Páginas

domingo, 28 de abril de 2013

Reset

Neste momento é o que vou fazer. Reset. Não aguento mais o que tenho feito até aqui, e a última noite, quase em branco, deu-me tempo para reflectir sobre a minha relação com o desporto. Olha, endoideceu... deve ser o que estão a pensar, mas garanto que não.

Esperei umas horas para saber se iria escrever este post, ou seja, quis esperar para não tomar nenhuma decisão a quente. Mas agora, mais a frio, sei que tenho mesmo que fazer isto...

Passo a explicar: há +/- quatro anos atrás a minha vida era completamente diferente. Não tinha filhos e tinha uns 10 quilos a mais do que tenho agora. A minha vida profissional não me permitia a prática desportiva, que eu sempre adorei, e estava prestes a saber o impacto que uma coisinha pequenina de quase 3 Kgs tem na vida de uma pessoa. Um desses impactos, no meu caso, foi a perda desde então de hoooooooras de sono. Posso dizer seguramente que há 4 anos que durmo pessimamente. Os meus 2 pirralhos encarregam-se disso.

Se a privação do sono tem normalmente consequências previsíveis, como falhas de concentração, fadiga, irritabilidade, you name it.... been there, done that..., quando se volta a ter a hipótese de recomeçar a fazer desporto, repito: coisa que adoro fazer, e se junta este "ingrediente" então as consequências não são tão previsíveis assim.

Se a primeira suposição é "se já andas cansado, então vais ficar pior", posso dizer que está errada. Desde que recomecei a ir ao ginásio, correr, jogar futebol e jogar squash, perdi 10 kgs e voltei a sentir aquele "cansaço bom" depois de um treino/jogo. Voltei a recuperar, pelo menos parte, da minha antiga forma física. Voltei a usufruir de algo que me dá imenso prazer. Enfim, foram muitos mais os pontos positivos do que os negativos. Exemplo disso foi esta última prova em que participei - o III Trial de Sesimbra. Só mesmo alguém que goste muito de fazer desporto é que se levanta antes das 7h da manhã para ir correr para o mato durante 3 horas...

A senhora cá de casa está constantemente a dizer: "não sei como é que tu consegues...". Poder-se-ia dizer que "quem corre por gosto não cansa", mas obviamente que isso é treta... Aliás, ela é também uma das razões para a decisão que tomei esta noite: não me sinto bem a continuar a pedir-lhe que fique a tomar conta de 2 putos, depois de uma noite mal dormida, enquanto aqui o je vai fazer a sua corridinha. Até já cheguei a sentir algum remorso numa ou outra corrida...

Ora, quem me conhece sabe que não sou de desistir de nada a que me proponho, e sabe que quase nunca o cansaço de uma/muitas/demasiadas noites mal dormidas me impediu de ir treinar, ou até ir às provas/torneios em que me inscrevi. Só em casos pontuais e de cansaço extremo é que o fiz. Assim de repente, recordo que na noite anterior à minha estreia em meias-maratonas (setembro de 2012) dormi menos de 4 horas, cortesia de um (não me lembro qual) sacaninha lindo que insistiu em manter-me acordado. Ainda assim, fui correr. Arranjei uma tendinite, mas pronto... fui e diverti-me na mesma. O que nos leva ao ponto seguinte: as lesões.

Ao longo da minha vida desportiva, nunca fui muito propenso a lesões. O facto de, desde setembro de 2012 com a minha primeira tendinite, estar constantemente com queixas musculares (resultantes da minha teimosia em ir treinar) faz-me pensar agora que a acumulação de fadiga física e a falta de descanso estão a desempenhar um papel importante no que está a acontecer.

Apesar de me dar gozo apenas o simples facto de praticar desporto, e não sendo uma pessoa nada competitiva, ainda assim gosto de obter resultados. Ora, aliando a minha situação atual com a frustação que sinto na falta de evolução na corrida, no squash e no ginásio, a moral fica um bocado em baixo. Confesso que durante estes anos que passaram, tentei sempre "obrigar-me" a aproveitar as boas condições de treino de que agora disponho e foi sempre sem sacrifício nenhum que o fiz. Mas chegou a um ponto em que não aguento mais. Estou completamente de rastos. Pode até nem parecer de vez em quando, mas finalmente o cansaço acumulado venceu. Se nem num período de férias (como o destes dias) eu consigo recuperar...

Assim sendo, preciso de um... reset!

Até aqui tinha todos os dias da semana planeados. Sabia que ia correr 2x ou 3x, que ia ao ginásio 2x e um dia seria para o squash ou para o futebol. O(s) dia(s) restante(s) seria(m) para descanso. O planeamento era uma forma que tinha para me "obrigar" a cumprir o calendário. Agora sei que não posso continuar a fazer o mesmo. Tenho que ser mais inteligente nos meus treinos e na gestão do meu esforço.

Por tudo o que escrevi, decidi o seguinte (até conseguir voltar a descansar convenientemente):
- Vou às provas de corrida em que já me inscrevi (Corrida da Mãe e BES -Sintra). Já me inscrevi, logo vou cumprir;
- Vou acabar o torneio de squash em que estou a participar. Já que estou inscrito, vou até ao fim;
- Não me vou comprometer com mais nenhuma corrida até cumprir o objectivo que defini para 2013: a maratona de Lisboa. Isto, obviamente fazendo fé de que as coisas irão melhorar e tenha condições para me preparar adequadamente...;
- Não me vou comprometer com mais nenhum treino específico. Se dormir bem, vou com certeza treinar. Se não dormir bem, não me vou voltar a sobrecarregar fisicamente desta forma;

Tenho dito.

PS: Desculpem o longo desabafo, mas tinha que escrever isto... :)


 

2 comentários:

  1. Como me disseram a mim quando andei desmotivada: "we don't work the guitar, we play it". Andamos nisto pelo gosto da corrida, é fácil deixarmo-nos entusiasmar, mas tudo o que é demais desgasta e começa a afectar outras vertentes da nossa vida.
    Diria que já tens muito com que te "entreter" na preparação para a Maratona, por isso, keep playing. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que já é um GRANDE objectivo, e em relação a isso continuo otimista. Só tenho é que reajustar os treinos.

      Curiosamente, eu até toco guitarra... :)

      Eliminar