Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Pipocas, Bananas e Chocapic – Corrida Classica Cascais – Lisboa 2014

É sempre complicado, quando uma prova não tem como local comum o inicio e seu termino.

São as deslocações, é o tempo gasto, é o local para deixar a mochila com a "muda de roupa" e é a organização disto tudo junto.

Mas vale a pena sobretudo para esta corrida. É de facto um itinerário espectacular. E deu para recordar alguns (muitos) quilómetros percorridos na Maratona de Lisboa do ano passado.

Com tudo planificado, fiz-me à estrada. Este ano com a companhia do Eduardo. O resto da malta do JRR estava no Trail de Montejunto ou em casa a descansar.

Primeira Paragem: Belém

Deixámos um dos carros e todo material para o "pós corrida", junto ao planetário. Ainda era cedo e o estacionamento abundava na zona. Uma ligeira bruma teimosa pairava no ar.

Segunda Paragem: Estoril

Decidimos arriscar a marginal como via para a partida. A manhã estava calma e o nevoeiro teimava em não se dissipar. A organização preparava os locais de abastecimento e/ou de passagem de testemunho das estafetas.

Como esta corrida é pouco publicitada e tem um numero limitado de inscrições, é possível montar uma logística sem grandes confusões nem "engarrafamentos". Nada de partidas criticas e chegadas apertadas à meta. E um longo corredor de corrida com espaço para sprints, trotes e passeios. E no entanto é a corrida mais antiga de Portugal. Para mim, é um privilegio fazer esta corrida todos os anos.

Terceira Paragem: Belém

Dado o tiro de partida lá fomos marginal a fora, martelando a borracha dos ténis no asfalto bem tratado da estrada.

O Amigo Eduardo começou-me a falar da véspera. Jogo de futebol e cinema até à uma da manhã. E um balde pipocas. Até aos cinco primeiros quilómetros foi um martírio. Porque doía-lhe as canelas por causa do futebol (são uns heróis, acabam o jogo e não fazem o relaxamento sempre necessário) e porque estava enfartado depois de ter mandado abaixo um balde pipocas salgadas (tipo trituradora molinex).

Eu sabia que quando mais tarde lhe desse a chaves do carro que tinha ficado no Estoril, mais ele tinha que voltar para trás.

E no entanto uma vista maravilhosa assaltava-nos os sentidos. O tempo não estando frio, continuava nublado. Como se quer para uma boa corrida!

A coisa acalmou quando comecei a dar-lhe um "raspanete pedagógico". Estas distancias não são para turismo impulsivo. Pelo menos ………..façam um descanso de véspera!

Passagem nos postos de abastecimento. Sentia-se a excitação de quem estava para iniciar o seu percurso na estafeta.

Ultimo abastecimento, 15 kms e surpresa…………….bananas, maçãs e sumo! Ora ora, isto é uma novidade! Meias Maratonas organizadas pela Xistarca com estes mimos!! Só pode ser por causa da aproximação da época pascal!

Aproveitámos a oferta e ainda tive que ouvir a "resmunguice" do meu colega de corrida por causa do reduzido tamanho da sua banana (por favor, não descontextualizem esta frase, ela é parte integrante deste texto!). Parecia um "calimero da corrida".


A prova estava na sua recta final. Alargámos a passada, mas em ritmo cómodo.

A Torre de Belém já lá se via ao fundo.

O tempo de corrida não era nada de espectacular, mas o objectivo era a distancia e o treino de "passada confortável".

Mesmo antes da meta (uns 50 metros antes) vislumbramos um jovem de joelhos. Terá deixado cair alguma coisa? Ao passarmos por ele notámos uma poça castanha no chão. Alguém junto dele terá dito a palavra Chocapic! Ah carambas………………….uma pratada de chocapics antes de fazer 20 km´s e o vomito ao pé da meta. Isto é Monty Python com Stephen King. Surreal ……….no mínimo!

Próxima Paragem: Estoril

O chato disto tudo é que um dos carros ficou no local de partida. O banho ainda tinha que esperar mais um pouco. Mas valeu a pena………pelo passeio…….e tudo o resto!

 

 

BOA PASCOA PARA TODOS!

5 comentários:

  1. Muito bom... o duo dinâmico continua em grande. Mas as pipocas foram com quem? Alguma pipoca doce?

    ResponderEliminar
  2. Eis um post fortemente... culinário. Bananas, Chocapic, Conguitos, Maçãs, Pipocas...
    Pedro, estás prenho? :)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom. Mas o Torrinha tem razão, a malta pensa que fazer 20k é como ir comprar pão... aí mais comida não!!! Mas depois do sofrimento do início, podemos dizer que até não correu mal de todo :)

    Amigo Zémi, quanto às pipocas... só tenho a dizer que eram bem docinhas :p

    Boa Páscoa para todos e Portem-se MAL... mas com muito ESTILO.

    ResponderEliminar
  4. Epá... Acabo de reparar que existem na ultima foto dois transeundos a fugir do percurso da prova nomeadamente à subida da Boa Viagem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muuuuito bom!!! Se fosse combinado não tinha resultado tão bem!!! :)

      Eliminar