Páginas

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Participação no Oikos Desafio 100


A empresa onde trabalho tem uma parceria com a Oikos e decidiu se inscrever no  Oikos Desafio 100 e patrocinar a angariação de fundos (1000€). Neste caso, primeiro a administração da empresa decidiu se inscrever e depois tratou-se da “angariação interna” de participantes. Foi nesta fase que fiquei a saber da existência deste evento e que a empresa se tinha inscrito. Fiquei bastante satisfeito por saber que a empresa tinha aderido a esta iniciativa e disponibilizei-me para participar.
"Oikos Desafio 100" é uma prova em que os participantes enfrentam primeiro o desafio de angariar o mínimo de 1000€ em equipa e um segundo desafio que consiste no percurso pedonal de 100km, da Lourinhã ao estádio do Jamor, num máximo de 36 horas.
Foi constituída uma equipa (Expressionistas) totalmente amadora nas lides desportivas onde os objetivos eram apenas participar e percorrer os 100 kms na totalidade, em segmentos de 25 kms por grupos de 2. No total a equipa foi constituída por 9 elementos (8 para caminhar e/ou correr e 1 elemento de apoio que iria acompanhar a prova de carro).
Nesta prova iriamos correr/caminhar por uma causa, essa era a principal razão de participar e ao mesmo tempo constituía uma motivação extra J.
Conforme consta no site da Oikos: “Os fundos angariados com esta prova visam a construção e dinamização de uma plataforma digital de ligação entre pequenos produtores, comerciantes, consumidores (incluindo instituições de solidariedade) de produtos hortofrutícolas, favorecendo a economia agrícola familiar ao equilibrar assim a respetiva cadeia de valor, contribuindo para a redução do desperdício alimentar, garantindo assim maior segurança e soberania alimentar e nutricional, em causa no Portugal de hoje. O fenómeno da fome e da má nutrição alastra em Portugal entre os mais carenciados e a Oikos acredita que grande parte deste problema se deve ao enorme desperdício de milhares de toneladas de produtos alimentares que são deixados apodrecer nos campos, devido a um desfasamento entre a oferta e a procura.”
Não sei quantas equipas se inscreveram nem que valores foram angariados no total mas espero que pelo menos os recursos angariados sirvam para que a ideia avence e que possa ser concretizada no futuro. Gostaria de ter visto mais equipas e que mais instituições tivessem aderido à iniciativa mas pode ser que nos próximos anos isso aconteça.
Indo à minha participação desportiva, percorri o 4ºsegmento de 25 kms (Guincho - Estádio Nacional) junto com o colega Bruno.
Gostei de ter participado e apreciei a sensação de correr para apoiar uma causa. O meu colega de percurso não costuma correr (apenas dá umas voltas de bicicleta), pelo que corremos uns kms e caminhamos outros, mas o colega aguentou-se muito bem! Fizemos os 25 kms em aproximadamente 3h30m! Bem bom J! E para mim foi a minha primeira prova acima de 21 kms J! Claro que também foi bonito ter oportunidade de concluir a prova na pista do Estádio Nacional J!


O percurso dos 100kms era muito bom e apreciei bastante o cenário dos 25 kms que percorri J!
Excelente experiência J!
Felicito a Oikos pela iniciativa e todos aqueles que participaram neste evento!
Trata-se de uma prova com uma logística nada fácil, pois estamos a falar de uma prova de 100kms, em estafetas e dividida por 2 dias. Há alguns aspetos de pormenor que poderão ser melhorados em próximas edições, o que é normal pois esta foi a 1ªedição da prova em Portugal, mas no geral a organização esteve bem.
Uma das minhas sugestões seria no próximo ano haver na mesma a corrida por estafetas de 100kms (segmentos de 25kms) e acrescentar uma prova/caminhada, por exemplo de 10 kms desde o local da partida, com inicio 1 hora depois da partida da "Corrida Longa". Parece-me que ao haver também uma prova/caminhada mais curta e mais económica mais pessoas/equipas poderiam aderir, pois fazer 25 kms e o valor base de inscrição por equipa pode dissuadir algumas pessoas de participar no evento.
Espero que no próximo ano haja muito mais equipas e pessoas a participar. Mais equipas e pessoas presentes significariam mais recursos angariados! Juntar o útil ao agradável! Angariar fundos, um evento saudável e uma grande festa! Vamos lá participar por uma boa causa J!

Boas provas!

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Hão de aparecer! Nem que seja uma foto! LOL
      Estou a aguardar receber as fotos :)

      Eliminar
  2. Grande prova Joel!!! Parabéns. Faltam as fotos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Zé.
      Uma foto já está :) em pleno Estádio Nacional :)

      Eliminar
  3. Muito bem, Joel!
    Correr, caminhar, aproveitar a paisagem e a companhia, apoiar uma boa causa. Sentimento de dever cumprido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia.
      Estamos prontos para o trail de Domingo? Correr a valer por montes e vales :)

      Eliminar