejo que tudo corra bem, e conto ver-vos não sei onde.

    ResponderEliminar
  2. Boa maratona e meia maratona para todos!

    ResponderEliminar