Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Uso ou não uso? Eis a questão...

Uns falam de vaselina, outros fazem diários... Eu só quero esclarecer uma dúvida que tem vindo a surgir com o aumentar da distância nos meus treinos longos:

Faz algum sentido usar isto no dia anterior a um treino de 25 Km ou mais?
Eu sei, eu sei... parece piada, mas... NÃO É!

Deve ser de tanto ter gozado com o Pedro e com o Zémi, por causa dos desarranjos intestinais deles durante as corridas, que agora acontece-me quase sempre nos treinos longos.

Agora a sério, parem lá de rir. Para prevenir uma valente vontade de arrear o calhau ao quilómetro 17, uso ou não uso isto no dia anterior? :)

10 comentários:

  1. LOL
    O tema dos desarranjos intestinais (associados à corrida) está a ser recorrente...
    Já vi este tema aparecer em crónicas de corrida e treinos de diversos blogs. Isto demonstra que o pessoal liberta-se verdadeiramente na corrida (de forma saudável, claro). LOL
    Já que insistes em saber outras perspectivas, parece-me que talvez não seja boa ideia tomares laxante no dia anterior a correres. Corres o risco da corrida do dia a seguir ser na tua própria casa entre qualquer divisão da tua casa e o WC. Podes sempre experimentar e depois vês a resposta do teu corpo :)
    E assim, depois da vaselina ter tido o seu tempo de antena eis que apareceu a glicerina laxante. O que virá a seguir??? LOL

    ResponderEliminar
  2. Sou da opinião que a dinamica intestinal também se treina e sou apologista de uma periodificação diaria das idas á casa de banho de forma a que a evacoação solida não coincida com o tempo de treino longo. Um bocado de PH enrolado para o que der e vier também não é mau pensado.

    Portei-me bem ou não? Nem se quer gozei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PH para usar na marginal??? Não me parece.

      Manda lá outra sugestão... LOL

      Eliminar
  3. Não percebo muito desses assuntos mas tenho a sensação de que não é boa ideia "empregares" isso no dia anterior ao treino...

    ResponderEliminar
  4. Não percebo muito desses assuntos mas tenho a sensação de que não é boa ideia "empregares" isso no dia anterior ao treino...

    ResponderEliminar
  5. MAU! Já estou a ver pela qualidade dos posts que entrámos na silly season. Não têm provas e pôe-se a escrever sobre a rotação de stocks nos intestinos do Zémi.

    ResponderEliminar
  6. De qualquer forma, e do alto da minha douta sabedoria - por falar nisso, aqui à 2 semanas ia desmaiando com uma cólica a 100 mts do wc mais próximo - acho que é uma questão de 24horas antes, comeres ingredientes que bloqueiem os intestinos, nomeadamente arroz, banana, imodium... por aí.

    Não se esqueçam que o movimento biomecânico da corrida potencia o trabalho do intestino grosso e que as cólicas daí resultantes são do pior que pode haver.

    Mais, correr na marginal a essa hora da manhã tem a vantagem de, numa praia, se poder entrar na água e... sem ninguém ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé, essa teoria de prenderes os intestinos não me parece a melhor.
      Vais querer correr com a barriga cheia de m***a?

      Eliminar
  7. Eh pá...
    Olha para a conversa de m**** que para aqui vai...

    Vou então dar o meu contributo e explicar o que faço de extraordinário para não sofrer desses males durante treinos ou provas longas...

    ABSOLUTAMENTE NADA!!!

    Acho que, tirando um vez que estava doente, nunca sofri disso.

    Um bom segredo para ir correr mais leve é dar tempo ao corpo antes de começar a correr.
    Ou seja, se está previso começar a treinar às 7h30, nunca me levanto em cima da hora para comer e sair de casa. Faço tudo com calma.
    Levanto-me para aí às 5h30 e a primeira coisa que faço é comer. Como com calma e relaxado, a ver as notícias no computador, normalmente. Dou tempo ao organismo de funcionar e ainda antes de me começar a vestir e preparar as coisas há sempre uma passagem pelo WC. E nunca falha.
    Não sei se é estratégia ou não, mas é o que faço e nunca tive problemas.
    O que se come nos dois ou três dias antes também tem influência. Nada de coisas malucas, como molhos, doces, fritos, etc. E a véspera com hidratos e proteínas também ajuda.

    Nunca precisei de truques extra organismo para que ele funcione.
    Até agora não me tenho dado mal.

    ResponderEliminar