Páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Incentivo de veterano a jovem colega de equipa


 
Esta história aconteceu em Agosto de 2010 mas fiquei a conhecê-la apenas há uns dias. Gostei da história e da extraordinária atitude de Rufete pelo que resolvi partilhá-la.
O futebolista Rufete deu um grande apoio a um jovem colega de equipa (Kiko Femenía) quando as coisas não lhe estavam a correr nada bem. Rufete impediu que o treinador o substituísse e incentivou-o até recuperar o ritmo.
O episódio aconteceu na 1ªjornada do campeonato espanhol da época 2010/2011, no jogo Hércules-Atlético de Bilbao.
Kiko Femenía, um médio de 19 anos (em 2010) formado nos escalões jovens do Hércules de Alicante foi lançado em jogo, aos 57 minutos, com a responsabilidade de ajudar a equipa a recuperar um golo de desvantagem.
Nos primeiros lances em que interveio as coisas não lhe correram bem e depois os erros foram acontecendo. A ansiedade e os nervos “apoderaram-se” dele.
O treinador do Hércules, Esteban Vigo, desdobrou-se em indicações e ia questionando: "O que é que se passa?” " O que é que estás a fazer?"
Desesperado, Vigo assumiu que só poderia remediar as coisas fazendo sair o jogador e preparava-se para isso quando o veterano Rufete, que antes fez carreira no Valência, Málaga, Barcelona e Espanhol, se levantou do banco gritando-lhe: "Deixa-o em paz, não o substituas."
Enquanto o treinador hesitava, Rufete começou a gritar para dentro do campo, onde o desinspirado Kiko Femenía se arrastava. "Kiko, Kiko, recupera", incentivava, enquanto o jovem falhava mais um lance.
Rufete, a quem se juntaram todos os elementos do banco, acompanhando a situação, continuou a dar indicações para dentro do campo e, pouco a pouco, Kiko foi dando nexo ao seu jogo, com Rufete a recomendar-lhe: "Respira bem, respira tranquilo."
Uma bola ganha pareceu devolver-lhe alguma confiança e começou a envolver-se mais no jogo na tentativa de dar a volta ao marcador. A verdade é que terminou o desafio transfigurado, como se os iniciais minutos dramáticos, após ter entrado em campo, não tivessem existido. Uma jogada em velocidade, pela direita, poderia mesmo ter dado o empate ao Hércules, que perdeu o jogo, mas pelos vistos recuperou um jogador.
Apesar do clube ter descido de divisão, o jovem jogador realizou uma boa época e transferiu-se no final da época para o Barcelona (nas últimas duas épocas jogou no Barcelona B).
Uma palavra de apoio e de incentivo, no momento certo, pode fazer toda a diferença!
 
Pode ver aqui o vídeo:

1 comentário: