Páginas

domingo, 9 de março de 2014

Corrida das Lezírias 2014


Esta foi a segunda etapa de um ciclo infernal para os ritmos que estou habituado. A 1ª etapa foram os 20+1 kmsde Cascais (que me correram muito bem), a Corrida das Lezírias foi a 2ª e a terceira será (se tudo correr bem e não me aparecerem as paponas das lesões) a meia maratona de Lisboa (21 kms).



O dia começou fresco e com salpicos, mas com muito boa disposição/birra de sono dentro do team mobile. Boa disposição dos restantes elementos, a birra de sono era minha.  Mas, mal ou bem, lá chegámos. E encontrámos, completamente por acaso, o Mário que é um companheiro regular destas andanças.

Depois de um pequeno aquecimento, fomos empurrando a "uma certa pessoa do blog que corre mais do que nós todos juntos" (e a contra vontade da própria "pessoa") para perto da partida, para ve se "essa pessoa" conseguia um bom tempo e posição final.

Colocada a "pessoa" na posição que merece, foi só ligar o relógio e começar a correr pelas estradas de paralelepípedos de Vila franca de Xira fora e subir para a ponte, o único obstáculo da prova. Depressa, o Pedro e o Eduardo me passaram, e encontrei um colega que há muito tempo  não corria. O 1º km foi feito a um ritmo de 5:20 e depois acelerei e estabilizei o ritmo.

Passada a ponte, entrámos no estradão de terra batida que ditaria o carácter da prova, com um abastecimento de água aos 5kms e 10 kms. No meio daquela natureza, com campinos a guardar as terras privadas de eventuais invasões de runners... senti-me a pastar.


Quando começaram a passar os corredores que já vinham em sentido contrário, foi começar a motivar e cumprimentar colegas e amigos. Vi também o João Lima (outro Blogger) e o Lênio (caracter omnipresente nos eventos de musica latina da margem sul). Encontrei outro colega que corria a um ritmo ligeiramente mais rápido, e, confesso, colei-me e usei-o como minha lebre. Pelo menos até ao retorno à ponte de Vila Franca de Xira. Ele ia muito rápido para mim, e decidi abrandar um pouco.

Passada a ponte, faltavam 3 kms para o final, foi a altura de dar asas às pernas e acelerar. Estes últimos kms foram feitos abaixo dos 5' ao km, com os último km a 4:20 :) . É preciso ter muidado com aqueles paralelepípedos na aceleração final, Começo a adorar as minhas pontas finais.

Balanço final: 1h 19m e 57s a um ritmo médio de 5:07, muito bom, tendo em vista os 5:22 que fiz há uma semana. Gosto muito de fazer estas corridas de trás para a frente, sempre  a acelerar. Estabeleci um record dos 15 kms, o que não era difícil porque foi a minha primeira prova nesta distancia. Adorei a prova e o desempenho.


Próximo episódio: Meia Maratona de Lisboa, o objectivo final deste ciclo. Vamos ver como é que corre. Oxalá não  me apareçam quaisquer lesões. Saravá!!!

6 comentários:

  1. Que sentido de oportunidade na escolha da foto... :)
    Muito bom tempo e bom relato das emoções da prova!
    Pois a mim aconteceu-me ao contrário: comecei rápido demais e tive que abrandar. Mas estas distâncias, diferentes daquela a que estamos mais habituados (10 kms) são boas para testar a resistência e conhecer limites.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há poucas fotos da prova pá :)

      Cada vez gosto mais de provas longas e "diferentes". fora das cidades.

      Eliminar
    2. Sofia, depois de ler isto:
      "estas distâncias, diferentes daquela a que estamos mais habituados (10 kms) são boas para testar a resistência e conhecer limites.",
      só me apraz dizer o seguinte:

      M-A-R-A-T-O-N-A do P-O-R-T-O!

      Eliminar
    3. Aaaaahhh!!! É uma perseguição!!! :)
      Sabes que no final da prova das Lezírias encontrei um colega reformado que me perguntou se já me tinha inscrito na maratona do Porto?! Vamos andando e vamos vendo.

      Eliminar
    4. ... e vamos-nos inscrevendo!!! :)

      Eliminar