Páginas

terça-feira, 4 de março de 2014

"20 kms de Cascais", que afinal foram 21 kms


Pois é, afinal a prova que era para ser de 20 kms afinal foi de 21 kms.
A organização não esteve nada bem desta vez.
A quilometragem foi apenas um dos aspetos menos positivos, de qualquer modo classifico este facto apenas de aborrecido, nada mais do que isso. Face ao trajeto da prova parece-me que bastaria terem feito o percurso de carro antes da prova para perceberem que entre as placas do km 15 e do km 16 a distância real era muito mais do 1 km…Percebia-se isso sem se ter GPS.


Na chegada ao local da partida, desagradou-me desde logo a fila imensa para levantar o dorsal. Questionei logo: será que vou ter dorsal às 10h? É verdade que não era cedo e foi decisão minha levantar o dorsal no próprio dia mas também é verdade se não tivesse a oportunidade de levantar o dorsal no próprio dia talvez não me inscrevesse na prova. Estive meia hora para levantar o dorsal sendo que o que valeu é que repentinamente aquilo acelerou.
É verdade que havia hipótese de levantar nos dias anteriores à prova mas era quase certo que mais de 80% dos participantes iriam levantar no próprio dia pelo que a organização poderia ter levado isso em conta. A minha sugestão seria que existissem filas distintas para levantar o dorsal e para levantar o saco das ofertas (camisola e outras coisas). Dessa forma seria muito mais rápido levantar um dorsal.
Agora vamos à maior falha: estar previsto um abastecimento de água aos 10 kms, estarem lá as mesas e não haver água!!! A organização não sabe quantos participantes estão inscritos? Por exemplo se forem 2000 basta terem 2200 garrafas (já com margem) no abastecimento para não faltar água a ninguém. Não pode faltar água!
Podem faltar camisolas, medalhas, sacos de ofertas, maçãs, mas água não pode faltar!!! Depois no final dentro do saco distribuíram 2 garrafas! Agradeço a oferta, mas uma das garrafas tinha dado jeito era ao km 10!!!
Nota negativa para a organização e ficaram explicadas as razões!!! Fica a nota que a organização enviou no próprio dia um email a pedir desculpa e a reconhecer que existiram falhas. Desculpas aceites! Agora esperamos que não falte água nas próximas provas e que a organização esteja bastante melhor.
Vamos à Corrida e aos preparativos propriamente ditos.
Realizei um treino de 18 kms no fim-de-semana antes em Monsanto, que contribuiu bastante para que a Corrida tenha sido relativamente confortável. Os meus agradecimentos ao Pedro por me ter acompanhado nesse treino, durante os 18 kms. Foi um treino muito produtivo e bastante descontraído e deu para uma bela conversa. Foi num ritmo relativamente lento (ligeiramente acima de 6minutos/km) mas proporcionou kms que deram para desenferrujar J.
Esta foi a 1ªcorrida em que me desloquei para a prova sabendo que existia uma elevada probabilidade de chover (a valer) durante a prova. E desta vez eram logo 20 kms (e não sabia que havia 1km extra), que significavam mais ou menos 2 horas de prova. Muito tempo para se andar a correr à chuva!
Nos dias antes disse aos Amigos do Team que mesmo que chovesse ia participar. Até fiquei de dar boleia ao Rui no regresso a Odivelas, depois do seu “longo treino de duatlo”! Desde já, Parabéns Rui pelo excelente desempenho nos teus 50+20+1! Imagino que deves ter sido um dos participantes que mais depressa dispensava aquele km extra.
Encontrei-me na partida com o Rui, com o Pedro, com o Paulo e com o Eduardo. A Sofia e o Zé estavam mais à frente. Digo mais à frente pois partimos mesmo na parte de trás do pelotão.
Do Team JRR e Amigos apenas não compareceu o Ricardo. O pâncreas "pregou-lhe uma partida", da qual já falou num post. Ricardo: Rápidas melhoras, cuida-te e põe-te em forma!!!
Como se tratou de prova de 20 kms e existia uma prova de 5 kms para quem quisesse correr distância mais curta, a partida foi bastante tranquila, dando para correr desde início. Passados uns metros o Paulo acelerou e foi embora.
Pouco depois do km 3 começa a chover a valer. Ia com o impermeável (fechado) à cintura. A abrir o fecho este prendeu e andei mais de 2 minutos à volta do fecho a ver se o abria para vestir o impermeável. Foi uma aventura para não ficar encharcado, mas lá consegui vesti-lo. Equipamento muito útil para a chuva J. Posso correr à chuva mas convém ter o equipamento apropriado J. Choveu a valer durante os 3 ou 4 kms seguintes.
Ao km 6 parece que estava a adivinhar que as medições não estavam bem feitas mais à frente (não foi assim Eduardo?). Vejo a placa dos 6 kms, faço contas de cabeça e digo que pensava que já ia passar o km 7. Lembro que não tenho relógio GPS que mede tudo e mais alguma coisa. O meu cronómetro é do mais simples que há e ao longo das provas vou me regulando pelas placas (quando as encontro). Num momento digo que vamos um pouco mais lentos do que pensava e a seguir constato que afinal vou bem abaixo dos 6 minutos. Aproveito para lembrar uma frase que para mim faz muito sentido em muitas circunstâncias da vida: ”É tudo uma questão de perspectiva” J!
Passei o km 5 com aproximadamente 27m30s. Muito bom! Um pouco depois do km 8 o Pedro e o Eduardo aceleraram (ou eu e o Rui abrandámos) e ganharam uns metros. Nesta fase sentia que ia a esticar um pouco o ritmo (pois não queria exagerar e a prova era longa) mas também depois do km 5 defini como objectivo acompanhá-los (ou pelo menos um deles) até ao km 10.
Passei o km 10 junto com o Rui em aproximadamente 54m40s. Bom tempo! Depois resolvi abrandar um pouco, sentia-me algo cansado, não havia água e sabia que faltavam mais 10 kms e queria perceber como iria correr os kms seguintes.
Depois de 3 kms num ritmo mais lento em que fui espreitando quem ia a passar do outro lado, chegámos ao Guincho e demos a volta na direcção e parece-me que também dei também a volta no ritmo. Ultrapassadas algumas dificuldades, lá comecei a ganhar mais andamento e a notar que cada km era feito bem abaixo dos 6 minutos, em alguns pouco deve ter passado dos 5 minutos. Acresce o facto de ter aparecido água depois dos 14kms que foi muito bem-vinda.
Passei o km 15 com aproximadamente 1h24m e apontei como objectivo fazer os 20 kms em menos de 1h55m. A seguir, nunca mais aparecia a placa do km 16, corria, corria e nada, olhei para o relógio e pensei “devem-se ter esquecido da placa”. Esperava ver a do km 17. Entretanto aparece uma placa do km 16 com 1h34m e qualquer coisa, ainda pensei que tivesse abrandado ou que a placa tivesse sido deslocada do sítio correcto mas depois demorou a aparecer a placa do km 17 e percebi que provavelmente entre a placa do km 15 e a placa do km 16 afinal eram 2 kms.
De qualquer modo, sentia-me bem e assim até aumentei o ritmo. Provavelmente o km 20 e o km 21 foram os mais rápidos. No último km ultrapassei o Rui, em pleno sprint até à meta. Penso que foi a 1ªvez numa prova longa (com pelo menos 20 kms) em que fiz a 2ªmetade mais rápida do que a 1ªmetade.
Fiz a prova (de 21 kms) em 1h56m02s!!! Excelente resultado!
Do que não gostei já falei o suficiente. Gostei do cenário da prova, gostei do ambiente, gostei de ter corrido com chuva (com equipamento apropriado), gostei da resposta face a momentos menos bons, gostei da performance ao longo dos 21 kms.

Coisas boas, coisas menos boas, tudo é experiência. Foi uma boa experiência!

11 comentários:

  1. Ora ainda bem que falaste nas falhas da organização Joel. Boa prova!!!

    Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que está feito, feito está! Agora o que importa é aprenderem e melhorarem a organização nas próximas provas.
      Obrigado Zé :)

      Eliminar
  2. Grande prova, apesar das contrariedades! A mim custa-me muito ir a contar com uma distância, acelerar naquele que penso ser o último km, e depois ainda ter mais pela frente. :) Mas estiveste bem, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Mesmo assim o que valeu foi que o duplo km foi entre o km15 e o km16 :) quando apareceu a placa do km19 (que apareceu depois de 20kms nas pernas) faltava mesmo 1 km :)
      Bons treinos, boas corridas e boas aventuras!

      Eliminar
  3. Muitos parabéns pela prova e pelo tempo.

    Quando a distância começa a aumentar é essencial uma boa gestão da prova e o erro na distância ou a falta de abastecimentos, vêm complicar as coisas.

    Continuação de bons treinos e boas provas,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Não fiz muitas provas com 20 kms ou mais, mas noto melhorias significativas na gestão que faço da prova e esse factor teve bastante influência no tempo alcançado nesta prova de Cascais.
      Bons treinos e boas provas!

      Eliminar
  4. Olá Joel! Gostei de ver-te no Guincho, ainda que de relance!
    É por isso que gosto das provas "que dão a volta"! Dá para a malta cumprimentar-se!! :)
    Parabéns!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Foi de relance pois ias a grande velocidade :)
      Bons treinos!

      Eliminar
  5. Às vezes as coisas não correm bem e temos que tentar compreender e perdoar, se bem que não é fácil.
    Eu fiquei de fora por lesão, mas estive lá... e assisti ao enorme atraso da prova principal e da "rapidinha".
    Enfim, para a próxima irão surpreender e compensar esta falha! :)
    Boa prova, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      A empresa que organizou esta prova habituou-nos a boas organizações, mas desta vez não esteve nada bem.
      O que está feito, feito está! Agora o que importa é aprenderem com o que correu menos bem e melhorarem a organização nas próximas provas.
      Boa recuperação!

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar