Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

III Trail de Sesimbra - Agora falo eu...

Agora que já descansei, eis a minha versão do thriller que se desenrolou no passado fim de semana: "Die Hard 6: A Subida do Inferno", ou se preferirem algo mais íntimo: "O Último Trail em Sesimbra"!
Twilight Zone!

Já toda a gente sabe que o tempo estava bom, que a organização foi boa, enfim... tudo o que o Joel, o Pedro e outros bloggers escreveram por essa blogosfera fora. Por isso, vou ignorar essa parte e escrever apenas sobre a minha prova, que marcou a minha estreia nos trilhos. Obviamente que, sendo a minha primeira vez, estava algo inseguro e por isso optei pela distância mínima: 20 Kms!


O início foi algo estranho. Não estava à espera de começar o meu primeiro trail a subir e a descer o passeio e a passar por entre carros. Foi a primeira prova em que participei tendo que me preocupar com... trânsito?! Mas adiante...

Depois de deixar o asfalto, seguiu-se a primeira subida:
 Isto mais parecia uma caminhada...

Tirei esta foto na esperança de conseguir retratar a primeira dificuldade com que me deparei. Ainda não tinham passado 3 Kms e eu já me via obrigado a andar... fraquinho o menino... :)

No final desta subida, lá estava o primeiro posto de reabastecimento. Como corri pela primeira vez com a "mochila da água" como eu lhe chamo (camelbak, acho eu), tinha água para dar e vender e por isso não precisei de nada. 50 metros depois, começava realmente o trail de Sesimbra. Correr num espaço bastante estreito, acidentado e com inclinação algo acentuada, e ainda com a vegetação a arranhar os braços, é algo a que achei uma certa piada. Senti-me como um gajo qualquer de um filme de terror, a fugir de um bando de canibais que vinham em perseguição a alta velocidade... Foi fixe! :)

Esse troço foi feito a descer, e a determinada altura foi dar aqui:
 Eis a foto que toda a gente tirou!

No final da descida apareceu um riacho e logo a seguir, mesmo quando aquilo me estava a começar a entusiasmar... TOMA LÁ DISTO!!! Trepa em quatro patas e é se queres chegar ao fim vivo!!

Não fui à tropa, mas de certeza que a recruta tem cenas destas para testar os mancebos...

Esta foi, sem a menor dúvida, a parte mais difícil da prova. Pela inclinação. Pelos diferentes tipos de terreno (na mesma subida). Pela duração da subida. Enfim... foi duro mesmo:
 R@i0s p#&$@m €s%@  <CENSORED>!!!!

Seguiu-se um troço algo irregular, mas que permitia FINALMENTE correr. Mas ainda assim, as paragens eram obrigatórias para tirar mais umas fotos. De facto, a paisagem foi o que de melhor retive da prova. Não estava a competir, nem sequer a ligar nada ao tempo com que ia fazer os 20 Kms. Quis apreciar tanto as dificuldades de um trail como o que o contacto com a natureza tem de melhor:
O Joel a apreciar a paisagem!

Antes de chegar ao 10º Km, apareceu o segundo ponto de reabastecimento: água, bebida isotónica, frutos secos... Tudo o que é preciso para repôr as energias e descansar um bocado. Quando lá chegámos, eu e o Joel, reencontrámos o Tiago e vimos o atleta que liderava a prova dos 50 Kms. Apareceu quando eu já ia para a minha segunda ronda de frutos secos e tinha a mulher dele a incentivá-lo e a tirar fotos enquanto recuperava o fôlego. "Não tens ninguém atrás de ti!" dizia ela. Até parecia o pessoal do paddock da F1 a controlar a corrida. Só faltou dizer-lhe para tirar o pé do acelerador...

Mais à frente, também apreciei o que o Homem consegue fazer da natureza:
 O Joel a apreciar a pedreira, ou Marte como disse o Tiago!

Após passar a Pedreira, seguiu-se mais um caminho bonito de percorrer, e com mais oportunidades de tirar boas fotos:
 Quê? Ainda tenho que andar até ali???? Fixe!!!

Por esta altura, estava completamente restabelecido de vitamina M (de mosquito), e já tinha ingerido o gel que levei comigo para me voltar a pôr na ordem.
Também por esta altura já o Joel tinha torcido o pé 2x e o ritmo era menor. Obviamente que não o ia deixar para trás (não é Pedro? LOL), até porque eu também me sentia cansado...

Veio mais um reabastecimento, mais uma descida (com direito a momentânea saída do percurso) e nova subida até ao Castelo.

Após a passagem por aquelas tostas belíssimas no último reabastecimento da prova, sabíamos que seria sempre a descer até Sesimbra, pelo que acelerámos um pouco o passo e lá fomos nós, atrás de umas meninas (não foi Joel?), durante a última parte de trilhos pela natureza. Fomos dar aqui:
Aqui parecia que o circo tinha chegado à cidade!

Mais um episódio único nas minhas corridas: fazer uma parte do percurso agarrado a uma rede...

Pouco depois era o regresso à civilização e ao slalom entre famílias, carros e atletas. Senti-me como uma pessoa que esteve perdida na selva e que conseguiu regressar à civilização. Quando estava já habituado a desviar-me de pedras e ramos de árvore, eis que comecei a desviar-me de pessoas, animais e veículos motorizados... Que grande contraste!

Passadas 3 horas e 10 minutos do início da prova:
Reportagem JRR TV
 Técnico de Som: Joel 
Repórter de imagem: Ricardo
Equipamento fornecido por: Rui

E pronto, depois de horas de sofrimento, tive que levar com isto:
Ca granda cansêra, hein?! Talvez sêja melhor vir ôtra bujeca...

Este caramelo estava à 40 minutos à nossa espera... e com a consciência a pesar-lhe...
Nada que uma bujeca não cure! EHEHEH

Resumindo: Foi uma boa prova, bem organizada e diferente do que eu estava habituado. Mas deu para perceber que trail não é para mim. Quis experimentar, e fui de mente aberta sem saber se ia ficar completamente viciado nesta vertente da corrida, ou se ia ser uma desilusão. Nem uma coisa nem outra. Provavelmente irei fazer uma prova destas por ano, apenas porque gosto do contacto com a natureza, mas mais do que isso não me parece. Não é a "minha praia"... Mas foi uma experiência fixe!

Olhando para a frente, e não tendo mais nenhuma novidade programada, resta dedicar-me exclusivamente ao meu objetivo.

Boas corridas para todos!

PS: A reportagem da JRR TV será publicada dentro de alguns dias. Agora que vou entrar de férias vou ter finalmente algum tempo livre para editar o vídeo...

7 comentários:

  1. Já temos evolução desde a chegada da prova :)
    Em vez de "jamais" outro trail ou um trail de 5 em 5 anos (dito a quente e depois de uma grande estafa), dizes no final do report e passo a citar: "provavelmente irei fazer uma prova destas por ano...".
    Temos "trailista"...nem que seja uma vez por ano! LOL

    ResponderEliminar
  2. Terminámos praticamente todos seguidos e sem combinar! :)
    Aquela subida realmente puxava à censura... Ainda não a tinha visto dessa perspectiva, bela foto.
    Então até para o ano :) e boa sorte com O objectivo.

    Boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Já tinha reparado nisso.

      É de facto um até para o ano para os teus Trabuco. Para os outros, pode ser que a gente se veja por aí...

      Eliminar