Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Lance's back!


Sim, eu sei que jurei ódio ao homem, que defendi pena de prisão para ele e tudo mais, mas é mais forte que eu. Não consigo desligar-me de Lance Armstrong. Sempre que há uma notícia relacionada com ele, lá vou eu ver o que se passa.

Sim, é claro que sei que é um batoteiro de primeira água, mas também sei que é um grande atleta. Neste altura da vida ele devia estar sossegado, manter um low profile ao máximo, para que ninguém repare nele, mas não. Quer continuar a competir, quer continuar a treinar e, pelo menos, esta segunda parte ninguém o impede. Hoje uma simples notícia sobre a inscrição numa prova de natação em Austin, Texas, já fez correr muita tinta.

Da minha parte, faço uma pequena inversão ao que disse há uns meses. Já não o acho um herói, longe disso, nem o vou defender a todo o custo, mas também não o vou odiar. Vou respeitar o que ele vá fazer desportivamente e estar atento ao que vá dizer. E sim, vou torcer por ele. Acho que, dopado ou não, era melhor do que os outros, dopados ou não, e... continua a sê-lo!

Go Lance!

5 comentários:

  1. Nem acredito no que estou a ler... De pequena a inversão não tem nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é pequena.
      Repara que há uns meses, depois da entrevista dele, alterei a 180º a minha opinião sobre ele. Agora, mais a frio e passado algum tempo, altero-a de novo, mas não a 180º para a colocar no ponto em que estava. Digamos que fico-me pelo meio termo.

      Claro que continuo a achar que ele fez batota e que merece ser punido por isso, desportiva, civil e criminalmente.

      Mas doping à parte, ele continua a ser um grande atleta. E não considero justo que não possa participar numa simples prova de natação na terra onde sempre viveu.

      Louvo a paixão dele pelo desporto e a vontade de participar e competir numa fase da vida em que já nada tem a ganhar, apenas a perder. Não, não acho que deva ser autorizado a competir "a sério", como ele quer. Participar em triatlos e provas de IronMan. Quem fez o que ele fez deve ser irradiado, para sempre, de provas desportivas oficiais. Mas há limites para tudo. É só isso que digo aqui.

      Eliminar
    2. Epá, de "Para mim só lhe resta uma coisa. Sacar de uma pistola e espetar uma bala na testa." para "Go Lance" é pequena inversão???

      Deixa lá o gajo, pá. Não merece a tua atenção...

      Eliminar
    3. Se é para me citares, ao menos fá-lo como deve ser.

      O que escrevi exactamente foi isto: "Se outros foram para a prisão, espero que também ele vá fazer flexões no chão de uma cela. E durante sete anos, no mínimo, um por cada um dos Tours de ludribiou.Mas não sei se tal irá acontecer. Sinceramente o passo seguinte será um dia alguém encontrar Lance morto, com uma bala na cabeça ou uma corda enrolada à volta do pescoço. Para mim é o passo natural a dar."

      Nunca defendi que ele devia enfiar um balázio na testa. Tendo em conta o historial dele, de homem vitorioso e super-confiante nele próprio, pensava que depois de perder tudo e confessar, perante milhões de pessoas, que foi um batoteiro, seria inundado de vergonha que o esse cenário era uma possibilidade.

      Mas não. Ele surpreendeu-me, não só ao continuar a treinar para ser melhor - isso era expectável -, mas também porque quer continuar a competir, nem que seja numa prova de natação em Austin, onde vive. O que ele tem a ganhar com isso, diz-me? Nada. Absolutamente nada. Apenas a perder.

      É essa força de vontade que louvo nele.

      Eliminar
    4. Mau... Eu citei como deve ser. Aliás, fiz COPY / PASTE do teu post de 18 de Janeiro de 2013. Eis o último paragrafo:

      "Disse também que parou de se dopar em 2005 e que o terceiro lugar no Tour de 2009 foi obtido sem doping. NÃO ACREDITO. Não acredito em mais uma palavra que saia da boca deste homem. É uma vergonha. Para mim só lhe resta uma coisa. Sacar de uma pistola e espetar uma bala na testa."

      Mas é como te digo, ele não merece voltar a ter a atenção de ninguém. Foi demasiado mau o que fez... desportivamente, é claro.

      Eliminar