Páginas

domingo, 1 de setembro de 2013

Maratona, aí vou eu...

Hoje foi novamente dia de treino longo. O objetivo inicialmente programado eram 36 Km, mas dado o que aconteceu na semana passada, decidi ir para este treino para fazer os 32 Km que estavam programados para a semana passada, mas com a hipótese de "esticar" o treino por mais 4 Km no caso de me sentir bem.

Pois bem, desde já adianto que fiz hoje, pela primeira vez na vida, 32 Km seguidos a correr! 32!!

A noite anterior até foi bastante agitada, com o puto a dar continuidade pela noite dentro a um dia também agitado... Confesso que parti para o treino algo pessimista.

8h em ponto, comecei a correr na Quinta das Conchas. Como tenho uma volta de 2 Km predefinida e medida no MapMyRun, decidi dar primeiro umas voltas para saber se o meu Polar estava bem calibrado. 4 voltas, 8 Km. Na mouche! Fiquei foi algo surpreendido com o tempo que estava a fazer. Nesta altura tinha bem menos de 48 minutos de corrida, o que me deixou um pouco desconfiado com o Polar, mas como batia certo a distância marcada no relógio e a medição online... lá aceitei (+/-) que aquilo até estava a correr bem e comecei a variar o percurso o mais que podia.



Este foi também um dos pontos positivos do dia. Quem conhece a Quinta das Conchas sabe que se alguém quiser dificultar o treino tem sempre aquela pequena mata para treinar subidas e descidas. Ora aqui o je, todo contente com o treino que estava a fazer e todo cheio de cagança (não foi com certeza pela exibição do Glorioso no jogo contra a lagartagem...), já depois de mais de 10 Kms percorridos decidiu aventurar-se lá para cima. Foi um risco, mas correu bem. Lá fiz a subida até lá em cima, dei uma voltas por lá e depois foi recuperar na descida. Foi o primeiro prémio de montanha do dia.

Aos 16 Kms certinhos, eis que aparece o meu cunhado para treinar. Ele e o Garmin dele. Foi a oportunidade perfeita para pôr fim às minhas dúvidas sobre o tempo que estava a fazer. Aos 16 Kms ele começou a correr comigo, e a meio do treino dele desafiei-o a ir a outro "prémio de montanha". Correu outra vez bem. Mas foi outra vez arriscado.

Passados 8 Km (marcados pelo GPS do meu cunhado) ele decidiu fazer os seus últimos 2 Kms a um ritmo mais rápido e nessa altura o meu Polar registava 24 Kms... Já não havia dúvidas - o Polar estava certo e o treino estava mesmo a correr bem! :)

Animado, mas novamente sozinho, lá continuei a tentar manter sempre um ritmo certinho até que chegou o Km 28. A partir daqui seria "unchartered territory". Nunca antes tinha corrido tanto na vida. Segui até aos 32, não sem antes ter estado a debater-me internamente sobre se devia continuar ou não. Preferi acabar bem e não abusar. Os 36 Km ficam para a próxima semana. Sei que os teria feito hoje, mas também sei que provavelmente já seria a um ritmo mais lento do que aquele que consegui.

Surpreendentemente (para mim), hoje fiz 32 Km em 3h:07m:20s. Dá uma média de 5m:53s/Km. Para mim... sabe a pato! E eu ADORO arroz de pato!

O treino de hoje serviu para reforçar a minha convicção sobre a minha capacidade para completar a maratona no próximo dia 6 de outubro de 2013. N coisas podem suceder nesse dia, mas uma coisa é certa, não será por falta de treino/preparação que não chegarei ao fim.

Mas mais do que o tempo conseguido, outras coisas me deixaram ainda mais feliz:
- O ombro não me doeu;
- A perna esquerda não me doeu, e nem sequer usei a coxa elástica!;
- O "homemade gel" com café foi um sucesso completo;

Para a semana há mais. Mas se for sempre como hoje...

9 comentários:

  1. Richard, fico mesmo contente por saber que o treino correu bem!
    O tempo passa num instante e já estamos em Setembro... Já falta pouco para o grande dia! :)
    Espero que os próximos treinos corram igualmente bem.
    Até breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já só falta um mês... isto passa mesmo rápido!
      Não achas que já chega de férias? Acaba lá com isso para voltares ao "circuito"... :)

      Eliminar
    2. Eh eh! Está-se tão bem aqui! Os miúdos (e os adultos) enchem-se de piscina, de praia, de comida que gostam... Muito bom. Infelizmente, vai acabar daqui a uns dias. Mas até lá, é só aproveitar!! :)

      Eliminar
  2. Parabéns Ricardo. Excelente treino. Continuação de boa preparação para dia 6.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. 32km dentro da Qta. das Conchas é dose!! Ao menos também treinas a parte mental. :)
    Parabéns, os treinos estão a dar frutos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. O objetivo é precisamente esse. Numa prova de 4 horas e tal, a monotonia é inevitável. Esta foi a forma que arranjei de treinar o tico e o teco...
      Estava mesmo a precisar de um treino assim!

      Eliminar