Páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Duatlo das Lezírias 2013


Depois da primeira experiência no Duatlo do Jamor, não tive de esperar muito até voltar a aventurar-me numa prova de corrida e bicicleta. O Duatlo das Lezírias chegou passadas apenas duas semanas e, desta vez, sem lama! Há 15 dias, em Oeiras, tinha sido demais e não me estava nada a apetecer levar com barro nas rodas durante 30 quilómetros de BTT. Assim fiquei contente quando, a uma semana as previsões apontavam para largos dias de Sol antes deste Duatlo. E ainda bem.
Para esta prova vinha com algum cuidado, em termos de expectativas. No Jamor ia a apontar para um determinado tempo e depois, fruto das circunstâncias da prova, a coisa não correu conforme o esperado. Assim, desta vez preferir apontar por alto para as 2h15 como tempo alvo. Como estava enganado.

A prova correu-me muito bem desde o tiro de partida. Senti as pernas leves e frescas, pelo que consegui impor um ritmo forte logo ao início. Porém, sem relógio nem indicação de kms ao longo do percurso, não conseguia saber bem a que ritmo ia. Sabia que devia andar na casa dos 5 mins/km, o que já seria muito bom. Enganei-me redondamente. Entrei no parque de transição aos 27 minutos de prova, com uma média impressionante - para mim, claro -  de 4:30 mins/km!
Fiz uma transição rápida para a bicicleta e arranquei a todo o gás. Que bem me sentia. Os primeiros 7 kms de BTT eram uma recta muito longa, num piso praticamente liso que permitia um andamento forte. Consegui fazer uma média de 27 km/h nesses primeiros quilómetros e, mesmo depois de baixar um pouco, fechei a primeira volta de 14,5 kms com 36 minutos. A poucos quilómetros do fim dessa primeira volta tive uma situação que podia ter corrido muito mal. Quando seguia a uma velocidade considerável, a rondar os 25/30 kms/h, ouvi um barulho vindo da roda da frente. Achei estranho e tratei de olhar para tudo na tentativa de perceber o que era. Sem perceber de onde vinha, achei que era ruído apenas da trepidação do solo. Mas não... O barulho continuou numa zona mais lisa e voltei a olhar. Foi aí que reparei no aperto rápido da roda dianteira. Estava virado para baixo, quando o deixo sempre para cima. Isso só podia significar uma coisa, tinha a roda solta. Parei e quando toquei na roda gelei... Estava completamente desapertada e só o peso da bicicleta a estava a manter no encaixe. Bastava um solavanco um pouco mais alto e teria sido queda feia... Tive sorte e serviu de lição para a próxima.
Se a primeira volta da BTT tinha sido tranquila, a segunda já nã o foi fácil. Apareceu o vento que estava de frente na tal recta de 7 kms. O que antes inha parecido uma pista, agora parecia uma subida. A muito custo lá se fez, desta vez numa média entre os 22/24 kms/h. Ainda assim consegui aguentar um bom ritmo e terminei o percurso de BTT com 1h21m20s. Coloquei os sapatos de corrida e fiz-me ao último percurso que pensava ser de três quilómetros.
Nos primeiros 500 metros as pernas não responderam muito bem, estavam um pouco pesadas, mas depois com o habituar da passada a coisa correu muito melhor. Melhor ainda quando percebi que o percurso tinha sido encurtado para apenas dois quilómetros. Consegui puxar bem até ao final e terminei esse segmento em 9m17, com um tempo total de 1h57m39s, quase 20 minutos a menos do que tinha previsto!



Foi uma prova muito boa para mim. Senti-me muito bem fisicamente! Fiz as minhas melhores corridas de sempre com uma média de 4'30''/km e 4'38''/km no primeiro e segundo segmento de atletismo. Nunca tinha corrido tão depressa e, já agora, nunca tinha pedalado em BTT tão depressa, com uma média de 21.4km/h. Só por estes dados já é possível perceber que era difícil ter-me corrido melhor.





Esta foto foi tirada especialmente para o Joel.
Aqui também havia bifanas, pá!
Tens de passar a vir comigo às provas. Eu pedalo, tu comes!




3 comentários:

  1. LOL
    Isto é que é um report completo! História da corrida, fotos e os "comes e bebes"! Confessa lá ainda deste uma trinca numa bifana :) Só para ver se estavam boas :)
    Tás em grande forma!!! Desta maneira ainda vais aos jogos olimpicos:)

    ResponderEliminar
  2. Vontade não me faltou, confesso. Estava com fome e elas estavam bem apetitosas!

    Mas não tinha dinheiro comigo, teria de ir ao carro buscar... E com o frio e vento que estava, assim que me apanhasse dentro do carro, já não ia andar a voltar para trás!!

    Fiquei-me pelo cheiro...

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns Rui. fizeste tempo realmente muito bons. Estás a voar, quer a correr quer de bicicleta.
    abraço e continuação de boas corridas e voltas.

    ResponderEliminar