Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Corrida das Lezírias 2013

Ontem foi o regresso a uma das corridas que mais gostei de fazer no ano passado: a Corrida das Lezírias!
No ano passado, foi a primeira prova que fiz com uma distância superior a 10 Km e não correu tão bem quanto queria: parei muitas vezes e a seca que se registava no país nessa altura não deixou apreciar a paisagem como desejava.
Este ano tudo foi diferente. Fiz uma prova controlada, sempre na perspectiva de treino para o meu objectivo deste ano - Maratona de Lisboa 2013 -, mantendo um ritmo estável. Mas já lá vamos...
Tal como no ano passado, este ano fui para a terreola dos meus sogros para estar mais perto da partida no dia da prova, e também para poder descansar melhor do desgaste nocturno que 2 putos pequenos provocam. Esta parte correu relativamente bem. Ao contrário do ano passado, este ano não me posso queixar.
Tinha combinado com o Pedro encontrar-me com ele no mesmo sítio do ano passado, por volta das 09:30. No entanto, o dia começou com um pequeno sobressalto: quando já estava a meio caminho, o meu cunhado, que este ano quis experimentar nesta prova correr mais de 10 Km pela primeira vez, tinha deixado o dorsal em casa... Lá tivemos nós que voltar atrás e falhámos o ponto de encontro com o Pedro. Apesar de andar para trás e para a frente, lá conseguimos chegar a tempo da prova, e até de encontrar o Pedro e o Eduardo 10 mins. antes do tiro de partida.
Nos dois dias anteriores, lá para os lados de Alenquer tinha caído um dilúvio, com direito a trovoada e granizo de 3 em 3 horas... A expectativa para a prova era portanto baixa, pois antevia-se uma prova dura e lamacenta! Quando lá chegámos, e durante a prova, tivemos a sorte de não apanhar com um pingo de chuva que fosse. Foi mais uma coisa que correu bem... Só tive pena que o percurso tenha sofrido alterações em relação ao ano passado, mas a lama devia ser tanta que a organização não deve ter tido outra alternativa...
Às 10h lá partimos. O Pedro começou logo a abrir a passada e.... até logo! Eu, o meu cunhado e o Eduardo fomos mantendo o mesmo ritmo até +/- aos 7 km. Aí, decidi "meter" o gel cá para dentro e como tenho muuuuuuuita dificuldade em beber água, ou o que quer que seja, enquanto corro (só respiro pela boca quando corro) tive que abrandar o ritmo para o fazer. Mas não parei. Aliás, uma das coisas boas na prova de hoje foi o facto de não ter parado uma única vez e ter ficado bem no final. Devo estar a conseguir dosear bem o meu esforço. :)
Voltando à corrida, ao 7º km o Eduardo e o meu cunhado adiantaram-se enquanto eu me hidratava, mas rapidamente voltei a apanhar o meu cunhado. No entanto, quando o fiz o Eduardo já tinha ido embora e apesar de ter desafiado o meu cunhado a apanhá-lo, nunca mais o vimos. Devo dizer que foi uma boa surpresa para mim a prova que o Eduardo fez.
Daí até ao 10º Km o meu cunhado fez a prova juntamente comigo, e ainda deu "nos entretantos" para reconhecer um blogger: o João Lima. Aproveitei para meter conversa, que mais não foi do que: "João Lima? Sim. Bom blogue e boas dicas! Obrigado! Logo ponho lá um comentário, e boa corrida! Igualmente!" e passámos por ele...
À entrada para a ponte, ao 11º Km, o meu cunhado não aguentou e parou. Eu continuei firme no meu ritmo e acabei com 1h:28m:26s. Menos 6 minutos que no ano passado! 2 minutos depois chegou o meu cunhado.
Fiz uma prova calma, controlada, e fazendo as contas: se fizer este ritmo médio na meia maratona, consigo fazer os 21,1 Km em 2h:02m:36s... Apenas mais um pequeno esforço e conseguirei baixar das 2 horas... :)
O que mais gostei foi mesmo a forma como me senti no final. Calmo, cansado mas bem disposto. Nada comparado com o que aconteceu em setembro... Mais uma vez, para o ano lá estarei novamente!

PS: Deixo aqui esta foto para que o Cromo me deixe de chatear o juízo e deixe de me chamar "pesetero". Toma lá Cromo:


6 comentários:

  1. Parabéns pela prova e bons treinos para a 1/2 ser abaixo das 2h. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sim senhor, bom tempo.
    Agora com os ténis novos até vais voar!

    ResponderEliminar
  3. A experiência das corridas já vai ajudando a gerir melhor o esforço e a prova :). Belo tempo!

    ResponderEliminar
  4. ui...vai ser o Bolt dos tenis cizentos ehhehehe!

    ResponderEliminar