Páginas

domingo, 24 de março de 2013

Meia-Maratona. Chegar ao céu e ir mais além!

Esta já está. Seis meses depois da minha estreia na distância da Meia-Maratona, repeti a experiência, desta vez com objectivos bem definidos, de baixar das duas horas e tentar chegar perto da 1h50m.

Comecemos então pelo início. A logística desta prova é mais complicada que a da Ponte Vasco da Gama. A organização não tem transportes próprios e tivemos de apanhar o autocarro e depois o comboio para chegarmos ao outro lado do Tejo. Assim como nós, milhares e milhares de pessoas fizeram o mesmo, o que gerou uma enorme confusão no Pragal. Ultrapassada essa fase e chegados ao garrafão da ponte, as coisas até foram melhores do que eu pensava. As pessoas estavam dispersas e não havia muita confusão. Mesmo a partida foi relativamente tranquila.

Quanto à prova, tinha as coisas mais ou menos estudadas. Pensava manter um ritmo a rondar os 5'30'' mins/km até aos 10 kms e depois começar a aumentar o ritmo, sempre com o objectivo das duas horas em mente. Mas também sabia que os primeirs kms, até chegar a Alcântara, eram uma incógnita. Tanto podiam ser muito lentos, como muito rápidos. Foram rápidos. Devo ter feito os primeiros 5 kms com uma média abaixo dos 5 mnts ao km, muito mais rápido que o planeado.

A meu lado tinha o Pedro T.. Tinhamos falado mantermo-nos juntos o máximo tempo possível, sempre com o lema de "amigo não empata amigo." Se um tivesse mais pernas que o outro teria liberdade para acelerar à vontade. Mas acertámos os dois um ritmo confortável, a rondar os 5 minutos ao km. Assim foi até aos 5 kms, depois aos 10... depois aos 15 kms. Para meu espanto sentia-me confortável a esse ritmo alto e percebi depressa que o meu objectivo máximo, de chegar à 1h50m, seria alcançado e superado.

À passagem do km 17 vi que estava cheio de força e perguntei ao Pedro como era. Vamos acelerar? Vamos, disse ele! E lá fomos. Mas ele acelerou mais que eu e quando vi que não o conseguia acompanhar, ao fim de 1 km, pensei que talvez tivesse arriscado cedo demais. Mas não. As forças voltaram e fiz os últimos 2 kms a acelerar, em busca da 1h45 minutos. Falhei esse objectivo por muito pouco. Tempo final de 1h46m33s. Fantástico para mim.
  


 

9 comentários:

  1. Excelente!!! Parabéns Rui!
    E sai já outro objectivo... ;)

    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns Rui. Excelente prova e excelente tempo. Os sub-1h45m estão apenas a um "sprint". Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tiago
      Ainda bem que já estás bem. Não penses mais nesta prova. Esquece-a.

      A melhor forma é pensares já noutra prova, noutro objectivo.

      Força nisso.
      Ab

      Eliminar