Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Vaselina. Sim... vaselina!

Ora aqui está algo sobre o qual nunca pensei escrever. Vaselina. Este Verão tenho sofrido um pouco com as assaduras. Se até aqui só tinha o cuidado de proteger os mamilos, nestes últimos dois meses apercebi-me que o calor e o suor podem fazer sofrer de formas invulgares.

Tudo começou no treino longo de 10 de Junho. Quando cheguei a casa e entrei para o banho, até saltei. O contacto da água com certos locais do corpo até fazia faísca. Tinha chegado a casa bastante assado e nem sequer tinha notado durante a corrida. Os mamilos estavam protegidos, mas mais abaixo, na zona do medidor de frequência cardíaca, nas axilas, nas virilhas e - a pior de todas - na cintura. Nas costas, toda a faixa de contacto dos calções com a pele estava assada. E se no banho foi mau, os dias seguintes não foram melhores, com o contacto das calças de ganga com esse local.

A coisa resolveu-se, mas passadas poucas semanas, e apenas num treino de 10 kms, voltou a acontecer a assadura dos calções. Foi altura de dizer chega. Perdi a vergonha e abordei um triatleta quase profissional sobre que tipo de vaselina era aquela com que ele se besuntava. Calculava que não fosse a mesma que se vende nas lojas de automóveis....

E não é. É a simples vaselina purificada que se vende nas farmácias, por cerca de 1€. Há em bisnagas e nestes boiões maiores. Desde então não corro sem a colocar nos locais mais delicados. O teste derradeiro deu-se neste domingo, num treino de 25 kms. Até os pensos para os mamilos deixei em casa... O resultado foi nem uma assadura para contar a história.

E pronto, assim encerro um post bastante delicado, no qual tive muito cuidado ao escolher as palavras. Sei que há por aí mentes depravadas que facilmente iriam levar isto para o lado menos desportivo...

Vá, agora... besuntem-se!

7 comentários:

  1. :) Depois de começar a correr também passei a olhar para a vaselina de outra forma... :)
    Eu compro no supermercado, também baratinha.

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
  2. Também tenho. E confirma-se: protege bem que se farta...

    Só me falta experimentar se tem o mesmo efeito nos pés!

    ResponderEliminar
  3. Gostava mais do design anterior do blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostava mais, mas dava problemas. Várias pessoas queixaram-se e então...
      Se quiseres mudar alguma coisa diz. Manda as sugestões para o meu mail. :) Abr

      Eliminar
    2. Zémi!!! O que andas a fazer?! Já palmilhaste o calçadão maiorquino?! :) Não te distraias com as vistas... :)
      Eu não desgosto deste novo design do blog...

      Eliminar
  4. Isto que vou dizer é pouco desportivo... Quando a minha mãe esteve bastante tempo internada no hospital, percebi as várias utilizações da vaselina. Desde então, tenho um tubinho, que comprei na farmácia, para pôr nos lábios e nas mãos.

    ResponderEliminar
  5. Óleo Johnson ;)
    Tb uso nos pés para treinos mais longos, ou nas zonas de contacto com os elásticos do forro dos calções!
    Nos mamilos não tenho tido problemas desde que não chova ou desde que não faça aquela coisa que sabe muita bem, que é lançar uma garrafa de água pela cabeça abaixo em dias de calor, molhando a camisola...
    Abraço

    ResponderEliminar