Páginas

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Como fazer uma corrida ZEN – Cascais Lisboa Classic 20Km 2015


Sim, é possível juntar o estado ZEN a uma corrida de atletismo. É só querendo, que o corpo se habitua e a vontade conduz.
Mas para isso acontecer são precisos preparos, que não sendo imprescindíveis, são catalisadores de tal cadência.

Bom antes de tudo, é necessário definir um objetivo qualitativo.

Por exemplo: Chegar sem dores, ou melhor ainda, chegar tão descansado à meta, que dá para fazer aquele sorriso “Colgate” (passo a publicidade), para a foto no final da prova.

Agora o ambiente: Escolher um dia de sol, sol calorento mas não abafado. Afinal, não queremos chegar completamente transpirados para a foto!
Uma vista eloquente do tejo, de tão fantástica que é, que juramos ver as ninfas de camões, lá junto ao bugio. Com um verde brilhante, quando o céu espanta as nuvens bisbilhoteiras, e azul profundo quando as mesmas se tornam frequentes.

Escolhemos agora a companhia. Tem que ser daquela malta que compartilha aquilo que de mais importante tiramos da corrida: o convívio, a amizade e um pouco de competição naquelas alturas mais justificadas. Aquela malta, de M grande, que parte contigo, que vai para a frente, ou que fica para trás, mas que chegará sempre ao mesmo destino e lá ficará a espera por quem ainda não chegou! (nem que seja por causa da boleia de volta).

Agora a indumentária: nada de super profissional, para não chamar a atenção e sobretudo confortável e pratico para a jornada que se advinha: Aquelas meias confortáveis, os calções com o bolso para levar as chaves do carro, a t-shirt da equipa para não esquecer a identidade, o boné para esconder a careca e os óculos escuros para dar um ar “Hollywood” na passadeira vermelha da meta!

Nesta clássica Cascais Lisboa, foi tal o profundo estado ZEN, que nem sequer olhei para o relógio e de 5 em 5 Km´s era “acordado” com abastecimentos de água e com os vários corredores prontos para iniciarem a sua fase das estafetas.

Do Estoril a Algés, da Parede a Belém, passando paralelamente pelo passeio marítimo de Oeiras, a passada foi tão fluida e a pressa tão pouca, que até o abastecimento da água foi simples, rápido, sem engasganços e desperdícios de água.

Sem muita confusão no início e uma extensão de estrada que permitia as várias cadências de corrida, esta prova merecia mais promoção, pois em termos de organização tudo estava impecável.

Até a maçã no final estava madura!.........e havia relvado suficiente para todos se sentarem e fazerem uma patuscada!

Tenho que pensar nisso para o ano!

1 comentário:

  1. Muito bom! parece que passaste a corrida noutro mundo. Onde é que estava a tua mente neste treino longo?
    Abç

    ResponderEliminar