Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Operação Carlos Lopes - Update


Pois é, já cá não vinha há algum tempo, quer por ter ido laurear a pevide em modo off-line (férias), quer por motivos profissionais (muito muito trabalho), e por isso é tempo de fazer um pequeno balanço da minha preparação para a minha estreia na mítica distância de 42,2 Kms.

Em primeiro lugar, a nutrição. Se até ter entrado de férias a coisa estava a correr bem, o último mês foi mauzinho. Nem foi tanto pelas férias, que neste aspeto até nem correram mal. Se engordei foi menos de 1 Kg, facilmente recuperável num qualquer treino longo. O problema foi mesmo o que se seguiu. O meu regresso de férias coincidiu com um pico de intensidade e de volume de trabalho tal, que me fazia esquecer horários - ponto fulcral para o seguimento de uma dieta. Isso e a falta de tempo para sequer ir ao supermercado trazer o que precisava desregulou completamente tudo aquilo que vinha seguindo com sucesso até então. Resultado: levei nas orelhas da nutricionista por ter aumentado de peso...
Mas uma coisa boa continua a acontecer: a % de massa gorda continua a descer (22% no início, 17% atualmente, 14% como objetivo).

Em relação aos treinos, a mesma coisa aconteceu, e obviamente pelas mesmas razões. Se até às férias (inclusivé) tinha conseguido cumprir todos os objetivos traçados no meu plano de 40 treinos até outubro, quando regressei ao trabalho falhei duas sessões de treino. O que vale é que foram sessões de dias de semana, necessariamente mais curtas. Os treinos longos tenho conseguido cumprir todos. Bem ou mal, melhor ou pior, não falhei nenhuma distância planeada: 14Km, 17Km, 20Km, 24Km e 28Km.
Hoje, à hora de almoço, foi dia de treino "curto", mas difícil, de 10 Km (o mostrador da temperatura que estava na rua mostrava 37º quando parei de correr...).
Este fim de semana é altura de voltar aos "apenas" 20 Km.

Quanto aos danos colaterais, a contabilização vai em 2 unhas negras e duas bolhas. Desde que atinei com as meias certas e comecei a usar vaselina nos mamilos, pés e coxa esquerda que não tive mais nenhum problema!

Infelizmente, continuo a ter necessidade de usar a coxa elástica na perna esquerda. Sinto confortável com ela nas distâncias longas e se a tiro é inevitável sentir algo quando aumento o ritmo, nas subidas ou nos treinos longos se não a uso. Até à maratona, será este um dos pontos a trabalhar. Este e dormir, se me deixarem... :)

3 comentários:

  1. Estás no bom caminho, Richard! :)
    Experimentei uma coxa elástica mas não me entendi com ela. Ao mesmo tempo que aperta, parece que vai cair com os saltos da corrida. E depois magoa-me na parte de trás da perna. Por isso, vou aguentar-me sem ela.

    ResponderEliminar
  2. No caso do Ricardo não é uma coxa elástica, ele por razões estéticas prefere usar uma liga, vá se lá perceber porquê...

    ResponderEliminar