Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

32ª Corrida dos Sinos




A corrida dos Sinos é outra clássica que fazia tensões de participar este ano, se por uma lado é uma clássica, acresce o facto de querer privilegiar provas longas este ano e de ser numa zona que me é muito cara.

O dia tinha nascido mergulhado numa bruma matinal e foi sem dificuldade que encontrei espaço para estacionar perto do Parque Desportivo de Mafra. Há que dizer com sinceridade que Mafra tem um a excelente infraestrutura desportiva que os seus concidadãos podem usufruir, eu certamente que irei usar das proximas vezes que for passar um fim de semana naquelas paragens.

Bom, pese embora a confusão da zona, foi me fácil encontrar o Pedro, o Sabir e o Eduardo. Depois de um rápido aquecimento, acedemos à zona de partida e por sorte (muita dada a confusão implantada) a Sofia apanhou-nos.

A partida claro, foi dada ao som de sinos...

Começamos por visitar o centro de Mafra, passando pela zona militar, de referir que o quartel tinha as armas expostas, os pandur, chaimites, anti aéreas, etc. Descemos e subimos para a rotunda.

E começo a notar o padrão de nas provas ditas “clássicas” haver muitos mais populares na rua a apoiar os corredores. Quando passa o grupo dos primeiros com 6/7 corredores aplaudem… quando passa o corredor mais famoso do pelotão gritam: “VAI CHAÍÇA!”

A verdade é que este homem, o último europeu a fazer frente aos "Quenianos", é um fenomeno de popularidade. Podem passar outros à frente dele, mas é a ele que as pessoas aplaudem e apoiam.

Na passagem pelo Sobreiro, terra do escultor José Franco, onde se pode visitar uma miniatura de uma aldeia saloia do início do século XX, bombava o Rei do Kuduro e o ar estava perfumado com o doce aroma a farturas e a pão com chouriço.

Uns quilómetros à frente, chegamos à Achada, foi o cheiro a frango assado que me seduziu…

Zémi, mas afinal vieste para correr ou para comer?!?!?!? Pois é, percebe-se porque é que esta região me é querida.

Depois da meia volta, seguiu-se um dos maiores obstáculos da corrida. A rampa do Sobreiro. Foram 2 kms sempre a subir. Quando terminei, pensei que podia recuperar mas não consegui, provavelmente pelo facto de ter feito a rampa a 3/4 da corrida, e foi com dificuldade que fiz a descida para Mafra e depois a rampa de acesso ao Parque Desportivo. Senão fosse o Negrinho a puxar-me naqueles dois kms finais e teria ficado bem mais atrás.

Por último, todas as minhas forças voltaram quando entramos no estádio, depois do cansaço da corrida, ergui a cabeça e desatei a sprintar, a sentir o tartan por baixo de mim. Só tive pena de ter acabado tão depressa.



Para o ano volto lá.

10 comentários:

  1. Grande prova, Zé! Parabéns pelo resultado!
    Tou a ver que, por toda a envolvente, esta é uma bela prova para se participar :)

    ResponderEliminar
  2. Realço ainda as referências à comida: "o ar estava perfumado com o doce aroma a farturas e a pão com chouriço"; "foi o cheiro a frango assado que me seduziu"...
    Afinal marchou algum petisco ou só cheiraste? LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não marchou, faltou. Temos que começar em promover as 2ªs partes...

      Eliminar
  3. Boa prova, Zémi!
    Eu gostei muito. O percurso é variado em termos de altimetria e acabar na pista de tartan, dentro do Estádio, é espectacular! Também me lembro dos cheiros e da música que referes mas infelizmente, não tenho tão boa percepção do percurso.
    No próximo ano também espero voltar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Já sei, não notaste a dificuldade das rampas. :):):)

      Para o ano temos que pensar melhor no pós-corrida.

      Eliminar
    2. Obrigado Sofia pela companhia nos últimos Km. Parabéns pelo 17º lugar nas Mulheres e 6º lugar no teu escalão.

      Eliminar
    3. Olá António! :)
      Obrigada eu, duplamente.
      Até à próxima!

      Eliminar
  4. Parabéns Zémi! Também gosto bastante dessa zona e a recordação da prova em si é caricata, para variar às medalhas. Agora tens de lá voltar para o Raide à Tapada! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rute :)

      Quiçá não estarei já inscrito... :):):)

      Bons treinos

      Eliminar