Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013

Fauja Singh, o corredor de maratonas mais velho do mundo

Recentemente um colega do blog deu-me a conhecer a existência deste atleta que podemos considerar um “herói” pelo facto de correr maratonas com mais de 100 anos e poder inspirar muita gente com o seu exemplo. Investiguei um pouco e partilho aqui alguns factos da sua história.
Fauja Singh, apelidado de "Tornado com turbante", tem 101 anos e começou a correr aos 89 anos, depois de ter passado uma fase difícil da sua vida em que perdeu entes queridos. Desde então, completou nove maratonas.
Há pouco tempo admitiu que está na hora de “parar” de correr em competições. O corredor de maratonas mais velho do mundo, afirmou este ano, dias antes de participar na sua última corrida enquanto atleta, em Hong Kong (10 kms), que se sente triste por ter que se reformar mas que vai continuar a correr por prazer.
Singh, nasceu na Índia, mas tem nacionalidade britânica. Singh, agricultor em seu estado natal de Punjab antes de imigrar para Inglaterra, participou em maratonas prestigiadas como a de Nova Iorque, Toronto e Londres.
Em Abril de 2012, concluiu a Maratona de Londres em 7h49m21s, batendo por 22 minutos o seu anterior máximo (alcançado no ano anterior em Toronto) dum atleta com mais de 100 anos. Simultaneamente, ampliou o seu record de homem mais velho do mundo a finalizar uma Maratona, tendo 101 anos e 21 dias.
Em 2003, em Toronto, ele bateu o recorde mundial dos mais velhos de 90 anos correndo em 5h40m01s.
É sem dúvida extraordinário um homem correr a maratona com esta idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário