Ora vamos lá então a esclarecer o post que por aqui deixei há uns dias e já estava a deixar alguns com questões...
Estabeleci, para mim, a ambição de me tornar um IRONMAN. É diferente de um projecto - percebeste Careca? Um projecto é algo que depende quase exclusivamente de nós e que, por isso, está dependente da nossa vontade para ser concretizado. Isto é mais uma ambição, como tantas outras, que não sei se vou conseguir levar a cabo pois há muitas coisas em jogo.
Antes de mais, vamos lá a ver o que é um IRONMAN... Nada mais que um triatlo... muito longo!
Os triatlos estão divididos em várias distâncias...
Sprint
750 metros de natação / 10 kms de bicicleta / 5 kms de corrida
Olímpico
1,5 kms de natação / 40 kms de bicicleta / 10 kms de corrida
Longo, ou Meio-IronMan
1,9 kms de natação / 90 kms de bicicleta / 21 kms de corrida
IronMan
3,8 kms de natação / 180 kms de bicicleta / 42 kms de corrida
Depois de minha participação no Duatlo, comecei logo na minha cabeça a magicar... "e tentar um triatlo?" A resposta foi "porque não?". Mas depois não me fiquei por aqui e comecei logo a pensar na prova máxima, o IronMan. E pronto... não me sai da cabeça.
Mas até chegar lá há muitas condicionantes. Muitas mesmo. Primeiro o material. Até ao triatlo longo, uma bicicleta normal de estrada - que não tenho - chega bem, mas para ir a um IronMan, devido a regras específicas durante a prova, é preciso uma bicicleta especial, de contra relógio, ou pelo menos uma adaptação à bicicleta de estrada que haja. Depois a localização das provas. Não há competição de IronMan em Portugal, o que obrigaria sempre a uma deslocação ao estrangeiro para poder participar. Estas são as condicionantes que não dependem de mim. Sendo algo a longo prazo, não posso estar a partir do princípio que a consiga realizar daqui por uns anos.
A parte que depende de mim também não é fácil. O treino... Para me iniciar no triatlo, terei de aprender a nadar em grandes distâncias. Terei de treinar muito esta parte, pois, por agora, só nado no Verão, na piscina com 10 metros e ao fim de 100 metros já estou exausto. Para me iniciar no triatlo sprint, terei de estar à vontade a nadar, pelo menos, 1000 metros, já para não falar no facto de a prova ser em águas abertas, com correntes, ondulação, etc...
Para terminar, vamos aos timings. Para já o plano será começar a treinar a natação apenas em 2014. O primeiro triatlo, de distância sprint, seria em 2015, subindo depois um degrau a cada ano. Olímpico em 2016, Triatlo Longo em 2017 e IronMan em 2018... Na pior das hipóteses, contando com algumas dificuldades na preparação física, completaria esta agenda em 2020, com 40 anos. Parece-me uma boa meta...
Porque não?
ResponderEliminarDa tua determinação e da tua capacidade não tenho qualquer dúvida. O único problema que vejo nesta caminhada é o factor T: TEMPO. Calculo que o tempo de treino de que vais necessitar será BRUTAL, mas se conseguires dar a volta a esse "pequeno" problema, então acho que tens todas as condições para chegar lá! FORÇA NISSO!!!
ResponderEliminarPara já não consigo ainda calcular o tempo de treino que terei de ter para chegar a um nível de preparação para o IronMan. Creio que deverá andar entre as 15 e as 20 horas semanais... Actualmente treino 3/4 horas, podendo chegar às 7/8 quando faço treino de btt/ciclismo.
EliminarMas isto seria uma coisa completamente diferente.
A ver vamos... Ainda falta muito tempo
"Cum catano" um Ironman. Sem dúvida que uma das partes mais complicadas será o treino, mas também a logística que essas provas obrigam em termos de material, etc.
ResponderEliminarForça nisso.
O treino propriamente dito não me assusta, Tiago. Já o tempo que vou necessitar para isso é uma incógnita e uma preocupação. Essa é uma das razões que não me levam a assumir isto desde já como uma coisa a fazer "no matter what".
ResponderEliminarHá muitas condicionantes em cima da mesa, ao nível da disponibilidade, e por isso terá de ser avaliado aos poucos.