Páginas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Oportunidade perdida

Ao sexto jogo do campeonato de squash, defrontei um adversário que - creio poder dizê-lo - está no meu campeonato. No ano passado perdi 1-3 contra ele, mas foi um jogo renhido, ainda que reconheça que ele era melhor que eu. Desde então creio ter evoluído no jogo e esperava um resultado melhor. Consegui-o, mas podia ter feito um pouco mais.

A história do jogo é simples e divide-se entre os dois primeiros sets e os outros três. Comecei o jogo muito bem, ganhando logo uma vantagem confortável que consegui gerir até ao final do primeiro set. Venci com segurança e sem cometer muitos erros. No segundo set já não foi assim. Venci, é verdade, mas tive de suar por cada ponto e muito por culpa minha, pois tive de fazer três recuperações. Comecei logo a perder 0-4 e fui até 3-4, depois deixei ir até 3-7 e consegui recuperar para 6-7. O pior estava para vir quando deixei o meu adversário ganhar a vantagem de 6-10... Tinha o set por um fio, mas consegui fazer uma bola muito boa que me permitiu conquistar o serviço. Fiz então três serviços com toda a força que tinha e a melhor colocação possível. Resultou e consegui empatar a 10-10. Decidi manter a fórmula nas diferenças e resultou de novo. Foi uma recuperação muito boa, com seis pontos consecutivos, mas o esforço iria custar-me caro.

A partir daqui a história mudou. Nos 3º e 4º sets não tive grandes hipóteses. Não joguei mal, mas não estava a conseguir chegar em condições às bolas e o adversário - que não é tosco - aproveitou isso para fazer uso da forte direita que tem. Porém, à entrada do 5º set estava bem. Comecei bem, mas depois inexplicavelmente deixei-o ganhar uma vantagem de 5-9. Tentei dar tudo por tudo, como tinha feito no 2º set, e consegui recuperar até 8-9, mas depois ele teve dois golpes de sorte. Notoriamente cansado, conseguiu responder a um serviço forte da forma perfeita, ainda que com sorte. É daquelas bolas que não tem resposta. Mas, com o jogo a 8-10, ele continuava de rastos e sem forças, enquanto eu estava bem e confiante. Veio então o segundo golpe de sorte. No serviço para o ponto final a bola furou... Vi logo que tinha acabado de perder o jogo. Precisámos de trocar de bola e voltar a aquece-la durante alguns minutos, o suficiente para ele descansar. Com o serviço na mão e um pouco mais fresco, conseguiu arrumar logo ali a partida. É impossível saber, claro, mas creio que teria ganho o jogo se não fosse isso. Mas acontece. Também já tive sorte nos jogos e não me queixei.

Com cerca de 1/4 do torneio jogado, o balanço é muito positivo. Comparando com os jogos do ano passado, já consegui fazer mais 3 pontos, tendo ganho 4 pontos e apenas perdido um relativamente aos jogos com os mesmos adversários. Mas continuo a precisar de melhorar a minha concentração, pois perder jogos em que se está a ganhar por 2-0 não é admissível. E já me aconteceu duas vezes...

Sem comentários:

Enviar um comentário