Páginas

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Correr os 10 kms em menos de 50 minutos, pela primeira vez


E já está! Uma corrida de 10 kms em menos de 50 minutos! Corri os 10 kms da Corrida do ISCTE em 49m20s J !!!

Como já transmiti antes, para mim os resultados são indicadores, são números que nos dão informação útil, são "targets" que nos ajudam no caminho a percorrer. Mas é sempre bom lembrar que o mais importante é mesmo o caminho, é saber disfrutar de cada momento do caminho, é saber viver a experiência. As corridas ajudaram-me a perceber isso J.

Claro que quando objetivos são alcançados é hora de festejar e estar satisfeitos J. O facto de andar a correr com regularidade (semanalmente) contribuiu e muito para o resultado.

Quero destacar algumas pessoas que têm ajudado à minha prática desportiva. Em primeiro lugar, a minha esposa e o meu filho. É a minha esposa que proporciona condições para as minhas atividades extra-emprego, assegurando a organização da “logística familiar”, e o meu filhote com a sua energia é uma extraordinária inspiração J. Depois, o meu agradecimento aos Amigos/Colegas do Team JRR e Amigos, pelos incentivos e desafios. A amizade existente faz com que estas andanças das corridas ganhem muito mais sentido J.

Também quero transmitir uma palavra de apreço e incentivo a todos aqueles que decidem praticar desporto simplesmente por gostarem de praticar exercício físico. Para aqueles que decidem correr, pedalar, nadar, caminhar em vez de ficarem acomodados, sem fazer nada. O ambiente que se encontra nas provas é muito saudável J!

A prática de desporto ajuda (e muito) as pessoas a se sentirem melhor J. Para quem ainda não o faz, o desafio é simplesmente experimentar J! Não importa que não o tenham feito ontem, importa fazer hoje e amanhã J.
 

Vamos lá à crónica da corrida, propriamente dita.

Inscrevi-me na 1ªCorrida do ISCTE, sobretudo pelo facto de ter sido lá aluno e existirem condições vantajosas na inscrição. Na minha opinião, o ISCTE é um estabelecimento de ensino de qualidade e passei lá alguns bons momentos. Sobretudo conheci lá pessoas extraordinárias que ainda hoje são minhas Amigas.

Um destes Amigos (o Paulo) correu hoje comigo. Ou melhor, estivemos juntos antes e depois da corrida e partimos juntos. Mas depois de uns quantos metros o rapaz “disparou”! O rapaz tem muito andamento J. Percorreu a prova em 42m20s. Muito bem!

Desta vez fiquei com a ideia que a organização podia ter estado um pouco melhor. O local para entrega dos dorsais era estreito e gerou-se um amontoado de pessoas. Os locais da partida e da chegada não me pareceram os ideais. Percebo que quiseram colocá-los o mais possível junto às portas do ISCTE mas parece-me que talvez não fosse necessário levar isso tão à letra.

Depois de estacionar o carro aproveitei o caminho até ao ISCTE para fazer um aquecimento ligeiro. Não me pareceu que estivesse em grande forma e o tempo estava bem fresquinho. O “motor” iria demorar um bocadinho a aquecer. Ainda fiz uns alongamentos. Efetivamente, o tempo antes da corrida foi mais utilizado na conversa com o Paulo. Também fiquei a conhecer os elementos do “Faião Running Team” (equipa do Paulo).

Nesta corrida, dos elementos do Team JRR e Amigos apenas participei eu.

Esta prova partiu junto à entrada do “edifício novo” do ISCTE. Depois de uns primeiros metros com o habitual aglomerado das pessoas, que foi ultrapassado relativamente bem utilizando os passeios, o pessoal passou junto à reitoria na cidade universitária e ia em direção à Av. do Brasil mas virava-se à direita para o Campo Grande. O 1ºkm foi passado em 4m45s e o 2ºkm em 9m30s. Bom ritmo, portanto.

Antes de chegar ao viaduto da Segunda Circular virámos para o sentido contrário, contornando o Jardim do Campo Grande. Fiquei agradado com a “nova cara” do jardim, pareceu-me um espaço mais aberto e agradável do que antes.

Fomos em direção ao Saldanha. O 4ºkm apareceu com 19m30s. Ia com uma média de menos de 5 minutos por km. A placa dos 5 kms apareceu com 24m30s. O desafio seria manter esse ritmo.

Depois dos 5kms foi o momento do abastecimento de água. Neste momento abrandei um pouco. Isto de beber água e correr ao mesmo tempo não é fácil. Passei o km 6 com 30m05s (este foi o km mais lento).

Embora me sentisse um pouco cansado, sabia que tinha possibilidades de fazer uma marca abaixo dos 50m ou pelo menos chegar lá perto. Motivado por isso procurei manter o ritmo e passei os 8kms com 40m15s.

Continuava com hipóteses mas não podia fraquejar. O 9ºkm foi duro, apareceu a subida da alameda da universidade. Entretanto, passou por mim uma “lebre” que ia em ritmo veloz que procurei acompanhar. Faltava pouco para a meta mas não vi a placa dos 9 kms para perceber o reflexo do bom ritmo no tempo.

À entrada do complexo do ISCTE avisto o carro com o relógio do tempo de prova e vejo que ainda marcava 49m e 50 e tal segundos. Foi o tónico extra para fazer um mega-sprint até à meta e chegar quando o cronómetro da prova marcava 50m e poucos segundos.

No meu relógio marcava 49m20s. Record pessoal dos 10kms.
 
 

Boas corridas para todos! Divirtam-se!

8 comentários:

  1. Esses ténis novos ... Cá para mim são motorizados!! :)
    Parabéns pelo tempo! Mas como costumas dizer e bem: o importante é disfrutar da experiência e sentirmo-nos bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      Os ténis "apenas" proporcionaram melhores condições :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Tu que tens uns ténis semelhantes diz lá que não são confortáveis :)

      Eliminar
  3. Os ténis são um acessório. O que interessa são aquelas pernas electricas :) Parabéns

    ResponderEliminar