Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2013

A meia-maratona está a chegar

E eis que, como não quer a coisa, estamos a menos de cinco dias da Meia-Maratona de Lisboa, a próxima aventura aqui do team JRR - à excepção do Joel, que não pode ir.

Da parte que me toca já começo a sentir aquele nervoso miudinho. Na minha primeira vez nisto das meias-maratonas só soube que ia correr a dois dias da prova, pelo que não tive oportunidade de sentir esta parte da ansiedade pré-prova. Pessoalmente gosto. Sempre gostei. Nos tempos em que jogava hóquei em patins, e depois futsal, gostava das horas que antecediam os jogos, do ritual de preparação, de sentir a adrenalina a crescer para depois a libertar na hora certa. Claro que nessa altura os jogos eram semanais e ocupavam um lugar bem alto na minha lista de prioridade. Agora estas "competições", sejam as corridas, duatlos ou provas de btt, acontecem meia-dúzia de vezes por ano e o desporto é apenas uma ocupação e um prazer.

Ainda assim não deixo de gostar voltar a sentir isto. Já foi assim aquando dos Duatlos - especialmente o do Jamor - e volta a sê-lo agora. E por uma razão simples: objectivos. Em Setembro de 2012, aquando da prova da Ponte Vasco da Gama, além de não me ter preparado com antecedência, não fazia ideia do que seria capaz de fazer. Assim vivi tudo no momento, praticamente. A preparação aconteceu em cima do joelho e a corrida, propriamente dita, foi feita km a km, sem saber do que me reservava o que km que vinha a seguir. A minha prestação, com 2h01m foi excelente e, admito, deixou-me com água na boca para a prova deste domingo.

Há algum tempo que ando a pensar nesta meia-maratona. Já estou em pleno processo de preparação mental e só a possibilidade, praticamente certa, de chover me está a deixar um bocadinho preocupado. Mas pronto...

Espero, acima de tudo, sentir-me bem durante toda a prova. Vou cumprir o mesmo plano de alimentação que me correu bem em Setembro, com um bom jantar de massa, um bom pequeno almoço, reforço a meio da manhã com fruta e uma barra de chocolate, hidratação com Goldrink e depois, durante a prova, fazer também o mesmo, beber água/isotónica sempre que possível, nem que seja só um gole para molhar a boca, tomar gel energético aos 7,5 e aos 15 kms.

Quanto a objectivos, desta vez já tenho uma meta com que trabalhar. Vou apontar para um tempo a rondar 1h50m, o que já seria uma evolução fantástica para mim. A ver vamos...
 

2 comentários:

  1. Rui, por aqui as sensações são idênticas. A diferença é que vai ser a estreia absoluta nos 21095 metros. Por isso acho que a ansiedade ainda seja maior. Quanto à alimentação também vai ser parecida com a tua, a diferença vai ser que só devo tomar o 1º gel aos 10km e depois +/- aos 16km (conforme os abastecimentos da prova). Fiz assim nos 20km de Cascais e as coisas correram bem. Quanto a tempo vou tentar a 1h44m59s. :)
    Abraço, bom descanso até domingo e se não nos virmos, uma excelente prova.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estreia... oficial!
      Porque nos teus treinos já dominas esta distância.

      Boa sorte
      Ab

      Eliminar