Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Eu e os ténis


Seja em que desporto for, os ténis estão sempre entre o material mais importante para qualquer desportista. Eu nunca fugi a essa regra. Sempre fui um apaixonado pelo desporto, pelo que dei grande importância aos ténis que tinha quando o praticava. Primeiro nos tempos de escola, depois apenas nas futeboladas entre amigos, mas nunca como agora, altura da minha vida em que faço desporto 4/5 vezes por semana. O calçado desportivo já é o que ocupa mais espaço no armário... Segue a minha análise ao que me vai protegendo os pés por estes dias.

 
Berg BTT
 
Têm cerca de três anos e mais de 2500 quilómetros em cima, na bicicleta, claro. Quando os comprei eram os mais baratos na loja. Têm o sistema de encaixe que prende os sapatos aos pedais da bicicleta, mas não quis investir muito neles pois não sabia se me ia adaptar a esse sistema. A verdade é que me adaptei bem e os Berg - nem sei qual o modelo - sempre corresponderam muito bem às necessidades. Já começam a pedir a reforma, mas como tenho pedalado pouco cá vão andando e creio que ainda não é este ano que os vou colocar de lado.
 
Joma - Futsal
 
Estão no armário há quase um ano, tamanha é a minha ausência das tradicionais peladas entre os amigos. Comprei-os em 2010 (acho eu) e são bastante confortáveis, ainda para mais para alguém, como eu, que jogo de mês a mês, pelo que os pés nunca se vão adaptando a 100 por cento aos movimentos do futebol.
 
Adidas - Ténis e Squash
 
São os ténis mais velhos que tenho no armário, mas estão tão impecáveis quanto esta fotografia o sugere. Foram comprados em 2006, numa altura em que jogava muitas vezes ténis. Depois usei-os uns tempos no ginásio e agora são os que uso para jogar squash. Basicamente saíram pouco à rua e por isso estão muito bem conservados. São muito confortáveis.
 
Merrell - Ginásio
 
São ténis de trail, mas nunca os usei como tal. Os Merrell CTR Cruise são - arrisco a dizer - os ténis mais confortáveis que tenho, mas também são os mais pesados. Quando os adquiri, em 2008, foi acima de tudo, para fazer face à necessidade de ter uns bons ténis para o ginásio, mas que também suportassem algumas corridas na passadeira e foram, durante alguns meses, os meus primeiros companheiros nas corridas na rua. A grande questão é: será que algum dia os vou levar para o mato?
 
Adidas - Corrida

Os Adidas Supernova Glide 4 foram os meus primeiros ténis dedicados à corrida. Tenho-os há cerca de um ano e têm à volta de 800 quilómetros. Acompanharam-me na fase mais evolutiva da minha corrida. Foi com eles que cheguei aos 50 minutos aos 10 kms, também foi com eles que me estreei na Meia Maratona, em 2012, e ainda foi com eles que fiz um tempo fantástico de 1h46m na Meia-Maratona de Lisboa, em 2013. Foram também eles que levaram um banho de lama no Duatlo do Jamor - agora já estão lavadinhos, já mereciam um banho. Para já vão continuar a ser os meus companheiros de treino principais, mas já estão a mostrar alguns sinais de desgaste ao nível da sola.
 
Adidas - Corrida
 
São a mais recente aquisição cá do burgo. Os Adidas Energy Boost ainda mal passaram pelos meus pés, mas já deu para ver que são confortáveis e que prometem bastante ao nível da perfomance. Serão os meus ténis principais nos próximos tempos, especialmente em provas que venha a participar.
 
 
 

2 comentários:

  1. Só um pequeno apontamento Rui. A ver se um dia destes levas os "Merrell CTR Cruise", a dar uma voltinha no mato. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Trail não está nos meus planos para um futuro próximo, Tiago.
      Não digo "nunca", pois ainda há um ano andava a dizer que não pensava fazer 1/2s Maratonas e já vou na 2a...
      Mas não é, de todo, uma prioridade. Antes disso tenho de me fazer à água...

      Mas porquê? Conheces o modelo?

      Ab

      Eliminar