Páginas

domingo, 3 de março de 2013

À descoberta de Monsanto - Corrida da Árvore 2013

Se falarmos em Monsanto e olharmos para a imagem da altimetria da prova já dá para perceber que esta não iria ser “pera doce”. Aquilo que me atraiu mais na prova era ser num cenário agradável, em pleno espaço verde.
Chegado ao local da prova, encontrei-me com o Pedro e com o Eduardo e lá fui levantar o dorsal. Nesta manhã estava muito frio, pelo que a camisola térmica revelou-se muito útil e por cima não faltou o corta-vento. Boa disposição à partida! Deviam estar aproximadamente 1000 atletas na partida. Esta seria a minha primeira prova do ano e face ao reduzido exercício físico realizado neste início do ano tinha poucas expectativas em termos de tempo.
O início da prova foi tranquilo, em estrada larga e a bom ritmo. Acompanhei o Pedro no 1ºkm, mas depois ele “meteu a quinta” e lá foi à sua vida. O Eduardo que vinha uns 10 metros atrás apanhou-me e fizemos boa parte da prova juntos. Entre o km 2 e o km 3,5 foi sempre a descer mas não nos aventuramos muito pois sabíamos que a seguir tínhamos uma subida acentuada. E assim foi, entre o km 4 e o km 5,5 havia terreno inclinado e nesta fase estive bem. Passei os 5 kms com 27m20s, o que era um tempo razoavelmente positivo. Nesta primeira metade da corrida houve alguns momentos em que me senti um pouco cansado. Durante a prova, pelo meio do arvoredo, ainda deu para ver algumas vistas da cidade de Lisboa.
Fiz a segunda metade da prova mais devagar, pois já ia desgastado e o grau de dificuldade foi maior. Passei o km 7 com aproximadamente 39 minutos. Depois do km 8 apareceu “uma parede” que parecia que nunca mais acabava. Foram aproximadamente 1000 metros muito complicados. Fiz aquilo a correr devagarinho…muito devagarinho… mas sem parar (essa foi a parte positiva desta subida). Ufa!!! Foi talvez a subida mais difícil e mais acentuada que tive nas provas em que participei.
No último quilómetro apareceu a chuva, para refrescar mais um bocadinho. Apesar dos últimos 700/800 metros serem mais ou menos planos, devido ao cansaço, foram realizados em ritmo bastante moderado (não deu para um grande sprint). Terminei a prova em 57m01s, uma marca “nada de especial” mas que classifico de razoável dadas as incidências da prova.
No final além da oferta da camisola tínhamos outra oferta: um mini-pinheiro! Ainda pensámos em plantar logo os pinheiros em Monsanto mas não tínhamos os instrumentos necessários para deixar os pinheiros plantados em boas condições. Neste momento tenho em casa um pinheiro por plantar, falta escolher o local para o plantar!
Gostei de participar na prova! Belo cenário! Monsanto tem belas “pistas” para correr!

Para a posteridade ficam as fotos do pessoal:



4 comentários:

  1. Ainda assim, foi um bom tempo para a prova que descreveste...

    ResponderEliminar
  2. O tempo foi razoável! Em melhor forma fisica fazia perto de 55 minutos, mas claro que correr 10 kms em Monsanto não é a mesma coisa do que correr 10 kms em local plano :) Temos de lá ir fazer uns treinos! Respiras ar "um bocado mais puro", o cenário é agradável e não fica longe de casa.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Dás 3 ou 4 voltas de bicicleta enquanto a gente dá 1 volta a correr :)

      Eliminar