Páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Uma bela manhã na corrida das castanhas


Por volta das 8:30 estava a sair de casa para ir correr na Corrida das Castanhas. Inscrevi-me nesta prova sobretudo por grande parte do percurso ser em Monsanto, um belo espaço verde e um ótimo espaço para correr.

Combinei encontrar-me com a Sofia junto ao local da chegada que aí ela proporcionava-me boleia até à partida. Obrigado Rodrigo e Sofia pela boleia J. Seria uma grande estafa percorrer aquele caminho a pé (seriam 2 kms sempre a subir).

Junto com o Rodrigo e com a Sofia encontrei um grande grupo de malta porreira. Lá fomos nós para a linha de partida e o pessoal "ultra-rápido" do grupo decidiu ir mesmo para a frente do pelotão (e o resto do pessoal também). Eu acompanhei-os e ali estava literalmente na 5ªfila de um pelotão de aproximadamente 1000 pessoas. Claro que era quase certo que durante os 2 kms seguintes só ia ver pessoas a passar por mim, mas tudo bem. Uma nova experiência!

Depois do início oficial da corrida, em menos de 5 segundos estava a passar pela linha de partida e lá começava esta aventura. Tentei acompanhar a Sofia no início mas depois de 300 metros começou a faltar-me o ar! Senti uma espécie de elástico à volta do peito e tive necessariamente de abrandar. Epá aquilo não era ritmo para mim. O entusiasmo inicial tem destas coisas J!

Depois de “andar a arfar” algum tempo lá me recompus, mas afinal não abrandei em demasia. O 1ºkm foi muito rápido com 4m35s e o 2ºkm também foi rápido, ia com menos de 9m30s na passagem do 2ºkm. Necessariamente teria de abrandar.

Passei o 5ºkm com pouco mais de 26 minutos. O desafio seria fazer uma segunda metade de prova semelhante à primeira metade e fazer menos de 53 minutos no final.

Antes do 8ºkm apareceu a “rampa” que já conhecia da corrida da Árvore, uma subida com um grau de inclinação considerável. Posso dizer que custou um bocado subir aquilo mas até correu bem.

Depois do 8ºkm seria o caminho desde a rotunda junto à partida (Alameda Keil do Amaral) até junto à Igreja da Memória. Depois de alguma descida no km 9, vinha o último km, esse sim com uma descida “louca”. Último km em 4 minutos, foi “sempre a abrir”. Cheguei à meta com 52m32s pelas minhas contas (era isso que marcava o relógio da prova), mas oficiais foram 52m37s. Bom resultado, melhor marca do ano. Correr uma vez por semana está a dar resultado J.


Cheguei junto ao pessoal e pergunto à Sofia qual o tempo dela, ao que me responde: “pelo meu relógio 43m30s”. Muito bem! Grande tempo, grande prova! E no grupo levanta-se a questão de haver meninas que podem ter ganho taças. Pois, além da Sofia, a Paula (que conheci nesse dia) também poderia ter ganho taça.

E assim decidi ficar a aguardar pelos resultados oficiais. Entretanto lá fui buscar as castanhas a que tinha direito para as levar para casa e oferecê-las à minha esposa (grande apreciadora de castanhas).

Demoraram a ser anunciados mas lá disseram os resultados. A Sofia ficou oficialmente em 2º lugar no escalão de seniores femininos. Parabéns à Sofia pelo resultado e sobretudo parabéns por disfrutar tão bem das corridas! Foi a 1ª taça ganha por membros do Team JRR e Amigos desde a sua “fundação” J. Naturalmente, enviei sms aos colegas do Team a contar as novidades J.

Parabéns também à Paula pelo 2ºlugar no escalão de veteranas I.

Pelas fotos existentes da chegada dos atletas, parece-nos que afinal a suposta 1ªclassificada dos seniores femininos não correu. O dorsal e o chip podem ter corrido mas na camisola ou no bolso de outra pessoa (homem). Talvez por isso ninguém apareceu para receber a taça.

De qualquer modo, mais importante do que tudo foi a excelente corrida do pessoal (sobretudo da Sofia) e o convívio. Fiquei muito satisfeito por ter estado presente J.

Uma bela manhã na corrida das castanhas J.

6 comentários:

  1. Melhor marca do ano ... Pudera! Tinhas uma data de talões nossos para levantar as castanhas e a água-pé, deste corda aos pedais para ficar mas é com tudo para ti (ou para levar para casa, vá ...)!! :)
    Um bocado muito bem passado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL
      Que fique registado que os talões foram entregues aos respetivos donos :)

      Eliminar
  2. Ah! E actualizei o post com a foto do grupo. Está espetacular!!! Surf Runners em grande!!

    ResponderEliminar
  3. Cada vez tenho mais inveja de não ter ido a esta corrida... foi só divertimento e comida. Parabéns Joel :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Zé.
      Não participaste nesta corrida, participas em outra. Tranquilo :)

      Eliminar